• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

F-1 ESPANHA: HAMILTON DOMINA E JÁ PENSA EM RENOVAR CONTRATO

MCLAREN E FERRARI QUEREM LIDERANÇA DO SEGUNDO PELOTÃO

identicon por Wagner Gonzalez
11/05/2021
em Conversa de Pista, Curva 3
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes

Já são três vitórias em quatro corridas, e se a equipe Red Bull não melhorar sua estratégia de corrida não demora muito e a temporada de F1 terá mais do mesmo: Lewis Hamilton (foto de abertura) num patamar acima de todos os demais 19 pilotos do grid. Quem mais perde com isso, depois do público entusiasta da modalidade, é Max Verstappen, holandês que segue vice-líder do Campeonato Mundial de Pilotos e maior aposta para evitar que o inglês conquiste seu oitavo título consecutivo. Na esteira dessa briga pelos holofotes, Ferrari e McLaren intensificam a briga como melhor coadjuvante e a Alpine segue melhorando. Indiferente a tudo isso, Lewis Hamilton já fala em renovação de contrato por dois anos. A temporada promete.

Red Bull e Verstappen conseguem mostrar o caminho a Hamilton, mas a vitória não chega (Foto: RBCP/Getty Images)

Após um início de temporada mais equilibrado, quando dividiram vitórias nas duas primeiras etapas, as diferenças entre Lewis Hamilton e Max Verstappen tornam-se mais nítidas. O inglês se mostra reanimado e vive uma de suas melhores, se não a melhor, fases de sua carreira; o holandês parece ter trocado duas pitadas do arrojo que o tornou famoso por uma um punhado de prudência ao sentir as limitações do seu equipamento em relação ao do seu rival.

Hamilton e Verstappen são os grandes nomes da temporada 2021 da F-1 (Foto: Mercedes)
Daniel Ricciardo (24 pontos) e Sérgio Pérez (32) devem intensificar disputa pelo sexto lugar entre os pilotos (Foto: McLaren)

Mesmo em segundo plano, a Mercedes leva a melhor sobre a Red Bull: Valtteri Bottas, autor de duas das quatro melhores voltas desta temporada, se mostra bem superior a Sérgio Pérez. Se o finlandês se mantém como figura corriqueira no pódio, o mexicano enfrenta dificuldades para obter rendimento semelhante ao de seu companheiro de equipe. Essa realidade demonstra que o conjunto da obra da equipe Mercedes segue superior ao da Red Bull, que não consegue evitar a pecha de que seus carros são construídos em função do estilo de pilotagem de Max Verstappen. O fato de que Pérez só foi confirmado para esta temporada aos 48’ do segundo tempo atenua tal situação e serve como analgésico para o quadro.

Monegasco Charles Leclerc estará sob pressão na próxima etapa, o GP de Mônaco (Foto: Ferrari)

Outro ponto a destacar após as quatro primeiras provas da temporada (Bahrein, Imola, Portimão e Barcelona), é a capacidade da equipe alemã em explorar melhor a durabilidade dos pneus. O que se viu até agora é que a Red Bull falhando ao dimensionar a janela de uso de cada jogo de pneus, o que indica que o desgaste desse equipamento ainda é um problema ainda não resolvido. Historicamente, os carros de Adrian Newey, diretor técnico desse time, são altamente eficientes, mas também têm comportamento extremamente sensível a pequenas variações. Na Espanha, Verstappen se queixou da mudança de direção dos ventos e da temperatura do asfalto.

Ainda à margem dessa briga direta, a McLaren segue sua toada de liderar o segundo pelotão do grid, condição que deve melhorar após o australiano Daniel Ricciardo mostrar que finalmente está se encontrando o acerto ideal do chassi MCL35M para seu estilo de pilotagem. Com isso se aproximou mais do inglês Lando Norris, que ocupa a quarta posição no campeonato, um ponto atrás de Bottas, que acumula três segundos lugares e duas voltas mais rápidas. Na Ferrari, Charles Leclerc já soma 40 pontos, o dobro do seu companheiro de equipe Carlos Sainz Jr e leva nas costas o peso de manter em alta o moral da Scuderia. Em duas semanas a F-1 se apresenta em Mônaco e uma vitória ou pódio em casa pode dar impulso extra ao jovem monegasco e expoente da nova geração de pilotos da categoria.

Estebán Ocón pouco a pouco se distancia de Fernando Alonso em pontos e resultados (Foto: Renault)

Mais experiente que Leclerc, o franco-catalão Estebán Ocón marcou pontos pela terceira corrida consecutiva e replica na Alpine o que se viu na Ferrari: ele já coma 10 pontos no campeonato, contra apenas cinco do bicampeão mundial Fernando Alonso. O espanhol ainda aparece atrás do companheiro de equipe na maioria das provas de classificação. Talvez por enfrentar seu inferno astral (nesta terça-feira ele completa 21 anos), o japonês Yuki Tsunoda ainda não conseguiu repetir o excelente resultado que obteve em sua estreia na categoria, o oitavo lugar no Bahrein. Pierre Gasly, por seu lado, pontuou nas demais três provas.

Situação mais dramática e real vive a Aston Martin: o enorme investimento feito na equipe pelo canadense Lawrence Stroll ainda vai demorar algum tempo para mostrar resultados práticos. Da mesma forma, após a vitória na penúltima prova de 2020, com Sérgio Pérez, esperava-se mais da equipe e, particularmente, de Sebastian Vettel, que ainda não se adaptou ao seu novo equipamento.

Como se tudo isso fosse apenas complemento, Lewis Hamilton celebrou a 100ª pole position e 98ª vitória de sua carreira abrindo as negociações para renovar seu atual contrato com a equipe Mercedes. O inglês declarou que espera resolver o assunto nos próximos três meses.

O resultado completo do GP da Espanha você encontra aqui

Paulista começou com grids cheios

Caio Lacerda (617) venceu a etapa paulista da Gold Classic 2021 em Interlagos (Foto: Rafa Catelan)

Após sucessivos adiamentos por causa de restrições de controle sanitário, o Campeonato Paulista de Automobilismo começou no último fim de semana e mostrou grids mais cheios e provas mais disputadas. A categoria Gold Classic, reuniu 46 automóveis fabricados no Mercosul com mais de mais de 25 anos e alto nível de preparação. O paulista Caio Lacerda (Aldee AP 2,0) foi o grande vencedor ao terminar a primeira bateria em segundo lugar, atrás de Deninho Casarini em carro similar, e vencer a segunda. Os grids dos Fórmulas Vee (destaque para o paraense Augusto Santin), Delta (duas vitórias de Alex Seid) tiveram recordes de inscritos e na Open Paulista, que remete às famosas provas de Força Livre típicas do automobilismo raiz, a dupla Carlos e Yuri Antunes levou a melhor. Ricardo Álvares e e Rodrigo Helal foram os grandes nomes nas provas de Old Stock Race, enquanto Carlos Freire brilhou na Opala 250. Bruno Leme venceu as duas baterias da F-1600.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Caio LacerdaF1Gold ClassicGP da EspanhaHamiltonLeclercOcónPaulista de AutomobilismoRicciardoVerstappen
Anterior

O PRIMEIRO VW FUSCA BAJA PARTIU DE UM 57 - OVAL

Próximo

PNEUS MICHELIN COM PLÁSTICOS RECICLADOS

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: Divulgação Michelin

PNEUS MICHELIN COM PLÁSTICOS RECICLADOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

OS IRMÃOS ESQUECIDOS DO FERRARI BREADVAN

14/08/2022
Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

OS IRMÃOS ESQUECIDOS DO FERRARI BREADVAN

14/08/2022
Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In