Interbrand divulga ranking global de marcas em 2023
A consultoria global de marcas Interbrand, empresa do Grupo Omnicom, divulgou esta semana seu ranking anual “Best Global Brands”, que elenca as marcas mais valiosas comercialmente no mercado mundial, destacando na pesquisa deste ano 12 marcas fabricantes de automóveis, entre os “Top 100”, segundo informação no site da revista alemã Auto Motor und Sport.
A marca Apple (foto de abertura) segue como 1ª colocada do ranking mantendo liderança que repete nas últimas 11 edições do levantamento. É seguida por Microsoft, Amazon, Google e Samsung e Toyota, que manteve o sexto lugar alcançado no ano passado. A marca Toyota está avaliada em 64,5 bilhões de dólares, com aumento de 8% em relação ao ano anterior.
A Mercedes-Benz também manteve o 7.º lugar no ranking, com valor de 61,41 bilhões de dólares, aumento de 9% em relação a 2022, à frente da Coca-Cola, enquanto a BMW aparece pela primeira vez no “Top 10”, com valor de marca de 51,16 bilhões de dólares, aumento de 10%, relegando a marca McDonald’s para o 11º lugar.
Já a Tesla manteve o 12º lugar, com aumento de apenas 4% no valor da marca que está avaliado em US$ 49,94 bilhões. A fabricante de carros elétricos só passou a fazer parte do ranking da Interbrand a partir de 2016, quando foi avaliada em US$ 4,011 bilhões. No ano passado, a marca Tesla foi avaliada em US$ 48 bilhões.
Quase todos as marcas de fabricantes de veículos registaram crescimento acima da média na valorização em relação ao ano anterior. A Honda no 27º lugar, teve o aumento no valor da marca em 7%, seguida pela Hyundai no 32º lugar, Audi no 45º lugar, Porsche no 47º lugar, Volkswagen em 50º lugar, Ford no 51º lugar, Ferrari no 70º lugar no e Kia, em 88º.
Este ranking é uma avaliação específica de valor de marca, e não da empresa, feita por metodologia de Valor Econômico Adquirido. Para a qualificação a marca precisa atuar em pelo menos três dos principais continentes e ter cobertura geográfica nos mercados em crescimento e emergentes. Trinta por cento das vendas devem ser fora do país sede e não mais de 50% dos recursos podem vir de um só continente.
Pesquisa indica que caiu o interesse por carros elétricos
Recente pesquisa da S&P Global Mobility revela que a taxa de fidelização por modelos elétricos atualmente é de 52,1%. Isto significa que apenas pouco mais da metade dos que adquiriram um carro elétrico permanecem fiéis a este tipo de trem de força. A pesquisa também destaca que a porcentagem de consumidores interessados ??em adquirir um carro elétrico caiu cerca de 30% desde 2021, quando atingiu o pico máximo de 81%.
A Tesla é a única marca que mantém uma intenção de compra superior a 70%, seguida pela Nissan que consegue fidelização de 63,2% dos donos de seu modelo elétrico Leaf. Curiosamente, 14,3% dos proprietários deste modelo da marca japonesa pretendem na próxima compra adquirir o Tesla Model Y, enquanto 12,4% vão optar em futura troca de carro por modelo com motor a combustão de preferência Nissan.
Nos segmentos de modelos premium, o estudo da S&P Global Mobility indica maior interesse em manter um carro elétrico. O relatório mostra que três em cada quatro proprietários de veículos elétricos de luxo pretendem comprar outro elétrico. Mas neste segmento, novamente, também é a Tesla que motiva a fidelização dos clientes e, inclusive, é a única marca com até 75% de intenção de compra.
Outras marcas concorrentes no segmento premium estão bem abaixo disso. Audi e Jaguar têm fidelização em torno de 50%, enquanto BMW e Mercedes-Benz só 45% dos clientes têm intenção de compra de um novo elétrico e apenas 40% dos donos de Porsche. Já entre os que adquiriram o Ford Mustang Mach-E, somente 37,3% querem comprar outro modelo elétrico e 45,8% já optaram por um de motor a combustão.
Ainda, segundo o relatório, apesar de constantes divulgações de que as vendas de elétricos estão aumentando, na totalização anual a participação de VEs no mercado global é de apenas 5,21%, conforme mostra a pesquisa, que também enumerou os principais fatores que afastam os compradores, como preço elevado, tempo de carregamento, calcance, além da disponibilidade de uma rede pública para carregamento rápido.
Stuttgart divulga Programa de Certificação de clássicos Porsche
A Stuttgart, concessionária Porsche, está divulgando o Programa de Certificação de Autenticidade de Clássicos Porsche. O documento de validação emitido pela Porsche AG vai confirmar as especificações e originalidade do modelo proporcionando ao proprietário a garantia de possuir uma versão genuína, além de contribuir para a preservação histórica dos automóveis fabricados pela marca.
Conforme destaca a Stuttgart, o programa também vai garantir confiança na compra e venda de um clássico Porsche detalhando o histórico de fabricação do modelo, com as especificações originais devidamente verificadas pelos técnicos da marca. Além disso, também vai auxiliar os processos de restauração para que os carros mantenham a originalidade.
Para obter o certificado de autenticidade o proprietário do modelo clássico precisa enviar informações com o número do chassi, data de produção e códigos de pintura. Qualquer dúvida pode ser esclarecida nas unidades da Stuttgart Porsche localizadas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
RM