• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

FARÓIS REDONDOS

identicon por Bob Sharp
05/12/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: divulgação Jeep

Foto: divulgação Jeep







Poucos dias atrás fiz uma intervenção no comentário do nosso antigo leitor Telmo Ryoiti e lhe expliquei, extensivo aos demais leitores, que faróis são circulares (ou quadrados/quadrangulares) e que, para não ser mais esquecido, que a Terra é que é redonda. Esse é só um exemplo do cuidado que, como editor-chefe, me cabe tomar no AE com relação aos termos automobilísticos.

Considero a seção de comentários uma ferramenta de extrema utilidade para continuamente mostrar como se deve escrever algumas palavras, o que sempre é útil. Conhecimento a mais nunca é de menos.

Uma das mais palavras que mais corrijo é para-brisas, quando é apenas plural de para-brisa, mas por que não sei em 95% dos casos o leitor escreve para-brisas (‘o para-brisas do carro’). E tem a campeã das campeãs, sedan, o que acho intrigante. Não sei de ninguém que escreva divan em vez de divã, mas sedã parece palavra morta.

Coincidentemente, eu e o colunista Boris Feldman conversávamos hoje sobre palavras que parecem estar congeladas, não deixam nunca de ser usadas (como a famigerada ‘montadora’) e veio à baila a palavra sedã e que ele só grafa sedan. E me explicou por que, mesmo sabendo que o certo é sedã. “Se eu escrever sedã, o SEO (Search Engine Optimization/Otimização de Mecanismo de  Busca) não reconhece porque a vasta maioria das pessoas escreve sedã e a matéria ou assunto não é facilmente encontrada.” Reconheço a importância  da busca eficaz, mas não vou mudar a grafia de sedã para sedan…

Outra correção frequente nos comentários é quando o leitor escreve ‘transmissão’ querendo dizer câmbio ou caixa de mudanças. Não deixo passar porque se trata de um erro conceitual vindo dos Estados Unidos. Transmissão é tudo que leva o trabalho do motor às rodas — embreagem, conversor de torque, câmbio, cardã, semiárvores. É motivo para nunca usarmos MT (de manual transmission) ou AT (automatic transmission). Os ingleses jamais usam transmission, sempre gearbox.

É muito comum também “colar” o número à unidade, com 50km em vez de 50 km, em que eu “descolo” sistematicamente, e usar maiúsculas sem necessidade, como 5.000 Euros, 100 mil Reais, etc.

Me enche de alegria ver o nível de redação dos comentários subir continuamente, Mais do que compensa o trabalho.

Até domingo que vem.

BS







Próximo
Fotos: Divulgação Lexus

LEXUS ROV, MOVIDO A HIDROGÊNIO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17