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Home Mundo Ae ELETROentusiastas

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

A TECNOGIA DA TRANSMISSÃO DIFERE DE TODAS AS OUTRAS, EXCLUSIVIDADE HONDA

identicon por Bob Sharp
15/04/2021
em ELETROentusiastas, Lançamentos
Fotos: Divulgação Honda

Fotos: Divulgação Honda

A Honda apresentou há alguns dias o Accord Híbrido, que traz importante e, tudo indica ser altamente eficiente, o sistema que reúne propulsão térmica e elétrica que a fabricante chama de e:HEV — “e:” de elétrico e HEV, iniciais de Hybrid Electric Vehicle, que dispensa tradução para se saber do que se trata.

Esse Accord é o de 10ª geração, lançado em 2018 e mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro. Dias depois do salão a imprensa foi chamada para conhecer e dirigir o carro e o editor Wagner Gonzalez esteve no evento, escrevendo a respeito.  Coube a mim efetuar o teste-padrão do AE em janeiro de 2019, no qual elogiei o novo esquema de motorização, que  passou a motor de 2 litros turbo, 256 cv, no lugar do V-6 3,5-litros aspirado de 280 cv, como a também gostei bastante da nova suspensão traseira multibraço em substituição à por triângulos superpostos.

Linhas agradáveis, as deste sedã de 6 janelas

O motor desse híbrido a gasolina é um 2-litros, mas diferente dos que conhecemos aqui. Sua cilindrada é 1.993 cm³ (81 x 96,7 mm) e não 1.996 cm³ (86 x 85,9 mm).  A arquitetura é de duplo comando de válvulas, (4 por cilindro), variação de fase e levantamento de válvulas por meio de dois ressaltos de desenho diferente (como o VTEC, mas não sei o motivo de não  usar a famosa sigla), aspiração atmosférica, ciclo Atkinson e injeção no duto. Entrega 145 cv a 6.200 rpm com torque de 17,8 m·kgf a 3.500 rpm.

A propulsão elétrica é por motor de corrente alternada, síncrono, ímã permanente, trifásico, de 184 cv e  32,1 m·kgf. A Honda não informou a potência combinada alegando inexistir norma para estabelecê-la, o que é bem possível, mas a publicação suíça Automobil Revue, no seu catálogo anual de 2020, informa 212 cv.

Operação do Accord Híbrido

São  três modos de operação: EV Drive, que é 100% elétrico,, Hybrid Drive, e Engine Drive, nesse caso pelo motor a combustão.  A transmissão não tem caixa de câmbio no sentido estrito, de nenhum tipo, apenas conecta uma engrenagem, como segue adiante ao descrever o modo Engine Drive.

Quatro cilindros, 1.933 cm³, 145 cv e 17,8 m·kgf; pela tampa do radiador, vaso de expansão não é pressurizado, moda oriental

A operação é primordialmente elétrica, o carro nunca arranca pelo motor a combustão. Como não é plugável (plug-in) a bateria de tração de íons de lítio é pequena (capacidade não informada), e por isso o alcance nesse modo é de apenas 1 a 2 quilômetros., embora possa atingir 140 km/h nesse modo.  Assim que a bateria se esgota, o motor a combustão entra em funcionamento e aciona o gerador de 106 quilowatts, que passa a carregar a bateria para que esta, forneça energia para o motor elétrico. O motor jamais funciona em marcha-lenta, uma vez que não há embreagem ou conversor de torque. É um “start/stop” inerente aos motores elétricos.

Depreende-se que, aproximadamente, o esquema de funcionamento é o de “locomotiva diesel-elétrica” do Nissan Note e-Power que dirigi brevemente em Interlagos. no início de 2019. A bateria nessa fase serve apenas como ponte para fazer a energia elétrica gerada chegar ao motor.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliar as fotos e ler as legendas

Na verdade, os modos EV Drive e Hybrid Drive se diferenciam apenas pelo segundo não poder rodar só com o motor elétrico. O Hybrid Drive complementa o EV Drive. O motor a  combustão fica em funcionamento permanente para manter a bateria carregada.

O terceiro modo, o Engine Drive é interessante. Quando o carro atinge 100 km/h é feito o acoplamento automático, por embreagem multidisco de atuação hidráulica, do motor a combustão com uma parte do trem de engrenagens do sistema de transmissão de relação 0,806:1, que combinada com a relação de diferencial de 3,421:1 resulta numa relação final de 2,757:1. Com os pneus 225/50R17, a v/1000 é 43,6 km/h, o que representa 2.750 rpm a 120 km/h.  É nessa marcha que o veículo atinge a velocidade máxima de 186 km/h, que é limitada. Nesse modo o gerador, acionado pelo motor a combustão, mantém a bateria carregada.

Tem boa aceleração: 0 a 96,5 km/h em 7,1 segundos e 0 a 160 km/h em 21,7 segundos. Os dados são da revista americana Car and Driver medidos com equipamento Racelogic VBox, baseado em GPS e de grande precisão.

O motor elétrico também regenera energia ao se levantar o pé do acelerador ou frear. Pelas borboletas o motorista ajusta quatro níveis de intensidade de regeneração.

O consumo de gasolina, de homologação segundo a metodologia do Inmetro, é 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

O que vem com o Accord Híbrido

Na dianteira, o sedã ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.

As rodas de 17 polegadas são novas, com acabamento escurecido, e na traseira, há novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o emblema-logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas “H” frontal e traseiro com novo acabamento azul para indicar tratar-se de um híbrido da marca.

 

Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, 15 watts.

Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido.

Na segurança, o Honda SENSING foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia que ativa o freio em manobras de baixa velocidade se houver possibilidade de colisão.

O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, é um equipamento de série que traz ainda o controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, sistema de frenagem automática para mitigação de colisão, assistente de permanência na faixa, e sistema para mitigação de evasão de pista.

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o controle de estabilidade e tração, freios ABS com reforço eletrônico nas frenagens de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, bolsas infláveis dianteiras laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e passageiro ao lado — é o primeiro Honda comercializado no Brasil com oito bolsas infláveis.

O Accord Híbrido só estará à venda no início do 2º semestre

Outra  importante novidade em segurança é o alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao motorista, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás trancar o veículo.

E, claro, a Honda não esqueceu da faixa degradê no para-brisa.

Vendas começam no início do segundo semestre, quando teremos uma unidade para teste.

BS

(Atualizada em 24/09/21 às 10h30, alteração no texto com informação de desempenho, correção da ficha técnica e acréscimo da lista de equipamentos)

FICHA TÉCNICA HONDA ACCORD HÍBRIDO 2022
MOTOR
Designação R20
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variação de fase e de levantamento de válvulas de admissão e escapamento pelos perfis de ressaltos do comando de válvulas diferentes, ciclo Atkinson, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, injeção no duto, gasolina
Diâmetro x curso (mm) 81 x 96,7
Cilindrada (cm³) 1.993
Taxa de compressão (:1) 13,5
Potência máxima (cv/rpm) 145/6.200
Torque máximo (m·kgf/rpm) 17,8/3.500
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
PROPULSÃO HÍBRIDA
Tipo Híbrido em série
Motor elétrico Corrente alternada síncrono, ímã permanente, trifásico
Bateria / KW·h Íons de lítio / 1,1
Potência (cv/rpm)) 184/n.d.
Torque (m·kgf/rpm) 32,1/n.d.
Potência combinada (cv) 212
TRANSMISSÃO
Conexão motor a combustão-transeixo Direta permanente, tração dianteira
Câmbio Só uma marcha, conexão automática a 100 km/h
Relação da marcha única (:1) 0,806
Relação de diferencial (:1) 3,421
Relação final (:1) 2,757
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, relação variável
Diâmetro mínimo de curva (m) 12
Relação de direção (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,2
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a bomba de vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/312
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente de frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7Jx17 (estepe de aço)
Pneus 225/50R17V (Michelin Primacy 3)
Estepe Temporário T135/80D17M (Goodyear)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.555
Carga útil 495
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro de alumínio e traseiro de aço, apoiados em coxins hidráulicos
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal (calculada, m²) 2,17
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.889
Largura sem espelhos 1.862
Altura 1.460
Distância entre eixos 2.830
Bitola dianteira/traseira 1.589/1.599
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 574
Tanque de combustível 48,5
DESEMPENHO
Aceleração 0-96,5 km/h (s) 7,1 (dado revista americana Car and Driver)
Aceleração 0-160 km/h (s) 21,7 (dado revista americana Car and Driver)
Velocidade máxima (km/h) 186 (limitada)
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 17,6
Estrada (km/l) 17,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 (km/h) 43,6
Rotação a 120 km/h (rpm) 2,750

 

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE HONDA ACCORD HÍBRIDO 2022
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Acendimento automático dos faróis com função de autoajuste e desligamento automático
Alarme de segurança com imobilizador de motor
Alerta de banco traseiro ocupado por ser vivo objeto
Assistente da partida em aclives
Assistente de dirigibilidade
Assistente de redução de ponto cego
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e para joelhos do motorista e passageiro (8 total)
Cancelador ativo de ruído
Chave inteligente com sensor de presença para destravamento e travamento automático das portas na aproximação e no afastamento
Cintos de segurança de três pontos retráteis e apoio de cabeça para todos os ocupantes
Conjunto óptico dianteiro de LED: faróis, luzes de rodagem diurna e faróis de neblina
Controle de estabildade e tração
Engates Isofix e ponto de fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura de deformação progressiva na carroceria nos impactos
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência
Função ECON (ajuda a consumir menos combustível)
Lanternas traseiras de LED
Limpador de para-brisa com função intermitente e variável com sensor de chuva
Monitoramento da pressão dos pneus
Pisa-alerta é ligado após veículo parar em emergência
Projetor de dados em pequena tela escamoteável no painel de instrumentos
Quadro de instrumentos digital TFT com computador de bordo
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro
HONDA SENSING
Acionamento automático dos freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
Controle automático de velocidade de cruzeiro com acompanhamento em baixa velocidade de auxílio ao motorista para manter distância segura do veículo à frente
Controle de frenagem de baixa velocidade que ajuda a mitigar ou evitar colisões
Detecção saída da pista com intervenção na direção se necessário
Sistema de centralização nas faixas de rolamento com intervenção na direção se necessário
CONFORTO E SOFISTICAÇÃO
Acabamento cromado da grade dianteira
Ajuste do volante em altura e distância
Ar-condicionado digital duas-zonas com a função de ajuste automático de temperatura e saída para o banco traseiro
Banco traseiro bipartido 60:40
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos
Bancos com ajustes elétricos do motorista com 12 opções de ajustes elétricos, incluindo lombar, e memória de 2 posições dos bancos e 4 opções de ajustes para passageiro dianteiro.
Bancos dianteiros com ventilação
Bluetooth com comandos mãos-livres e função comando de voz
Botão de partida e chave presencial
Botão de travamento das portas dianteiras com travamento automático em velocidade
Carregador para celular por indução
Comando elétrico de abertura interna do porta-malas (botão na porta do motorista)
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Controle de áudio no volante
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico
Jogo de tapetes em carpete com trava antideslocamento
Multimídia 8” tátill com interface sem-fio para smartphones com Android Auto e Apple CarPlay com comando de voz, câmera de ré, navegador GPS, Wi-Fi, função curva a curva,(navegação assistida por voz) e USB
Painel de instrumentos com acabamento macio ao toque
Para-sois com espelho e iluminação
Partida remota do motor
Pisca-3
Porta-luvas com iluminação e tampa de movimento controlado por amortecedor
Porta-óculos
Porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros
Retrovisores com rebatimento elétrico e função de abaixar a orientação ao engatar ré
Rvestimento dos bancos e das portas em couro nas cores marfim e preto, variando
de acordo com a cor da carroceria
Sistema de áudio Premium de 452 watts com capacidade de reprodução AM / FM / MP3 e 10 alto-falantes, incluindo subwoofer
Teto solar com função um-toque e antiesmagamento
Tomada 12-volts na dianteira
Vidros elétricos um-toque descida/subida em todas as portas
Volante revestido de couro
CORES
Preto Cristal, branco Topázio (perolizadas), prata Platinum, aço Moderno (metálicas)
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Foto: autor

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