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Home BS

MUSTANG MACH 1, O PRAZER DE CONHECER E DIRIGIR UM ÍCONE

identicon por Bob Sharp
08/07/2021
em BS, Lançamentos
Foto: Divulgação Ford

Foto: Divulgação Ford







Que o Ford Mustang é um ícone, acho que ninguém duvida. Mas quando esse ícone tem atributos realmente entusiasmantes, essa percepção muda, e muito, para melhor — para muito melhor se a agora importadora Ford Motor Company na América do Sul trouxesse o modelo Mach 1 com os dois tipos de câmbio oferecidos nos Estados Unidos, onde é produzido em Flat Rock, estado de Michigan, cidade de pouco mais de 10.000 habitantes: manual de seis marchas e automático de dez. Desnecessário dizer qual o escolhido para o Mach 1 rodar em terras brasileiras…

Mas é certo que, mesmo automático, o Mach 1  empolga, Dirigi-o semana passada num evento para a imprensa no autódromo Velo Città. Chega ser desconcertante, no bom sentido, um carro americano que tem todo o jeito de carro europeu. Só o motor já diz tudo, a que veio: som borbulhante, e rasgado do V-8 de virabrequim cruzado, uma sinfonia para os ouvidos. E que vai a 7.500 rpm

 

Esse V-8 a 90° é o Coyote de 5 litros (5.038 cm³) a gasolina, aspiração atmosférica, diâmetro e curso 93 x 92,7 mm, bloco e cabeçotes de alumínio, arquitetura de duplo comando para as 32 válvulas, acionamento por corrente, variação de fase na admissão e escapamento, taxa de compressão 12:1, injeção direta e no duto, tudo resultando em 483 cv a 7.250 rpm e 56,7 m·kgf a 4.900 rpm. Seu funcionamento é absolutamente suave, para o que há a contribuição decisiva da relação r/l 0,307 obtida pelas bielas de 150,7 mm.

Um motor realmente admirável, dá gosto acelerá-lo; note a barra de amarração nas torres de ancoragem da suspensão dianteira (Foto: autor)

A potência específica é  95,8 cv/l, excelente para um motor de aspiração atmosférica a gasolina, e o torque específico, 11,2 m·kgf/l, um dos altos. A aceleração 0-100 km/h é feita em 4,6 segundos e a velocidade máxima, 270 km/h. A relação peso-potência de 3,7 kg/cv responde por esse desempenho.

A potência vai para as rodas traseiras por meio um câmbio automático epicíclico denominado Selectshift, de projeto conjunto Ford e General Motors, de 10 marchas, via um conversor de torque que bloqueia em todas as marchas. Como eu disse no começo, há nos EUA para o Mach 1 o câmbio manual de 6 marchas Tremec com aceleração interina automática.

O automático é um “7+3”, com a velocidade máxima de 270 km/h atingida em sétima a 7.036 rpm, ou 214 rpm abaixo da rotação-pico. A 120 km/h nessa marcha o motor gira a 3.130 rpm. Para ideia do efeito sobremarcha, a 120 km/h as rotações são 2.658 rpm em 8ª, 2.158 rpm em 9ª, e 2.001 rpm em 10ª.

Esse merece o gráfico !dente de serra”

Note no gráfico, que até à 6ª parece um câmbio e a partir daí, outro. Os alcances, no corte a 7.500 rpm, são 61 km/h em 1ª, 96 km/h em 2ª, 134 km/h em 3ª, 163 km/h em 4ª, 189 km/h em 5ª e 225 km/h em 6ª. Em 7ª, como visto acima, 270 km/h/7.036 rpm.  A trocas manuais sequenciais são feita pelas borboletas somente

Se na reta é um desempenho que agrada em cheio, nas curvas é igual. Suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço, com calibração perfeita e com pneus dianteiros 255/40ZR19 e traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S), fazem-no rápido e preciso nas curvas, com pronta resposta aos movimentos de mudança de direção. A relação de direção 16:1 é apropriada e são 2,5 voltas no volante de Ø 370 mm.

Para desacelerar ou deter toda essa massa em alta velocidade, potentes freios a disco nas quatro rodas com pinças fixas Brembo de  6 pistões de Ø 36 mm na dianteira e pinças flutuantes monopistão de Ø 45 mm na traseira com mecanismo do  freio de estacionamento.

A receita

O Mach 1, que ressurge após 17 anos de ausência,  foi formulado lançando mão de alguns itens conhecidos de outras versões do Mustang visando  desempenho e durabilidade:

Do Shelby GT 350: coletor de admissão, corpo de borboleta, sistema de arrefecimento do motor, radiador de óleo, radiador do fluido de câmbio

Do Shelby GT 500:  defletor traseiro, suspensão com amortecimento adaptativo Magneride, barras antirrolagem de maior diâmetro (dianteira oca e traseira maciça), sistema de escapamento com quatro saídas de 4,5 polegadas de diâmetro, difusor traseiro, radiador de óleo do diferencial

Do Bullitt: barra da amarração das torres da suspensão dianteira, caixa do filtro de ar aberta com elemento do filtro de exposto

 

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Os modos de condução

É significativa no Mach 1 a abundância de ajustes de condução. São oito parâmetros, cada um com 6 ou 7 ajustes possíveis. O quadro abaixo, que fez parte da apresentação no salão sobre os boxes do Velo Città, dá uma ideia clara do que se pode ajustar neste Mustang:

Clique na imagem com o botão esquerdo do mouse para ampliá-la e, uma vez ampliada, clique no pequeno ícone de pausa (“) no canto superior direito para parar a alternância de imagens e poder estudar com calma as possibilidades de ajuste

Verdadeiro cupê

Fora os conversíveis, o Mustang é um autêntico cupê em sua essência desde o primeiro e que continue assim, pois tem uma presença marcante. E, como tal, tem apenas duas portas, com coluna central, e quatro lugares — mais para dois casais darem uma saída à noite do que para irem mais longe. Os vidros das portas não têm moldura — lembra-se do Karmann-Ghia? Mas é uma solução que vem sendo adotada por outras marcas, sobretudo por simplificar em muito a fabricação da porta e custar menos para a fábrica e para o proprietário ou seguradora em caso de reposição.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Sua linhas são exclusivas  e agradam muito aos olhos, como é comum em muitos cupês. É o tipo do carro que faz seu dono sair dele depois de estacioná-lo se afastar e dar uma paradinha com meia volta só para olhá-lo.

Se parado dá água na boca, andando o novo Mach 1 mostra a que veio. Está muito mais para carro esporte do que para carro esportivo. Ele incita a acelerar, como se pedisse. A maneira como acelera, como freia convincente e sem afocinhar, como “mergulha” nas curvas, tudo evidencia o conhecimento de automóvel dos que o definiram e desenvolveram.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Contudo, dirigi-lo foi mais um tira-gosto do que propriamente uma avaliação. O circuito completo é de 3.493 m, mas para a sessão de testes foi bastante encurtado e coalhado de chicanas artificiais, marcadas por cones de borracha, para matar velocidade. A reta principal, do boxes, foi cortada aproximadamente na metade. Tirou boa parte da graça. São compreensíveis essas medidas considerando ser um carro que anda muito e nem todos ali presentes terem conhecimento e habilidade de pilotagem. Para piorar foram apenas três voltas — duas e meia no meu caso, cuidado para deixar o freio esfriar um pouco na última volta dada mais lentamente.

Em compensação, a Ford foi magnânima em nos livrar de dois habituais incômodos nesses testes de imprensa em autódromo: uso de capacete e levar acompanhante. Capacete é para corrida, é péssimo para avaliar carro por abafar sons tão necessários escutar, e levar acompanhante, além de constranger, nos leva a sentimento de pena por submeter a pessoa ao lado às forças g nas curvas e nas freadas.

Será muito bom dispor do Mach 1 por alguns dias para conhecê-lo melhor, mas desde já dá para afirmar ser um carro excelente sob todos os pontos de vista. Desanima é seu preço: R$ 523.950.

BS

Mais fotos, em seguida ficha técnica e lista de equipamentos

 

FICHA TÉCNICA FORD MUSTANG MACH 1
PRODUÇÃO Flat Rock, Michigan, EUA
MOTOR
Designação Coyote 5.0
Descrição V-8 a 90°, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, arquitetura de duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, injeção no duto e direta, gasolina
Cilindrada (cm³) 5.038
Diâmetro x curso (mm) 93 x 92,7
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm) 483 / 7.250
Torque (m·kgf/rpm) 56,7 / 4.900
Corte de rotação (rpm) 7.500
Comprimento da biela (mm) 150,7
Relação  r/l 0,307
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico, 10 marchas, conversor de torque com bloqueio desde a primeira marcha, trocas manuais sequenciais por borboletas, tração traseira com diferencial autobloqueante Torsen
Relações das marchas (:1) 1ª 4,70; 2ª 2,99; 3ª 2,15; 4ª 1,77; 5ª 1,52; 6ª 1,28; 7ª 1,00; 8ª 0,85; 9ª,0.69; 10ª 0,64
Relação de diferencial (:1) 3,35
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem oca
Traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem maciça
Controle Sistema de amortecimento MagneRide com amortecedores traseiros monotubo e dianteiros monotubo invertido; suspensão com sensores de posição e Módulo de Dinâmica do Veículo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Relação de direção (:1) 16
Voltas entre batentes 2,5
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,2
Diâmetro do volante (mm) 370,0
FREIOS
Geral A disco nas quatro rodas com ABS de 4 canais, assistência a vácuo, controle de estabilidade Advance Track
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / 380, pinça fixa de alumínio Brembo de 6 pistões de Ø 36 mm com freio de estacionamento integrado de acionamento mecânico por alavanca entre os bancos
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / 330, pinça flutuante de aço de um pistão de Ø 45 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, dianteiras 9J x 19, traseiras 9,5J x 19
Pneus Dianteiros, 255/40ZR19, traseiros 275/40ZR19 (Michelin Sport 4S)
CONSTRUÇÃO
Descrição Monobloco em aço, capô de alumínio, cupê, 2 portas, 4 lugares ,subchassi dianteiro e traseiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.797
Largura da carroceria/espelhos dobrados/abertos 1.916 / 1.957 / 2.081
Altura 1.403
Distância entre eixos 2.720
Bitola dianteira/traseira 1.642 / 1.642
Distância mínima do solo (mm) 144
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m² 2,15
Área frontal corrigida (m² n.d.
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.814
Carga útil (kg) 336
Peso bruto (kg) 2.150
Porta-malas (L) 408
Tanque de combustível (L) 60,5
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL  (ENVIRONMENT PROTECTION AGENCY, EUA)
Cidade (km/l) 6,4
Estrada (km/h) 9,8
Combinado cidade/estrada (km/) 7,6
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 4,6
Velocidade máxima (km/h) 270

 

EQUIPAMENTOS FORD MUSTANG MACH 1
EXTERIOR E INTERIOR
Aerofólio esportivo cinza acetinado
Bancos parcialmente revestido em couro com destaque em cinza ou laranja e pinça de freio laranja (exclusivo para cor da carroceria cinza Dover)
Emblema interno Mach 1 com número de chassi
Emblema Mustang da grade frontal cinza acetinado
Emblemas laterais e traseiro Mach 1
Espelhos retrovisores cinza acetinado
Faixas laterais e de capô
Luz de aproximação com a Projeção do emblema do Mustang
Rodas de alumínio aro 19” cinza brilhante
Soleiras das portas iluminadas Mach 1
Volante com aquecimento e revestido de couro
SEGURANÇA
Bolsas infláveis frontais, laterais, de  cortina e de joelhos para motorista e passageiro (8))
Alarme antifurto
Alerta de colisão
Assistente de frenagem de emergência
Assistente de partida em aclive
Câmera de ré
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade e tração
Engares Isofix para dois bancos infantis
Farol alto automático
Freio a disco com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
Monitoramento individual da pressão dos pneus
MyKey (chave programável com diversas  funções de segurança)
Sistema de alerta pós-acidente: destravamento das portas, acionamento da buzina e luzes de emergência
Sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga
TECNOLOGIA
Conectividade via FordPass Connect, aviso de revisão programada,  Guard Mode (alerta de acionamento do alarme no celular), partida remota com acionamento do ar-condicionado, localização do veículo no celular, status remoto do veículo (pressão de pneus, nível do combustível e alertas gerais), travamento e destravamento remoto do veículo
Abertura fechamento dos vidros dianteiros um-toque descida/subida
Acendimento automático dos faróis
Ajuste de altura e distância do volante
Ajuste do banco do motorista e passageiro elétrico (6 direções)
AppLink
Ar-condicionado automático e digital de duas zonas
Assistência de emergência
B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen (12 alto-falantes)
Bancos dianteiros aquecidos e refrigerados
Chave com sensor de presença: acesso inteligente e partida sem chave – Ford Power
Compatível com Android Auto e Apple CarPlay
Direção eletroassistida ajustável de acordo com o modo de condução
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos em cinza acetinado, elétricos, com aquecimento, repetidora de seta de LED e com rebatimento elétrico
Faróis de LED e assinatura de LED
Jogo de tapetes frontais de carpete
Lanternas traseiras de LED
Limpador do para-brisa automático com temporizador, velocidade variável e sensor de velocidade
Luz ambiente – sistema de personalização da luz ambiente do veículo
Painel com tela de 12” digital configurável no painel de instrumentos
Sensor de chuva
Sync 3: comandos de voz em português, conexão Bluetooth e entradas USB, controle de áudio no volante, tela tátil de 8″, sistema de navegação com mapas do Brasil e idioma português
Trava elétrica das portas com controle remoto e travamento automático a partir de 15 km/h
DESEMPENHO
Câmbio automático de 10 marchas com trocas manuais sequenciais por borboletas no volante
Coletor de admissão do Shelby GT350
Diferencial autobloqueante Torsen
Escapamento duplo com ponteiras cromadas de 4,5” e ajuste de válvula ativo
Filtro de ar tipo caixa aberta do Mustang Bullitt
Freios de alto desempenho Brembo
Modos de Condução: Normal / Esportivo / Esportivo+ / Neve/Molhado / Pista / Drag e MyMode
Radiadores para óleo do motor, do câmbio e do diferencial
Sistema eletrônico de pré-aquecimento dos pneus traseiros (patinar rodas com carro parado)
Suspensão eletrônica adaptativa MagneRide
Suspensão traseira independente
Track Apps (métricas de desempenho no painel de instrumentos de 12″)

 

 

 

 

 

 





Tags: FordFord MustangFord Mustang Mach 1Motor Coyote
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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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