Publieditorial: saiba mais
Lançada recentemente no mercado americano (no último mês de junho), a Maverick oferece as mais modernas soluções construtivas encontradas nos automóveis atuais. E, seguindo o DNA da Raça Forte, onde a Ford se consagra como a pioneira no segmento das picapes, a Maverick dá um verdadeiro show quando o assunto é transportar cargas e ao mesmo tempo pessoas com conforto, silêncio e segurança, sem deixar de lado toda a robustez mecânica de uma picape da marca americana.
Considerada por alguns como uma “filha” da consagrada Série F da Ford, não é à toa que seu design remete por completo à lendária F-150, uma das picapes mais vendidas do mundo. E, assim como a irmã maior, requinte e tecnologia são destaques: essa versão Lariat FX4, que deve estrear no Brasil, tem a mesma sofisticação de um utilitário de luxo, oferecendo tudo que há de melhor, como bancos com ajustes elétricos, painel de instrumentos digital, multimídia com tela tátil de 8 polegadas, conjunto óptico de LED e equipamentos com foco na segurança.
A Maverick também divide todo esse requinte e valentia com o suve Bronco, com o qual compartilha a plataforma C2, ou seja, tem todos os méritos do seu irmão suve médio, que também se consagra como um dos mais famosos do mercado mundial. Com concepção moderna e modular, a base C2 é especialmente preparada para a nova picape da Ford: foram feitos ajustes nas bitolas e na distância entre eixos, tudo em prol de uma boa capacidade de transportar os diferentes tipos de cargas. Praticidade é uma das palavras de ordem do novo modelo da Ford que aqui caminha junto com a sofisticação.
Mecânica robusta e tecnológica também faz parte do pacote
Para começar, falamos do moderno motor EcoBoost de quatro cilindros em linha, 2,0 turbo, o mesmo do Bronco Sport. A Ford concebeu essa unidade motriz com tudo que há de mais atual no mundo automobilístico: com bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas acionado por corrente com variador da fase na admissão e escapamento, formação de mistura por injeção direta de gasolina, taxa de compressão elevada para melhor rendimento (10:1), além de carregamento por turbocarregador com interresfriador.
Cheio de aparatos tecnológicos, esse EcoBoost concilia potência e torque desde as baixas rotações, funcionamento suave e, principalmente, baixo consumo de combustível e emissão de poluentes. Pensado para os dias de hoje, o motor da Maverick é acoplado a um câmbio automático de 8 marchas que permite rotações exatas do motor em qualquer situação. Um verdadeiro destaque, show de tecnologia. E, claro, de nada valeria esse excelente trem de força se não houvesse as suspensões independentes nas quatro rodas, que permite bom desempenho sem que as rodas girem em falso e ajuda a manter a estabilidade nos momentos mais críticos.
A dinâmica exemplar da Ford Maverick fica ainda mais evidente quando lembramos que a tração é integral e permanente nas quatro rodas, com diferencial central de comando eletrônico, distribuindo o torque de forma automática entre os eixos dianteiro e traseiro. Outra exclusividade são os modos de condução, que permitem ao motorista escolher entre diferentes modos de terreno, onde a eletrônica faz um ajuste refinado dos principais pontos do carro para adaptá-lo à situação. E, claro, além do controle automático de descida, a Maverick conta com freios a disco nas quatro rodas e direção eletroassistida.
Quando ela chega e em qual segmento deve concorrer
A novidade da Ford chegará no primeiro trimestre de 2022, e será oferecida na versão Lariat FX4, a mais completa da gama, que une luxo e sofisticação em uma picape robusta e resistente com carroceria monobloco. Uma proposta quase que inédita no mercado nacional. Tecnicamente, ela inaugura um segmento pelo seu porte, dimensões e construção com estrutura monobloco, que reúne uma alta resistência torcional e flexional. Realmente, uma picape ímpar no mercado nacional.
DM