Apesar de difundir que continua aberta a múltiplas opções com relação ao futuro da mobilidade, a Toyota parece que decidiu assumir que os veículos elétricos a bateria (BEV) são, pelo menos no momento, o melhor caminho para a empresa continuar mantendo sua liderança mundial no mercado de veículos automotores.
Talvez a ameaça chinesa em dominar o segmento de BEVs tenha feito a empresa japonesa acelerar seu foco em projetos de modelos a bateria. Pelo menos é o que ela está dando a entender no Japan Mobility Show, que anteriormente era denominado Tokyo Motor Show e também conhecido popularmente como Salão de Tóquio.
Neste evento bienal, que teve início na última quinta-feira (26/10) e vai até o próximo domingo (5/11), a Toyota está difundindo o tema: “Vamos Mudar o Futuro dos Carros — Encontre o Seu Futuro”, e apresentou modelos-conceito com alimentação por bateria, sendo o destaque o esportivo Toyota FT-Se, um pequeno elétrico de dois lugares.
De acordo com a marca, o conceito foi desenvolvido como: “um modelo BEV esportivo de alto desempenho proposto como uma das opções para o futuro dos carros esporte na era neutra em carbono”. Projetado tendo como base a experiência da divisão Gazoo Racing, suas dimensões são semelhantes às do GR86 e do antigo MR-2.
A Toyota detalhou que ele tem um câmbio manual, que está sendo desenvolvido há três anos, para ser lançado em 2026. O sistema é operado por software, mas com conta-giros e pedal de embreagem, sendo o câmbio originária do Toyota GR86, e que também permite “mudanças de marcha” por borboletas no volante.
O executivo-chefe da Toyota, Koji Sato mencionou o desenvolvimento deste “câmbio manual” para carros elétricos como uma maneira de torná-los “mais divertidos de dirigir”, baseado na opinião de Akio Toyoda, agora presidente do conselho da empresa: “A proposta dele é garantir que os modelos elétricos não sejam simplesmente uma mercadoria, mas que sejam tão divertidos e envolventes de conduzir como os com motor a combustão”.
Por outro lado, com relação aos sistemas de alimentação dos motores elétricos, algumas revelações interessantes foram feitas na abertura da exposição pelo chefe técnico da Toyota, Hiroki Nakajima, em entrevista ao site da publicação inglesa Autocar, na qual destacou uma mudança de abordagem da Toyota com relação aos veículos com pilha a combustível a hidrogênio.
Segundo Nakajima detalhou, a Toyota reconheceu que o Mirai “não teve sucesso”, e a empresa está mudando o foco no desenvolvimento da sua tecnologia de pilha a combustível a hidrogênio, dos automóveis de passageiros para os veículos comerciais. “Tentamos com o Mirai, mas não tivemos sucesso”, disse. “Os postos de hidrogênio ainda são poucos e difíceis de implantar, por isso o Mirai não alcançou volume de vendas.”
No entanto, para os veículos comerciais a tecnologia parece ser muito mais adequada, isso porque, segundo Nakajima, baterias para alimentar um veículo de carga seriam inadequadas devido ao tamanho e peso necessários, ao mesmo tempo é mais fácil implantar para eles rede de abastecimento de hidrogênio. “Como caminhões vão geralmente de um ponto A ao B, nestes locais pode ser instalada a estação de abastecimento exclusiva para eles.”
A pilha a combustível a hidrogênio de última geração desenvolvida pela Toyota teve reduzido o custo pela metade, ao mesmo tempo em que foi aumentada a durabilidade e também melhorou a eficiência em 20%, disse Nakajima: “algo significativo na redução dos custos de rodagem para veículos comerciais”. Criada tendo como foco os comerciais, ela também poderá com a metade do tamanho ser montada em automóveis.
Nakajima, inclusive, afirmou que a Toyota “não vai desistir dos carros de passageiros a hidrogênio” e, além de procurar maneiras de reduzir o tamanho dos componentes, incluindo as pilhas a combustível, assim como os tanques, procura analisar a aplicação em diferentes modelos para ampliar seu apelo. “Estamos envolvidos em reduzir o tamanho desta tecnologia do hidrogênio para os automóveis de passageiros”, disse.
Por fim, o executivo também forneceu detalhes sobre o desenvolvimento de baterias de estado sólido, com o objetivo de lançamento desta tecnologia pela empresa em 2027 ou 2028. Mas ele detalhou que a primeira geração destas baterias, que a Toyota está desenvolvendo em conjunto com a petroleira Idemitsu — ainda é muito cara e deve se limitar a “carros de luxo ou esportivos de elevado desempenho”.
Entretanto, segundo Nakajima, a Toyota deve apresentar em breve sua mais recente tecnologia de baterias de íons de lítio para a sua próxima geração de modelos elétricos, que estão sendo desenvolvidos com nova arquitetura altamente modular e serão lançados a partir de 2026. O executivo disse que essas novas baterias podem ser feitas com apenas 100 mm de espessura permitindo que sejam instaladas em uma ampla gama de modelos, desde sedãs menores, até esportivos como o conceito Toyota FT-Se.
RM