Para quem segue o AUTOentusiastas e em especial a coluna “Falando de Fusca & Afins”, o assunto “Acervo Volkswagen” depois “Garagem Volkswagen” não é uma novidade.
Antes de se tornar público o acervo era uma coisa secreta, fechada para o público em geral, guardado a sete chaves em áreas da fábrica. E em setembro de 2016 eu publiquei a matéria “‘Schatzkiste’, o Baú do Tesouro” que reportou a sua existência.
Em dezembro de 2019 ocorreu a tão esperada abertura parcial deste acervo para a imprensa e, depois, para convidados. Eu tive a oportunidade de testemunhar este fato que registrei com a matéria “Volkswagen abre o ‘Baú do Tesouro’” e o AE esteva lá”. Surgia a hoje chamada Garagem Volkswagen I, pois, depois de algum tempo surgia a segunda.
Recentemente, em novembro de 2022 foi inaugurada a Garagem Volkswagen II, ocasião em que o AUTOentusiastas esteve representado por seu editor-chefe, Bob Sharp, que escreveu a matéria “Volkswagen inaugura nova garagem com 36 veículos zero-quilômetro“.
Nesta matéria são dados detalhes dos carros expostos na Garagem Volkswagen II, bem como fotos.
Dia Nacional do Fusca na Garagem Volkswagen II
Chegamos ao quarto capítulo desta história e agora retomo a reportagem dos acontecimentos. Estamos na manhã do dia 20 de janeiro de 2023. Eu participei deste evento de duas maneiras: uma como participante do grupo de membros do Fusca Club ABC e outra como representante do AUTOentusiastas. Se bem que tive uma outra participação que será detalhada adiante, no total foi um “três em um”.
Esta foi a primeira visita aberta para Clubes e Entusiastas, tendo sido escolhidos o Fusca Club do ABC, cujos membros vieram uniformizados com suas conhecidas camisas amarelas e pretas, e o Fusca Clube do Brasil.
Da portaria até a Ala 5, onde fica a Garagem Volkswagen II, os visitantes foram levados em modernos carros ID.3 totalmente elétricos.
Perto da entrada da Garagem Volkswagen II, um farto café da manhã de boas-vindas esperava o pessoal:
A Garagem Volkswagen II surgiu já sob a gestão do engenheiro André Drigo, chefe de Desenvolvimento do Produto, que está inovando com ideias que logo virão a público, uma fase muito boa para o preservacionismo dentro da fábrica de São Bernardo do Campo. Ele conta com o apoio do atual presidente executivo da Volkswagen, Dr. Ciro Possobom.
Logo de início nota-se uma grande diferença com relação à Garagem Volkswagen I, que tem as paredes todas fechadas (ela continua existindo) e é bem menor. Na Garagem Volkswagen II a meia-parede e as janelas opacas externas que existiam foram substituídas por vidros transparentes que vão do chão ao teto. Com isso, quem passa pela Rua 3, a rua principal da fábrica e que a corta longitudinalmente em todo a sua extensão, poderá ver os carros ali expostos de dia e de noite, pois a iluminação fica ligada. Aquela parede foi transformada numa gigantesca vitrine de um showroom de preciosidades!
Olhando de dentro para fora é esta visão que se tem da Rua 3:
Como se pode ver na foto de abertura, foi feito um rearranjo na disposição dos carros na Garagem Volkswagen II, no caso colocando três importantes VW Fuscas na ala central do ambiente para homenagear o Dia Nacional do Fusca. E nas demais áreas foi feito um cuidadoso agrupamento dos carros, por exemplo mantendo os carros da era Autolatina num bloco. Também foram acrescentadas faixas de isolamento, protegendo os carros.
Os três Fuscas colocados em destaque têm história para contar. O Fusca vermelho abaixo foi o último a ser produzido na primeira parada de produção do Fusca em 1986:
O prateado foi o primeiro Fusca “Itamar” produzido, carro apresentado ao presidente Itamar Franco quando da reinauguração da linha de montagem do Fusca em 1993:
Quando foi encerrada a produção do Fusca “Itamar” Série Ouro, três exemplares foram transformados em conversíveis pela Sulam (tradicional transformadora de veículos fundada em 1973). O último desses, chassi número 9BWZZZ113TP006623, pertence ao acervo histórico da Volkswagen do Brasil. Pintado na cor branca, ele tem estofamento de couro, com capota preta. Este Fusca conversível do acervo tem um motor mexicano a injeção de 1.600 cm³ a gasolina.
A foto abaixo, tirada perto do fundo do salão olhando para a porta de entrada dá uma visão da amplitude da Garagem Volkswagen II. O cuidado com detalhes, que passa pela colocação dos ventiladores atrás das colunas em relação à porta de entrada, mostra que se pensou em tudo.
Os banners gigantes afixados à parede, do lado esquerdo da foto, foram originalmente feitos para a decoração do caminho que os visitantes percorreram durante a megavisita realizada para comemorar os 60 anos de Volkswagen no Brasil, ocorrida em novembro de 2013. Registrei esse evento com a matéria “Megavisita à Volkswagen”. E, no próximo dia 23 de março a Volkswagen completará 70 anos de Brasil.
Antes da visita detalhada ao acervo exposto na Garagem Volkswagen II falaram André Drigo, que fez um relato sobre como o acervo de veículos foi criado, e o Dr. Ciro Possobom que discorreu sobre a história do Fusca. E chegou a minha vez de falar, como publico adiante.
Por que o Dia Nacional do Fusca é no dia 20 de janeiro?
Esta foi a minha terceira participação no evento, lembrando, por meio de uma breve palestra, como esta data comemorativa foi criada. Muitos tentam encontrar na data algum vínculo com a história do Fusca no Brasil, só que este vínculo inexiste.
Era para ser realizado em 20 de novembro de 1988, estava tudo pronto em especial o logotipo com o número 20 formando um Fusca:
Mas não deu, o Autódromo de Interlagos, local previsto para a festa, estava ocupado. Então o lançamento do Dia Nacional do Fusca ficou para janeiro de 1989. Aí ocorreu um fato inusitado, a data do Dia Nacional do Fusca continuou sendo dia 20, mas agora de janeiro, e a festa foi realizada no dia 15 de janeiro de 1989, um domingo, com a realização do “1º Encontro Nacional dos Fuscas”.
Portanto, ao contrário do Dia Mundial do Fusca, no qual a data escolhida tem um vínculo com a história do Fusca, o “Dia Nacional do Fusca” foi criado sem vínculo histórico algum em mente. Mas, sem dúvida, a sua criação formou um vínculo próprio e agora este dia chega aos 34 anos, tendo como descendentes o “Dia Mundial do Fusca”, comemorado nos dias 22 de junho de cada ano, e o “Dia Municipal do Fusca” em São Paulo, comemorado também no dia 20 de janeiro, data que colocou São Paulo na posição ímpar de ser a primeira metrópole com um dia oficialmente dedicado ao Fusca!
A minha breve palestra foi gravada em vídeo (10:02) que segue abaixo:
Sobre este assunto eu escrevi a matéria “Vinte de Janeiro, Dia Nacional do Fusca. Mas Por Quê?”
Mais fotos
A tradicional foto em grupo dos participantes do evento, sendo que o oitavo da esquerda para a direita, e de boné, é o amigo Ronaldo Berg, ex-Volkswagen e ex-colunista do AE (coluna “Do fundo do baú, que pode ser vista normalmente), que participou como membro do Fusca Clube do Brasil:
Na foto abaixo os dois presidentes de clube com o presidente da Volkswagen e eu:
Fernando Campoi (camisa azul). gerente de Imprensa e Comunicação
O pessoal do Fusca Clube do Brasil:
Este evento pode ser considerado um marco importante na decisão da Volkswagen do Brasil de manter e apresentar este acervo importante de veículos, testemunhas de sua trajetória no Brasil, que como já foi dito se aproxima dos 70 anos de existência. A visibilidade que a Garagem Volkswagen II dá a este acervo, que por anos ficou longe dos olhares do público e mesmo da maioria de seus funcionários, é um grande avanço. Registro aqui os meus parabéns à Volkswagen do Brasil por esta importante decisão empresarial.
Soma-se a isto a intenção, que me foi relatada no evento, de resgatar e perpetuar as microfichas com os registros de fabricação dos carros Volkswagen por meio da sua digitalização, possibilitando a consulta mais fácil de dados. Quem sabe um dia poderemos ter um serviço de emissão de “Certidões de Nascimento” como a Volkswagen alemã oferece. A preservação destas microfichas é uma demanda de muito tempo de proprietários de veículos Volkswagen antigos.
Agradeço ao EDI pelo convite para o evento. Agradeço, também, à Karina Craveiro, da imprensa Volkswagen, pelo convite ao AUTOentusiastas.
Cabe aqui outro agradecimento à Karina pelo apoio à redação desta matéria através da disponibilização das fotos feitas pelo fotógrafo oficial da Volkswagen. No caso, ela até “fez hora extra” respondendo às mensagens depois do expediente e até no sábado, resolvendo a situação!
AG
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