Que o Ford Mustang é um ícone, acho que ninguém duvida. Mas quando esse ícone tem atributos realmente entusiasmantes, essa percepção muda, e muito, para melhor — para muito melhor se a agora importadora Ford Motor Company na América do Sul trouxesse o modelo Mach 1 com os dois tipos de câmbio oferecidos nos Estados Unidos, onde é produzido em Flat Rock, estado de Michigan, cidade de pouco mais de 10.000 habitantes: manual de seis marchas e automático de dez. Desnecessário dizer qual o escolhido para o Mach 1 rodar em terras brasileiras…
Mas é certo que, mesmo automático, o Mach 1 empolga, Dirigi-o semana passada num evento para a imprensa no autódromo Velo Città. Chega ser desconcertante, no bom sentido, um carro americano que tem todo o jeito de carro europeu. Só o motor já diz tudo, a que veio: som borbulhante, e rasgado do V-8 de virabrequim cruzado, uma sinfonia para os ouvidos. E que vai a 7.500 rpm
Esse V-8 a 90° é o Coyote de 5 litros (5.038 cm³) a gasolina, aspiração atmosférica, diâmetro e curso 93 x 92,7 mm, bloco e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando para as 32 válvulas, acionamento por corrente, variação de fase na admissão e escapamento, taxa de compressão 12:1, injeção direta e no duto, tudo resultando em 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 m·kgf a 4.900 rpm. Seu funcionamento é absolutamente suave, para o que há a contribuição decisiva da relação r/l 0,307 obtida pelas bielas de 150,7 mm.
A potência específica é 95,8 cv/l, excelente para um motor de aspiração atmosférica a gasolina, e o torque específico, 11,2 m·kgf/l, um dos altos. A aceleração 0-100 km/h é feita em 4,6 segundos e a velocidade máxima, 270 km/h. A relação peso-potência de 3,7 kg/cv responde por esse desempenho.
A potência vai para as rodas traseiras por meio um câmbio automático epicíclico denominado Selectshift, de projeto conjunto Ford e General Motors, de 10 marchas, via um conversor de torque que bloqueia em todas as marchas. Como eu disse no começo, há nos EUA para o Mach 1 o câmbio manual de 6 marchas Tremec com aceleração interina automática.
O automático é um “7+3”, com a velocidade máxima de 270 km/h atingida em sétima a 7.036 rpm, ou 214 rpm abaixo da rotação-pico. A 120 km/h nessa marcha o motor gira a 3.130 rpm. Para ideia do efeito sobremarcha, a 120 km/h as rotações são 2.658 rpm em 8ª, 2.158 rpm em 9ª, e 2.001 rpm em 10ª.
Note no gráfico, que até à 6ª parece um câmbio e a partir daí, outro. Os alcances, no corte a 7.500 rpm, são 61 km/h em 1ª, 96 km/h em 2ª, 134 km/h em 3ª, 163 km/h em 4ª, 189 km/h em 5ª e 225 km/h em 6ª. Em 7ª, como visto acima, 270 km/h/7.036 rpm. A trocas manuais sequenciais são feita pelas borboletas somente
Se na reta é um desempenho que agrada em cheio, nas curvas é igual. Suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço, com calibração perfeita e com pneus dianteiros 255/40ZR19 e traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S), fazem-no rápido e preciso nas curvas, com pronta resposta aos movimentos de mudança de direção. A relação de direção 16:1 é apropriada e são 2,5 voltas no volante de Ø 370 mm.
Para desacelerar ou deter toda essa massa em alta velocidade, potentes freios a disco nas quatro rodas com pinças fixas Brembo de 6 pistões de Ø 36 mm na dianteira e pinças flutuantes monopistão de Ø 45 mm na traseira com mecanismo do freio de estacionamento.
A receita
O Mach 1, que ressurge após 17 anos de ausência, foi formulado lançando mão de alguns itens conhecidos de outras versões do Mustang visando desempenho e durabilidade:
Do Shelby GT 350: coletor de admissão, corpo de borboleta, sistema de arrefecimento do motor, radiador de óleo, radiador do fluido de câmbio
Do Shelby GT 500: defletor traseiro, suspensão com amortecimento adaptativo Magneride, barras antirrolagem de maior diâmetro (dianteira oca e traseira maciça), sistema de escapamento com quatro saídas de 4,5 polegadas de diâmetro, difusor traseiro, radiador de óleo do diferencial
Do Bullitt: barra da amarração das torres da suspensão dianteira, caixa do filtro de ar aberta com elemento do filtro de exposto
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Os modos de condução
É significativa no Mach 1 a abundância de ajustes de condução. São oito parâmetros, cada um com 6 ou 7 ajustes possíveis. O quadro abaixo, que fez parte da apresentação no salão sobre os boxes do Velo Città, dá uma ideia clara do que se pode ajustar neste Mustang:
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Verdadeiro cupê
Fora os conversíveis, o Mustang é um autêntico cupê em sua essência desde o primeiro e que continue assim, pois tem uma presença marcante. E, como tal, tem apenas duas portas, com coluna central, e quatro lugares — mais para dois casais darem uma saída à noite do que para irem mais longe. Os vidros das portas não têm moldura — lembra-se do Karmann-Ghia? Mas é uma solução que vem sendo adotada por outras marcas, sobretudo por simplificar em muito a fabricação da porta e custar menos para a fábrica e para o proprietário ou seguradora em caso de reposição.
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Sua linhas são exclusivas e agradam muito aos olhos, como é comum em muitos cupês. É o tipo do carro que faz seu dono sair dele depois de estacioná-lo se afastar e dar uma paradinha com meia volta só para olhá-lo.
Se parado dá água na boca, andando o novo Mach 1 mostra a que veio. Está muito mais para carro esporte do que para carro esportivo. Ele incita a acelerar, como se pedisse. A maneira como acelera, como freia convincente e sem afocinhar, como “mergulha” nas curvas, tudo evidencia o conhecimento de automóvel dos que o definiram e desenvolveram.
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Contudo, dirigi-lo foi mais um tira-gosto do que propriamente uma avaliação. O circuito completo é de 3.493 m, mas para a sessão de testes foi bastante encurtado e coalhado de chicanas artificiais, marcadas por cones de borracha, para matar velocidade. A reta principal, do boxes, foi cortada aproximadamente na metade. Tirou boa parte da graça. São compreensíveis essas medidas considerando ser um carro que anda muito e nem todos ali presentes terem conhecimento e habilidade de pilotagem. Para piorar foram apenas três voltas — duas e meia no meu caso, cuidado para deixar o freio esfriar um pouco na última volta dada mais lentamente.
Em compensação, a Ford foi magnânima em nos livrar de dois habituais incômodos nesses testes de imprensa em autódromo: uso de capacete e levar acompanhante. Capacete é para corrida, é péssimo para avaliar carro por abafar sons tão necessários escutar, e levar acompanhante, além de constranger, nos leva a sentimento de pena por submeter a pessoa ao lado às forças g nas curvas e nas freadas.
Será muito bom dispor do Mach 1 por alguns dias para conhecê-lo melhor, mas desde já dá para afirmar ser um carro excelente sob todos os pontos de vista. Desanima é seu preço: R$ 523.950.
BS
Mais fotos, em seguida ficha técnica e lista de equipamentos
FICHA TÉCNICA FORD MUSTANG MACH 1 | |
PRODUÇÃO | Flat Rock, Michigan, EUA |
MOTOR | |
Designação | Coyote 5.0 |
Descrição | V-8 a 90°, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção no duto e direta, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 5.038 |
Diâmetro x curso (mm) | 93 x 92,7 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm) | 483 / 7.250 |
Torque (m·kgf/rpm) | 56,7 / 4.900 |
Corte de rotação (rpm) | 7.500 |
Comprimento da biela (mm) | 150,7 |
Relação r/l | 0,307 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, 10 marchas, conversor de torque com bloqueio desde a primeira marcha, trocas manuais sequenciais por borboletas, tração traseira com diferencial autobloqueante Torsen |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,70; 2ª 2,99; 3ª 2,15; 4ª 1,77; 5ª 1,52; 6ª 1,28; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª,0.69; 10ª 0,64 |
Relação de diferencial (:1) | 3,35 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem oca |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem maciça |
Controle | Sistema de amortecimento MagneRide com amortecedores traseiros monotubo e dianteiros monotubo invertido; suspensão com sensores de posição e Módulo de Dinâmica do Veículo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Relação de direção (:1) | 16 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,2 |
Diâmetro do volante (mm) | 370,0 |
FREIOS | |
Geral | A disco nas quatro rodas com ABS de 4 canais, assistência a vácuo, controle de estabilidade Advance Track |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 380, pinça fixa de alumínio Brembo de 6 pistões de Ø 36 mm com freio de estacionamento integrado de acionamento mecânico por alavanca entre os bancos |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 330, pinça flutuante de aço de um pistão de Ø 45 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, dianteiras 9J x 19, traseiras 9,5J x 19 |
Pneus | Dianteiros, 255/40ZR19, traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S) |
CONSTRUÇÃO | |
Descrição | Monobloco em aço, capô de alumínio, cupê, 2 portas, 4 lugares ,subchassi dianteiro e traseiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.797 |
Largura da carroceria/espelhos dobrados/abertos | 1.916 / 1.957 / 2.081 |
Altura | 1.403 |
Distância entre eixos | 2.720 |
Bitola dianteira/traseira | 1.642 / 1.642 |
Distância mínima do solo (mm) | 144 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m² | 2,15 |
Área frontal corrigida (m² | n.d. |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.814 |
Carga útil (kg) | 336 |
Peso bruto (kg) | 2.150 |
Porta-malas (L) | 408 |
Tanque de combustível (L) | 60,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ENVIRONMENT PROTECTION AGENCY, EUA) | |
Cidade (km/l) | 6,4 |
Estrada (km/h) | 9,8 |
Combinado cidade/estrada (km/) | 7,6 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 270 |
EQUIPAMENTOS FORD MUSTANG MACH 1 |
EXTERIOR E INTERIOR |
Aerofólio esportivo cinza acetinado |
Bancos parcialmente revestido em couro com destaque em cinza ou laranja e pinça de freio laranja (exclusivo para cor da carroceria cinza Dover) |
Emblema interno Mach 1 com número de chassi |
Emblema Mustang da grade frontal cinza acetinado |
Emblemas laterais e traseiro Mach 1 |
Espelhos retrovisores cinza acetinado |
Faixas laterais e de capô |
Luz de aproximação com a Projeção do emblema do Mustang |
Rodas de alumínio aro 19” cinza brilhante |
Soleiras das portas iluminadas Mach 1 |
Volante com aquecimento e revestido de couro |
SEGURANÇA |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro (8)) |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão |
Assistente de frenagem de emergência |
Assistente de partida em aclive |
Câmera de ré |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Engares Isofix para dois bancos infantis |
Farol alto automático |
Freio a disco com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres |
Monitoramento individual da pressão dos pneus |
MyKey (chave programável com diversas funções de segurança) |
Sistema de alerta pós-acidente: destravamento das portas, acionamento da buzina e luzes de emergência |
Sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga |
TECNOLOGIA |
Conectividade via FordPass Connect, aviso de revisão programada, Guard Mode (alerta de acionamento do alarme no celular), partida remota com acionamento do ar-condicionado, localização do veículo no celular, status remoto do veículo (pressão de pneus, nível do combustível e alertas gerais), travamento e destravamento remoto do veículo |
Abertura fechamento dos vidros dianteiros um-toque descida/subida |
Acendimento automático dos faróis |
Ajuste de altura e distância do volante |
Ajuste do banco do motorista e passageiro elétrico (6 direções) |
AppLink |
Ar-condicionado automático e digital de duas zonas |
Assistência de emergência |
B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen (12 alto-falantes) |
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados |
Chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem chave – Ford Power |
Compatível com Android Auto e Apple CarPlay |
Direção eletroassistida ajustável de acordo com o modo de condução |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos em cinza acetinado, elétricos, com aquecimento, repetidora de seta de LED e com rebatimento elétrico |
Faróis de LED e assinatura de LED |
Jogo de tapetes frontais de carpete |
Lanternas traseiras de LED |
Limpador do para-brisa automático com temporizador, velocidade variável e sensor de velocidade |
Luz ambiente – sistema de personalização da luz ambiente do veículo |
Painel com tela de 12” digital configurável no painel de instrumentos |
Sensor de chuva |
Sync 3: comandos de voz em português, conexão Bluetooth e entradas USB, controle de áudio no volante, tela tátil de 8″, sistema de navegação com mapas do Brasil e idioma português |
Trava elétrica das portas com controle remoto e travamento automático a partir de 15 km/h |
DESEMPENHO |
Câmbio automático de 10 marchas com trocas manuais sequenciais por borboletas no volante |
Coletor de admissão do Shelby GT350 |
Diferencial autobloqueante Torsen |
Escapamento duplo com ponteiras cromadas de 4,5” e ajuste de válvula ativo |
Filtro de ar tipo caixa aberta do Mustang Bullitt |
Freios de alto desempenho Brembo |
Modos de Condução: Normal / Esportivo / Esportivo+ / Neve/Molhado / Pista / Drag e MyMode |
Radiadores para óleo do motor, do câmbio e do diferencial |
Sistema eletrônico de pré-aquecimento dos pneus traseiros (patinar rodas com carro parado) |
Suspensão eletrônica adaptativa MagneRide |
Suspensão traseira independente |
Track Apps (métricas de desempenho no painel de instrumentos de 12″) |