A BMW M GmbH é uma subsidiária da BMW AG, criada em 24 de maio de 1972 com o objetivo de desenvolver modelos de competição. Posteriormente a divisão passou a preparar modelos de série para venda ao público. Agora, prestes a comemorar 50 anos, a BMW M não só recuperou a sua logomarca histórica como vai colocar no catálogo 50 pinturas exclusivas, inspiradas na sua história.
A BMW M usou pela primeira vez a sua logomarca, originalmente conhecida como BMW Motorsport, em 1973, nos carros de competição da então BMW Motorsport GmbH. Foi assim durante várias décadas, até que, em 1993, essa empresa deu origem à BMW M GmbH. O emblema também acabou ligeiramente alterado, com o violeta substituído por um azul escuro.
Atualmente é formada pela logomarca da BMW que surge rodeada por vários semicírculos de cor azul claro, azul escuro e vermelho. A grande diferença para a original de 1973 está no tom azul escuro, que antes era violeta, mistura de azul e vermelho. O significado das cores é explicado como o azul significando BMW, o vermelho representando o automobilismo e o violeta simbolizando a combinação única dessas duas cores.
O novo emblema poderá ser encomendado, a custo extra, a partir de janeiro de 2022 e estará disponível não só nos modelos da BMW M como nos exemplares equipados com o pacote M Sport produzidos a partir de março de 2022. Além de surgir no capô ele também estará presente no porta-malas e no centro das rodas.
Mas as novidades não param por aí. São 50 cores exclusivas inspiradas em várias eras da BMW M. Oferecidas em alguns modelos selecionados em 2022, podemos encontrar entre elas os tons amarelo Dakar, laranja Fogo. violeta Daytona, azul Macao, vermelho Imola, gelo Marina e azul Bay entre outras.
O ano do aniversário será celebrado com produtos exclusivos. Entre as novidades previstas está a revelação do BMW XM, ainda como protótipo, e o lançamento em 2022 do inédito BMW M3 Touring. O uso do nome XM precisou de um acordo entre a BMW e a Stellantis (Citroën) para poder usar o nome sem problemas legais.
AB