O Lotec C1000, que pode ser considerado um dos primeiros superesportivos modernos e teve apenas uma unidade fabricada em meados da década de 1990, reapareceu recentemente nos Estados Unidos. A Curated Specializing in Vintage Supercars, empresa de Miami que se apresenta como curadoria especializada na compra, venda e consignação de carros “blue chip”, com qualidade de investimento, anunciou que está preparando o supercarro fabricado na Alemanha para venda.
A história deste modelo raro é muito interessante. Ele foi encomendado por um rico empresário dos Emirados Árabes Unidos, que contratou a Lotec em 1990 para que ela construísse aquele que deverias ser o carro mais rápido do mundo. A empresa alemã, especializada em desenvolver e fabricar carros de competição, também produzia componentes aerodinâmicos em compósitos para modelos Mercedes-Benz e Ferrari.
Comandada por Kurt Lotterschmid, um dos pioneiros na produção de componentes moldados com compósito de fibra de carbono (CFRP), a Lotec aceitou o desafio do milionário de origem árabe e desenvolveu uma estrutura totalmente em CFRP para manter o peso mais baixo possível. Nele instalou um motor Mercedes-Benz V-8 biturbo de um dos protótipos Sauber C9, que dominaram a 24 Horas de Le Mans de 1989.
Com 1000 cv de potência, um absurdo na época, o motor de 5,6 litros e dois turbocarregadores foi montado no centro do carro e acoplado a uma caixa de câmbio Hewland, manual de cinco marchas. Pesando apenas 1.080 kg, o Lotec C1000 tinha uma excepcional relação peso-potência e, na avaliação do fabricante, podia acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar a velocidade de 430 km/h.
Estes números, entretanto, nunca foram referendados em nenhum teste oficial. Talvez por receio do comprador que, na época, investiu cerca de 3,5 milhões de dólares e teve que esperar quatro anos para receber o carro, o que foi realizado somente em 1995. Depois não se soube do paradeiro da raridade por cerca de dez anos, quando foi oferecido em leilão pela tradicional casa americana Barrett-Jackson Car Auction, em 2006. Com lance inicial de $ 247.500, o carro foi vendido por 575 mil dólares.
O modelo voltou a um leilão em 2013 quando foi informado que tinha rodado pouco mais de 2.500 quilômetros. Mas não foi vendido por não ter sido alcançado o valor da reserva de 1 milhão de dólares. Agora ele volta aos holofotes, mas com um preço bem mais salgado: a Curated pretende vendê-lo por algo em torno de 7 milhões e 500 mil dólares, cerca de 37 milhões e 500 mil reais.
RM