• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

FORD LANÇA A PICAPE MAVERICK LARIAT HYBRID

identicon por Bob Sharp
26/05/2023
em BS, Lançamentos
Fotos: Divulgação Ford

Fotos: Divulgação Ford







Depois de trazer para o mercado brasileiro a picape cabine dupla Maverick FX4 Lariat em fevereiro do ano passado, testada pelo AE e objeto dos maiores elogios, chega agora a versão híbrida por R$ 244.890, mesmo preço da de motor único a combustão. Vem do México, da fábrica de Hermosillo, em Sonora, México.

A vantagem da híbrida é obviamente o menor consumo de gasolina, 15,7/11,5 km/l contra 8,8/11,1 km/l (Inmetro), cidade/estrada) num veículo praticamente igual — um pouco mais leve, 1.700 kg vs. 1.744 kg da FX4 — e que tem a vantagem de ser isento do nojento rodízio por final de placa do município de São Paulo a caminho do 26º ano, uma vergonha para a maior cidade brasileira.

Desenho agradável, nada de bruto

Fora a propulsão híbrida, as maiores diferenças estão na suspensão traseira, que passa de independente multibraço a eixo de torção, e tração apenas dianteira, que é nas quatro rodas na FX4. A Ford informou para o eixo de torção “molas de força vetorada”, que são molas helicoidais como conhecemos apenas com o enrolamento das espiras diferente, uma patente Ford. Estrearam no rápido Fiesta ST 2019, motor tricilindro turbo 1,5-L de 200 cv. Sua direção é recordista mundial em rapidez, com sua relação de apenas 12:1.

A mola da esquerda é normal e a da direita, a vetorada (foto: motortrend.com)

A explicação é as extremidades anguladas absorverem parte da força lateral nas curvas, diminuindo a rolagem sem afetar o conforto de rodagem. É algo novo e não simples de entender, mas como a engenharia da Ford (inglesa) é mestre em suspensão — o Focus que o diga — é para acreditar.

Um quê de elegância e proporcionalidade na Ford Maverick

Cabe salientar que no dia da apresentação, com test-drive, não pude ir devido ao mal-estar de forte resfriado ao acordar. Para complicar, o Gerson esta fora do país, senão eu o deixaria de sobreaviso. Então o primeiro contato com a Maverick Hybrid será o do teste padrão de sete dias, o que não deve demorar. Fica a curiosidade de ver o comportamento do eixo traseiro com essa solução das molas.

Com potência combinada dos dois motores (a combustão e elétrico) de 194 cv — a potência individual não é informada — há sensível diferença para o motor 2-litros turbo da FX4, 253 cv a 5.500 rpm, mas que na prática não represente tanto., já que o motor elétrico ajuda o a combustão nas altas demandas de potência.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A aceleração 0-100 km/h da FX4 é feita em 7,2 segundos e a da Hybrid, em 8,7 segundos.  Nas retomadas 80-120 km/h, empate técnico, 5,9 e 6 segundos, respectivamente.. Ambas têm a velocidade limitada em 175 km/h.

Não foi informado o alcance em modo elétrico, mas pela capacidade da bateria de íons de lítio localizada sob o assolho,, apenas 1,1 kW·h, provavelmente é algo em torno de 5 km, como em híbridos não plugáveis, caso da Maverick Hybrid.. A alternância combustão-elétrico é totalmente automática, não havendo escolha. A bateria é recarregada por regeneração ao levantar o pé do acelerador ou ao frear.

Na Maverick híbrida as rodas são de 18 polegadas com pneus 225/60R18; na FX4, 17 polegadas com 225/65R17.

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O câmbio e-CVT, que forma conjunto com o motor na dianteira, é comandado por um simples botão giratório no console e tem as posições P-R-N-D-L, esta última para impor maior redução na transmissão para o caso de subidas e produzir freio-motor nas descidas.

Há cinco modos de condução: Normal, Rebocar/Transportar. Escorregadio, Eco e Esportivo:

• Rebocar:  maior controle de estabilidade, a direção é ajustada para maior controle durante o reboque, e funcionamento do sistema híbrido segundo a condição de carga
• Escorregadio: maior sensibilidade do controle de estabilidade e tração, ajusta a resposta do acelerador e a entrega de torque para piso escorregadio
• Eco: reduz a sensibilidade do acelerador, prioriza a eficiência com o ar-condicionado ligado e faz o motor a combustão funcionar em rotações mais baixas
• Esportivo: aumenta a sensibilidade do acelerador priorizando o desempenho e reduz a assistência da direção deixando-a mais pesada, próprio para o conduzir rápido

Mesmo com tanque de combustível de 57 litros — 10 litros menos que o da FX4 — o alcance da Hybrid é expressivo,  Varia de 895 km só na cidade a 775 km exclusivamente na estrada, com alcance médio de 841 km considerando 55% de usa urbano e 45%, rodoviário, consumo também médio de 14,6 km/l. (o consumo médio da indústria é ponderado nos dois tipos de uso com os porcentuais acima e não simples média aritmética).

Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Repito o que eu disse a picape Maverick no teste no começo do ano passado, como é bom uma picape perto do solo, com ar de automóvel. E como á agradável perceber a rigidez da carroceria monobloco que inclui a caçamba. Como disse no meu teste em fevereiro do ano passado, ela é um sedã com caçamba.

As duas versões da Maverick são iguais internamente, mas alguns itens foram eliminados na Hybrid. Saíram o controle de oscilação do reboque,, controle de descida, protetor de cárter e o útil porta-óculos. Nos modos de condução foram eliminados o Lama/Terra e o Areia.

Momentos em que uma caçamba mostra seu valor

Para concluir,, a excelente Maverick ganhou um interessante tempero chamado hibridização para quem faz questão de cuidar do bolso quando se trata de gastos com combustível. Seu rico conteúdo, como pode ser visto na lista de Conteúdo em seguida à ficha técnica, juntamente com suas características intrínsecas, mais o prazer de poder ignorar prazerosamente, com um indisfarçável sorriso, a calhordice das administrações da cidade de São Paulo iniciada há 25 anos.

BS

 

FICHA TÉCNICA FORD MAVERICK HYBRID LARIAT 2023
MOTOR  A COMBUSTÃO
Denominação comercial Ford Duratec 25
Descrição 4 cil. em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, variador de fase na admissão e escapamento,16 válvulas, ciclo Atkinson, injeção no duto, gasolina
Cilindrada (cm³) 2.488
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) 89 x 100
Potência máxima combinada (cv/rpm) 194 /n.d.
Potência máxima do motor a combustão (cv/rpm) 165 / 5.600
Torque máximo do motor a combustão (m·kgf/rpm) 21,4 / 4.000
Taxa de compressão (:1)’ 13
Densidade de potência (cv/L) 66,3
Densidade de torque (m·kgf/L) 8,6
Rotação de corte (rpm) n.d.
MOTOR  ELÉTRICO
Tipo Ímã permanente
Potência (cv) 128
Torque (m·kgf) 23,9
BATERIA DE TRAÇÃO
Capacidade de armazenamento (kW·h) 1,1
SISTENA ELÉTRICO
Alternador (/V/A) 12 / n.d
Bateria (V/A·h) 12 / 70
TRANSMISSÃO
Modelo Ford H4-45
Tipo Automática e-CVT
Marchas Uma à frente e uma à ré, seleção por botão giratório no console, com posições P-R-N-D-L
Relação final (:1) 2,91
SUSPENSÃO
Dianteira Independente McPherson, braço triangular de alumínio, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal com vetorização,, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,2
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco / n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem
Freio de estacionamento Eletromecânico
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7J x 18
Pneus 225/60R18H All Season
Estepe Mesma medida acima, roda de aço
CONSTRUÇÃO
Tipo Picape cabine-dupla, monobloco de aço incluindo a caçamba. capô de alumínio, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.073
Largura sem/com espelhos 1.844 / 2.134
Altura até a base da antena 1.733
Distância entre eixos 3.076
Bitola dianteira/traseira n.d / n.d
Distância mínima do solo 211
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) n.d
Área frontal (calculada, m²) 2,55
[Área frontal corrigida (m²) n.d.
DADOS DA CAÇAMBA
Comprimento/largura/altura (mm) 1.344 / 1.353 / 516
Volume interno (L) 938
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 20
Ângulo de saída (º) 21
Ângulo de transposição de rampa ((º) 16,6
Profundidade de vau (mm) 450
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.700
Carga útil (kg) 659
Peso bruto total (kg) 2.359
Peso rebocável (kg) 400
Tanque de combustível (L) 57
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,7
Retomada 80-120 km/h (s) 6
Velocidade máxima (km/h) 175 (limitada)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO)
Cidade (km/L) 15,7
Estrada (km/L) 13,6
Combinado (km/L) 14,6
GARANTIA
Veículo (anos) 3
Bateria de tração (anos) 8
 

CONTEÚDO DA FORD MAVERICK HYBRID LARIAT 2023

Abertura de portas por código numérico por teclado
Acionamento elétrico um-toque descida/subida dos vidros das janelas
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com repetidoras de setas
Alerta de colisão frontal e frenagem automática após impacto
Ar-condicionado automático digital de duas zonas
Assistente de partida em aclives
Bagageiro sob o assento do banco traseiro
Banco do passageiro com ajuste manual de 6 direções
Bancos com revestimento premium ActiveX, ajuste elétrico de 8 direções lombar inclusive, para o motorista
Bolsas infláveis (7): frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista
Bolsas porta-revistas no dorso doa encostos dos bancos dianteiros
Caçamba com protetor, ganchos de fiação superiores e inferiores, dois compartimentos de carga acima das rodas e abridor de garrafas
Câmera de ré
Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)
Compartimento de bagagem sob o banco traseiro
Console central com descansa-braço e porta-objetos sob ele
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante
Controle de estabilidade e tração
Direção eletroassistida
Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos
Freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática na paradas
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
Grade aerodinâmica ativa
Iluminação da caçamba
Luz de rodagem diurna
Modos de condução (5): Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/transporte
Pré-instalação de engate de reboque com conector de 4 pinos e chicote elétrico
Quadro de instrumentos com tela de 6.5 polegadas em cores
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas
Rodas de liga de alumínio de 18″, pneus 225/60R18 All Season e estepe igual à demais rodas
Seletor de posição de marcha por botão giratório no console
Sistema desliga/liga motor nas paradas
Tomada de 12 V na traseira
Travas elétricas nas portas e caçamba
Vidro do para-brisa acústico
Vidro traseiro da cabine deslizante de acionamento elétrico
Volante de direção com ajuste de altura e distância
Volante de direção com aro revestido de couro
MULTIMÍDIA
Bluetooth, rádio AM/FM, 6 alto-falantes
Comandos de áudio e voz no volante
Multimídia Sync com tela tátil de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Portas USB tipo A e tipo C (duas dianteiras e duas traseiras)
CONECTIVIDADE FORDPASS
Alerta de acionamento do alarme
Alertas de funcionamento do veículo
Partida do motor remota com acionamento do ar-condicionado
Partida remota agendada
Sistema de localização do veículo
Status remoto do veículo pelo celular (nível de combustível, hodômetro)
Travamento/destravamento remoto
SEGURANÇA
Alarme perimétrico com imobilizador de motor
Alças de teto (3)
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionador
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Monitoramento da pressão dos pneus
ACESSÓRIOS
Amortecedor de auxílio da tampa da caçamba
Arco de proteção (“santantônio”)
Caixa organizadora no lado direito da caçamba
Caixa organizadora no lado esquerdo da caçamba
Capota marítima elétrica
Capota marítima manual
Defletor de teto
Estribos
Extensor/divisor da caçamba
Extensão dos para-lamas
Lança de engate
Sensor de estacionamento
Suporte para bicicleta
Tomada de ar no capô
CORES (10)
Azul Atlas (nova), azul Lyse, azul Malacara, branco Ártico, cinza Dover, cinza Torres, laranja Delhi, prata Orvalho, preto Astúrias, vermelho Aurora

 







Próximo
Aston Martin DB12 )Fotos: netcarshow.com)

ASTON MARTIN APRESENTA O NOVO DB12

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17