Em junho de 1991 a Volvo lançou o Volvo 850, desenhado por Jan Wilsgaard. Este modelo marcou a introdução de inúmeras novidades para a marca sueca, como o motor transversal de 5 cilindros em linha e tração dianteira.
Em 1993 seria lançada a versão station wagon, e foi nesta carroceria que a primeira versão de competição do 850 iria nascer. Inicialmente, a parceria para a preparação do veículo para competição recaiu nos suecos da Steffansson Automotive. Durante o desenvolvimento em túnel de vento, descobriram que a carroceria do station wagon tinha melhor aerodinâmica do que a do sedã…
A Steffansson Automotive executou o primeiro protótipo do 850 para competição, pintado na cor vermelha. Mas a Volvo procurava uma equipe com mais experiência na área. Afinal, em meio aos sedãs de marcas conhecidas por seu alto desempenho, ter uma “perua” disputando posições, era um argumento fortíssimo para o pessoal de marketing.
Em conjunto com a Tom Walkinshaw Racing (TWR), o carro foi desenvolvido para a temporada de 1994 segundo as regras do campeonato britânico de carros de turismo (BTCC).
A equipe conseguiu retirar praticamente 500 kg do automóvel, chegando a um peso total de 975 kg. O motor utilizado foi o 5-cilindros em linha, 2-litros, 20 válvulas e 290 cv de potência. O câmbio era sequencial de seis marchas.
Com os pilotos Rickard Rydell, sueco, e Jan Lammers, holandês, o desempenho era ótimo, mas nas curvas mais fechadas o peso excessivo na dianteira cobrava seu preço na menor agilidade. Mudanças no regulamento obrigaram a mudança para o sedã nas temporadas de 1995 e 1996. Mas a station wagon foi para a Austrália correr pela Volvo Dealer Racing, seguindo sua carreira de grande atração nas provas.
Foi uma bela passagem pelo automobilismo, que rendeu miniaturas em diversas escalas, incluindo o ótimo (como sempre) kit de plastimodelismo da Tamiya, na escala 1/24, que na sequência fez também o kit do sedã 850 de competição.
AB