A Honda apresentou há alguns dias o Accord Híbrido, que traz importante e, tudo indica ser altamente eficiente, o sistema que reúne propulsão térmica e elétrica que a fabricante chama de e:HEV — “e:” de elétrico e HEV, iniciais de Hybrid Electric Vehicle, que dispensa tradução para se saber do que se trata.
Esse Accord é o de 10ª geração, lançado em 2018 e mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro. Dias depois do salão a imprensa foi chamada para conhecer e dirigir o carro e o editor Wagner Gonzalez esteve no evento, escrevendo a respeito. Coube a mim efetuar o teste-padrão do AE em janeiro de 2019, no qual elogiei o novo esquema de motorização, que passou a motor de 2 litros turbo, 256 cv, no lugar do V-6 3,5-litros aspirado de 280 cv, como a também gostei bastante da nova suspensão traseira multibraço em substituição à por triângulos superpostos.
O motor desse híbrido a gasolina é um 2-litros, mas diferente dos que conhecemos aqui. Sua cilindrada é 1.993 cm³ (81 x 96,7 mm) e não 1.996 cm³ (86 x 85,9 mm). A arquitetura é de duplo comando de válvulas, (4 por cilindro), variação de fase e levantamento de válvulas por meio de dois ressaltos de desenho diferente (como o VTEC, mas não sei o motivo de não usar a famosa sigla), aspiração atmosférica, ciclo Atkinson e injeção no duto. Entrega 145 cv a 6.200 rpm com torque de 17,8 m·kgf a 3.500 rpm.
A propulsão elétrica é por motor de corrente alternada, síncrono, ímã permanente, trifásico, de 184 cv e 32,1 m·kgf. A Honda não informou a potência combinada alegando inexistir norma para estabelecê-la, o que é bem possível, mas a publicação suíça Automobil Revue, no seu catálogo anual de 2020, informa 212 cv.
Operação do Accord Híbrido
São três modos de operação: EV Drive, que é 100% elétrico,, Hybrid Drive, e Engine Drive, nesse caso pelo motor a combustão. A transmissão não tem caixa de câmbio no sentido estrito, de nenhum tipo, apenas conecta uma engrenagem, como segue adiante ao descrever o modo Engine Drive.
A operação é primordialmente elétrica, o carro nunca arranca pelo motor a combustão. Como não é plugável (plug-in) a bateria de tração de íons de lítio é pequena (capacidade não informada), e por isso o alcance nesse modo é de apenas 1 a 2 quilômetros., embora possa atingir 140 km/h nesse modo. Assim que a bateria se esgota, o motor a combustão entra em funcionamento e aciona o gerador de 106 quilowatts, que passa a carregar a bateria para que esta, forneça energia para o motor elétrico. O motor jamais funciona em marcha-lenta, uma vez que não há embreagem ou conversor de torque. É um “start/stop” inerente aos motores elétricos.
Depreende-se que, aproximadamente, o esquema de funcionamento é o de “locomotiva diesel-elétrica” do Nissan Note e-Power que dirigi brevemente em Interlagos. no início de 2019. A bateria nessa fase serve apenas como ponte para fazer a energia elétrica gerada chegar ao motor.
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Na verdade, os modos EV Drive e Hybrid Drive se diferenciam apenas pelo segundo não poder rodar só com o motor elétrico. O Hybrid Drive complementa o EV Drive. O motor a combustão fica em funcionamento permanente para manter a bateria carregada.
O terceiro modo, o Engine Drive é interessante. Quando o carro atinge 100 km/h é feito o acoplamento automático, por embreagem multidisco de atuação hidráulica, do motor a combustão com uma parte do trem de engrenagens do sistema de transmissão de relação 0,806:1, que combinada com a relação de diferencial de 3,421:1 resulta numa relação final de 2,757:1. Com os pneus 225/50R17, a v/1000 é 43,6 km/h, o que representa 2.750 rpm a 120 km/h. É nessa marcha que o veículo atinge a velocidade máxima de 186 km/h, que é limitada. Nesse modo o gerador, acionado pelo motor a combustão, mantém a bateria carregada.
Tem boa aceleração: 0 a 96,5 km/h em 7,1 segundos e 0 a 160 km/h em 21,7 segundos. Os dados são da revista americana Car and Driver medidos com equipamento Racelogic VBox, baseado em GPS e de grande precisão.
O motor elétrico também regenera energia ao se levantar o pé do acelerador ou frear. Pelas borboletas o motorista ajusta quatro níveis de intensidade de regeneração.
O consumo de gasolina, de homologação segundo a metodologia do Inmetro, é 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.
O que vem com o Accord Híbrido
Na dianteira, o sedã ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.
As rodas de 17 polegadas são novas, com acabamento escurecido, e na traseira, há novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o emblema-logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas “H” frontal e traseiro com novo acabamento azul para indicar tratar-se de um híbrido da marca.
Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, 15 watts.
Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido.
Na segurança, o Honda SENSING foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia que ativa o freio em manobras de baixa velocidade se houver possibilidade de colisão.
O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, é um equipamento de série que traz ainda o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, sistema de frenagem automática para mitigação de colisão, assistente de permanência na faixa, e sistema para mitigação de evasão de pista.
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o controle de estabilidade e tração, freios ABS com reforço eletrônico nas frenagens de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, bolsas infláveis dianteiras laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro ao lado — é o primeiro Honda comercializado no Brasil com oito bolsas infláveis.
Outra importante novidade em segurança é o alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao motorista, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás trancar o veículo.
E, claro, a Honda não esqueceu da faixa degradê no para-brisa.
Vendas começam no início do segundo semestre, quando teremos uma unidade para teste.
BS
(Atualizada em 24/09/21 às 10h30, alteração no texto com informação de desempenho, correção da ficha técnica e acréscimo da lista de equipamentos)
FICHA TÉCNICA HONDA ACCORD HÍBRIDO 2022 | |
MOTOR | |
Designação | R20 |
Descrição | 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variação de fase e de levantamento de válvulas de admissão e escapamento pelos perfis de ressaltos do comando de válvulas diferentes, ciclo Atkinson, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, injeção no duto, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 81 x 96,7 |
Cilindrada (cm³) | 1.993 |
Taxa de compressão (:1) | 13,5 |
Potência máxima (cv/rpm) | 145/6.200 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 17,8/3.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
PROPULSÃO HÍBRIDA | |
Tipo | Híbrido em série |
Motor elétrico | Corrente alternada síncrono, ímã permanente, trifásico |
Bateria / KW·h | Íons de lítio / 1,1 |
Potência (cv/rpm)) | 184/n.d. |
Torque (m·kgf/rpm) | 32,1/n.d. |
Potência combinada (cv) | 212 |
TRANSMISSÃO | |
Conexão motor a combustão-transeixo | Direta permanente, tração dianteira |
Câmbio | Só uma marcha, conexão automática a 100 km/h |
Relação da marcha única (:1) | 0,806 |
Relação de diferencial (:1) | 3,421 |
Relação final (:1) | 2,757 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, relação variável |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12 |
Relação de direção (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,2 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a bomba de vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/312 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente de frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7Jx17 (estepe de aço) |
Pneus | 225/50R17V (Michelin Primacy 3) |
Estepe | Temporário T135/80D17M (Goodyear) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.555 |
Carga útil | 495 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro de alumínio e traseiro de aço, apoiados em coxins hidráulicos |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,17 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.889 |
Largura sem espelhos | 1.862 |
Altura | 1.460 |
Distância entre eixos | 2.830 |
Bitola dianteira/traseira | 1.589/1.599 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 574 |
Tanque de combustível | 48,5 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-96,5 km/h (s) | 7,1 (dado revista americana Car and Driver) |
Aceleração 0-160 km/h (s) | 21,7 (dado revista americana Car and Driver) |
Velocidade máxima (km/h) | 186 (limitada) |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 17,6 |
Estrada (km/l) | 17,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 (km/h) | 43,6 |
Rotação a 120 km/h (rpm) | 2,750 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE HONDA ACCORD HÍBRIDO 2022 |
TECNOLOGIA E SEGURANÇA |
Acendimento automático dos faróis com função de autoajuste e desligamento automático |
Alarme de segurança com imobilizador de motor |
Alerta de banco traseiro ocupado por ser vivo objeto |
Assistente da partida em aclives |
Assistente de dirigibilidade |
Assistente de redução de ponto cego |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista e passageiro (8 total) |
Cancelador ativo de ruído |
Chave inteligente com sensor de presença para destravamento e travamento automático das portas na aproximação e no afastamento |
Cintos de segurança de três pontos retráteis e apoio de cabeça para todos os ocupantes |
Conjunto óptico dianteiro de LED: faróis, luzes de rodagem diurna e faróis de neblina |
Controle de estabildade e tração |
Engates Isofix e ponto de fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva na carroceria nos impactos |
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência |
Função ECON (ajuda a consumir menos combustível) |
Lanternas traseiras de LED |
Limpador de para-brisa com função intermitente e variável com sensor de chuva |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Pisa-alerta é ligado após veículo parar em emergência |
Projetor de dados em pequena tela escamoteável no painel de instrumentos |
Quadro de instrumentos digital TFT com computador de bordo |
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro |
HONDA SENSING |
Acionamento automático dos freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes. |
Controle automático de velocidade de cruzeiro com acompanhamento em baixa velocidade de auxílio ao motorista para manter distância segura do veículo à frente |
Controle de frenagem de baixa velocidade que ajuda a mitigar ou evitar colisões |
Detecção saída da pista com intervenção na direção se necessário |
Sistema de centralização nas faixas de rolamento com intervenção na direção se necessário |
CONFORTO E SOFISTICAÇÃO |
Acabamento cromado da grade dianteira |
Ajuste do volante em altura e distância |
Ar-condicionado digital duas-zonas com a função de ajuste automático de temperatura e saída para o banco traseiro |
Banco traseiro bipartido 60:40 |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos |
Bancos com ajustes elétricos do motorista com 12 opções de ajustes elétricos, incluindo lombar, e memória de 2 posições dos bancos e 4 opções de ajustes para passageiro dianteiro. |
Bancos dianteiros com ventilação |
Bluetooth com comandos mãos-livres e função comando de voz |
Botão de partida e chave presencial |
Botão de travamento das portas dianteiras com travamento automático em velocidade |
Carregador para celular por indução |
Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista) |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de áudio no volante |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico |
Jogo de tapetes em carpete com trava antideslocamento |
Multimídia 8” tátill com interface sem-fio para smartphones com Android Auto e Apple CarPlay com comando de voz, câmera de ré, navegador GPS, Wi-Fi, função curva a curva,(navegação assistida por voz) e USB |
Painel de instrumentos com acabamento macio ao toque |
Para-sois com espelho e iluminação |
Partida remota do motor |
Pisca-3 |
Porta-luvas com iluminação e tampa de movimento controlado por amortecedor |
Porta-óculos |
Porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros |
Retrovisores com rebatimento elétrico e função de abaixar a orientação ao engatar ré |
Rvestimento dos bancos e das portas em couro nas cores marfim e preto, variando de acordo com a cor da carroceria |
Sistema de áudio Premium de 452 watts com capacidade de reprodução AM / FM / MP3 e 10 alto-falantes, incluindo subwoofer |
Teto solar com função um-toque e antiesmagamento |
Tomada 12-volts na dianteira |
Vidros elétricos um-toque descida/subida em todas as portas |
Volante revestido de couro |
CORES |
Preto Cristal, branco Topázio (perolizadas), prata Platinum, aço Moderno (metálicas) |