Depois de trazer para o mercado brasileiro a picape cabine dupla Maverick FX4 Lariat em fevereiro do ano passado, testada pelo AE e objeto dos maiores elogios, chega agora a versão híbrida por R$ 244.890, mesmo preço da de motor único a combustão. Vem do México, da fábrica de Hermosillo, em Sonora, México.
A vantagem da híbrida é obviamente o menor consumo de gasolina, 15,7/11,5 km/l contra 8,8/11,1 km/l (Inmetro), cidade/estrada) num veículo praticamente igual — um pouco mais leve, 1.700 kg vs. 1.744 kg da FX4 — e que tem a vantagem de ser isento do nojento rodízio por final de placa do município de São Paulo a caminho do 26º ano, uma vergonha para a maior cidade brasileira.
Fora a propulsão híbrida, as maiores diferenças estão na suspensão traseira, que passa de independente multibraço a eixo de torção, e tração apenas dianteira, que é nas quatro rodas na FX4. A Ford informou para o eixo de torção “molas de força vetorada”, que são molas helicoidais como conhecemos apenas com o enrolamento das espiras diferente, uma patente Ford. Estrearam no rápido Fiesta ST 2019, motor tricilindro turbo 1,5-L de 200 cv. Sua direção é recordista mundial em rapidez, com sua relação de apenas 12:1.
A explicação é as extremidades anguladas absorverem parte da força lateral nas curvas, diminuindo a rolagem sem afetar o conforto de rodagem. É algo novo e não simples de entender, mas como a engenharia da Ford (inglesa) é mestre em suspensão — o Focus que o diga — é para acreditar.
Cabe salientar que no dia da apresentação, com test-drive, não pude ir devido ao mal-estar de forte resfriado ao acordar. Para complicar, o Gerson esta fora do país, senão eu o deixaria de sobreaviso. Então o primeiro contato com a Maverick Hybrid será o do teste padrão de sete dias, o que não deve demorar. Fica a curiosidade de ver o comportamento do eixo traseiro com essa solução das molas.
Com potência combinada dos dois motores (a combustão e elétrico) de 194 cv — a potência individual não é informada — há sensível diferença para o motor 2-litros turbo da FX4, 253 cv a 5.500 rpm, mas que na prática não represente tanto., já que o motor elétrico ajuda o a combustão nas altas demandas de potência.
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A aceleração 0-100 km/h da FX4 é feita em 7,2 segundos e a da Hybrid, em 8,7 segundos. Nas retomadas 80-120 km/h, empate técnico, 5,9 e 6 segundos, respectivamente.. Ambas têm a velocidade limitada em 175 km/h.
Não foi informado o alcance em modo elétrico, mas pela capacidade da bateria de íons de lítio localizada sob o assolho,, apenas 1,1 kW·h, provavelmente é algo em torno de 5 km, como em híbridos não plugáveis, caso da Maverick Hybrid.. A alternância combustão-elétrico é totalmente automática, não havendo escolha. A bateria é recarregada por regeneração ao levantar o pé do acelerador ou ao frear.
Na Maverick híbrida as rodas são de 18 polegadas com pneus 225/60R18; na FX4, 17 polegadas com 225/65R17.
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O câmbio e-CVT, que forma conjunto com o motor na dianteira, é comandado por um simples botão giratório no console e tem as posições P-R-N-D-L, esta última para impor maior redução na transmissão para o caso de subidas e produzir freio-motor nas descidas.
Há cinco modos de condução: Normal, Rebocar/Transportar. Escorregadio, Eco e Esportivo:
• Rebocar: maior controle de estabilidade, a direção é ajustada para maior controle durante o reboque, e funcionamento do sistema híbrido segundo a condição de carga
• Escorregadio: maior sensibilidade do controle de estabilidade e tração, ajusta a resposta do acelerador e a entrega de torque para piso escorregadio
• Eco: reduz a sensibilidade do acelerador, prioriza a eficiência com o ar-condicionado ligado e faz o motor a combustão funcionar em rotações mais baixas
• Esportivo: aumenta a sensibilidade do acelerador priorizando o desempenho e reduz a assistência da direção deixando-a mais pesada, próprio para o conduzir rápido
Mesmo com tanque de combustível de 57 litros — 10 litros menos que o da FX4 — o alcance da Hybrid é expressivo, Varia de 895 km só na cidade a 775 km exclusivamente na estrada, com alcance médio de 841 km considerando 55% de usa urbano e 45%, rodoviário, consumo também médio de 14,6 km/l. (o consumo médio da indústria é ponderado nos dois tipos de uso com os porcentuais acima e não simples média aritmética).
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Repito o que eu disse a picape Maverick no teste no começo do ano passado, como é bom uma picape perto do solo, com ar de automóvel. E como á agradável perceber a rigidez da carroceria monobloco que inclui a caçamba. Como disse no meu teste em fevereiro do ano passado, ela é um sedã com caçamba.
As duas versões da Maverick são iguais internamente, mas alguns itens foram eliminados na Hybrid. Saíram o controle de oscilação do reboque,, controle de descida, protetor de cárter e o útil porta-óculos. Nos modos de condução foram eliminados o Lama/Terra e o Areia.
Para concluir,, a excelente Maverick ganhou um interessante tempero chamado hibridização para quem faz questão de cuidar do bolso quando se trata de gastos com combustível. Seu rico conteúdo, como pode ser visto na lista de Conteúdo em seguida à ficha técnica, juntamente com suas características intrínsecas, mais o prazer de poder ignorar prazerosamente, com um indisfarçável sorriso, a calhordice das administrações da cidade de São Paulo iniciada há 25 anos.
BS
(Texto e ficha técnica atualizados com mais informações em 31/5/23 às 21h00)
FICHA TÉCNICA FORD MAVERICK HYBRID LARIAT 2023 | |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Denominação comercial | Ford Duratec 25 |
Descrição | 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento,16 válvulas, ciclo Atkinson, injeção no duto, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 2.488 |
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) | 89 x 100 |
Potência máxima combinada (cv/rpm) | 194 /n.d. |
Potência máxima do motor a combustão (cv/rpm) | 165 / 5.600 |
Torque máximo do motor a combustão (m·kgf/rpm) | 21,4 / 4.000 |
Taxa de compressão (:1)’ | 13 |
Densidade de potência (cv/L) | 66,3 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 8,6 |
Rotação de corte (rpm) | n.d. |
MOTOR ELÉTRICO | |
Tipo | Ímã permanente |
Potência (cv) | 128 |
Torque (m·kgf) | 23,9 |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Capacidade de armazenamento (kW·h) | 1,1 |
SISTENA ELÉTRICO | |
Alternador (/V/A) | 12 / n.d |
Bateria (V/A·h) | 12 / 70 |
TRANSMISSÃO | |
Modelo | Ford H4-45 |
Tipo | Automática e-CVT |
Marchas | Uma à frente e uma à ré, seleção por botão giratório no console, com posições P-R-N-D-L |
Relação final (:1) | 2,91 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço triangular de alumínio, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal com vetorização,, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,2 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freio de estacionamento | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7J x 18 |
Pneus | 225/60R18H All Season |
Estepe | Mesma medida acima, roda de aço |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine-dupla, monobloco de aço incluindo a caçamba. capô de alumínio, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.073 |
Largura sem/com espelhos | 1.844 / 2.134 |
Altura até a base da antena | 1.733 |
Distância entre eixos | 3.076 |
Bitola dianteira/traseira | n.d / n.d |
Distância mínima do solo | 211 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d |
Área frontal (calculada, m²) | 2,55 |
[Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DADOS DA CAÇAMBA | |
Comprimento/largura/altura (mm) | 1.344 / 1.353 / 516 |
Volume interno (L) | 938 |
DADOS OFF-ROAD | |
Ângulo de entrada (º) | 20 |
Ângulo de saída (º) | 21 |
Ângulo de transposição de rampa ((º) | 16,6 |
Profundidade de vau (mm) | 450 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.700 |
Carga útil (kg) | 659 |
Peso bruto total (kg) | 2.359 |
Peso rebocável (kg) | 400 |
Tanque de combustível (L) | 57 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,7 |
Retomada 80-120 km/h (s) | 6 |
Velocidade máxima (km/h) | 175 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO) | |
Cidade (km/L) | 15,7 |
Estrada (km/L) | 13,6 |
Combinado (km/L) | 14,6 |
GARANTIA | |
Veículo (anos) | 3 |
Bateria de tração (anos) | 8 |
CONTEÚDO DA FORD MAVERICK HYBRID LARIAT 2023 |
Abertura de portas por código numérico por teclado |
Acionamento elétrico um-toque descida/subida dos vidros das janelas |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com repetidoras de setas |
Alerta de colisão frontal e frenagem automática após impacto |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas |
Assistente de partida em aclives |
Bagageiro sob o assento do banco traseiro |
Banco do passageiro com ajuste manual de 6 direções |
Bancos com revestimento premium ActiveX, ajuste elétrico de 8 direções lombar inclusive, para o motorista |
Bolsas infláveis (7): frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista |
Bolsas porta-revistas no dorso doa encostos dos bancos dianteiros |
Caçamba com protetor, ganchos de fiação superiores e inferiores, dois compartimentos de carga acima das rodas e abridor de garrafas |
Câmera de ré |
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power) |
Compartimento de bagagem sob o banco traseiro |
Console central com descansa-braço e porta-objetos sob ele |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos |
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática na paradas |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas |
Grade aerodinâmica ativa |
Iluminação da caçamba |
Luz de rodagem diurna |
Modos de condução (5): Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/transporte |
Pré-instalação de engate de reboque com conector de 4 pinos e chicote elétrico |
Quadro de instrumentos com tela de 6.5 polegadas em cores |
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas |
Rodas de liga de alumínio de 18″, pneus 225/60R18 All Season e estepe igual à demais rodas |
Seletor de posição de marcha por botão giratório no console |
Sistema desliga/liga motor nas paradas |
Tomada de 12 V na traseira |
Travas elétricas nas portas e caçamba |
Vidro do para-brisa acústico |
Vidro traseiro da cabine deslizante de acionamento elétrico |
Volante de direção com ajuste de altura e distância |
Volante de direção com aro revestido de couro |
MULTIMÍDIA |
Bluetooth, rádio AM/FM, 6 alto-falantes |
Comandos de áudio e voz no volante |
Multimídia Sync com tela tátil de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Portas USB tipo A e tipo C (duas dianteiras e duas traseiras) |
CONECTIVIDADE FORDPASS |
Alerta de acionamento do alarme |
Alertas de funcionamento do veículo |
Partida do motor remota com acionamento do ar-condicionado |
Partida remota agendada |
Sistema de localização do veículo |
Status remoto do veículo pelo celular (nível de combustível, hodômetro) |
Travamento/destravamento remoto |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico com imobilizador de motor |
Alças de teto (3) |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionador |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Monitoramento da pressão dos pneus |
ACESSÓRIOS |
Amortecedor de auxílio da tampa da caçamba |
Arco de proteção (“santantônio”) |
Caixa organizadora no lado direito da caçamba |
Caixa organizadora no lado esquerdo da caçamba |
Capota marítima elétrica |
Capota marítima manual |
Defletor de teto |
Estribos |
Extensor/divisor da caçamba |
Extensão dos para-lamas |
Lança de engate |
Sensor de estacionamento |
Suporte para bicicleta |
Tomada de ar no capô |
CORES (10) |
Azul Atlas (nova), azul Lyse, azul Malacara, branco Ártico, cinza Dover, cinza Torres, laranja Delhi, prata Orvalho, preto Astúrias, vermelho Aurora |