No ano de 2023 mantive a tradição de tantos anos e publiquei todas as semanas, pontualmente às 10 horas da manhã das segundas-feiras, uma matéria para a coluna “Falando de Fusca & Afins”.
E é hora de agradecer a minhas leitoras e leitores pela leitura de minhas matérias que somadas resultaram num total de 1.347.170 “post views” em 2023.
“Post views”, um jargão do sistema WordPress que o site AUTOentusiastas usa, se refere ao número de visualizações específicas de uma publicação individual. Essa métrica é usada para rastrear quantas vezes uma postagem em particular foi visualizada. Ela é útil para entender a popularidade e o engajamento de uma publicação específica. A quantidade acumulada de “post views” fica registrada na base de dados de nosso site.
Antes de entrar na relação das 10 mais lidas eu gostaria de agradecer a todos que colaboraram com a minha coluna, seja com matérias ou com causos, enriquecendo o já gigantesco acervo acumulado em oito anos de trabalho.
Desta vez eu pesquisei as informações registradas na base de dados do AUTOentusiastas no dia 28 de dezembro; disto resultou uma tabela com as respectivas visualizações e, mandando ordenar resultaram as dez mais visualizadas, que apresentarei da décima para a primeira colocação:
10ª COMBI MEXICANO MADE IN BRAZIL
Por um tempo os Combi (grafia mexicana) vendidos no México foram produzidos no Brasil. Esta matéria desvendou este segredo que foi reportado pelo amigo André Chun – Link
9ª CARROCERIA NOVINHA EM FOLHA PARA SEU VW KOMBI
Empresa americana oferece, além de peças de lataria compatíveis, carrocerias completas para VW Kombi T1 seguindo padrões originais – Link
8ª NOVO CAUSO: A LINDA LOIRA ANSIOSA E O VW FUSCA MILAGROSO
No 18º Salão do Automóvel de São Paulo a loira desdenhou o VW Fusca, mas ele acabou fazendo a mágica acontecer. Um belo causo do amigo Luiz Buozzi, de seus tempos de Volkswagen do Brasil – Link
Um dos aspectos complexos na elaboração de uma matéria é a definição da foto de abertura, que normalmente toma um bom tempo e pode ser bastante estressante. No caso desta matéria do Buozzi eu tentei encontrar uma foto do estande da VW no 18º Salão do Automóvel. Mas não consegui no tempo que eu tinha até o fechamento da matéria. Então eu decidi lançar mão da Inteligência Artificial, foram muitas tentativas até que veio uma resposta boa do Bing Image Generator que usei como foto de abertura e que deu muito certo.
Mas depois da publicação o meu amigo Marcos Rozen, do MIAU — Museu da Imprensa Automotiva — encontrou a foto que eu procurava. O incrível é que o estande real não era muito diferente do estande feito pela IA, eis a foto:
Depois da publicação surgiu uma foto enviada pelo amigo Dr. Luiz Kessler, que tinha tirado uma foto com a modelo Cláudia Silva. A modelo chamou a atenção de quem tirou a foto, tanto que do Fusca apareceu só parte da porta:
Mesmo assim eu acho que a foto da IA agradou bastante o pessoal e ajudou a visualização desta matéria…
7ª ABANDONADO NA FLORESTA POR 40 ANOS, VW KOMBI FURGÃO ’55 É RESGATADO E SAI RODANDO
Um catador de cogumelos o encontrou, mas passaram-se 15 anos para que uma ação de resgate em um vale dos Alpes Franceses fizesse este Kombi ser ressuscitado por um apaixonado por Kombi – Link
6ª PARECE, MAS NÃO É!
Na década de ’50 o VW Fusca foi descaradamente copiado na Espanha, uma história incrível, porém real – Link Esta matéria foi um achado arqueológico que foi de difícil pesquisa, já que há pouco material que sobreviveu. Mas valeu à pena.
5ª “IV ENCONTRO VW ESTRITAMENTE VINTAGE” – SÓ PARA PURISTAS
Apenas por convite e se o carro foi fabricado até 1957 – Link , Nesta matéria certamente a foto de abertura encantou a muita gente, todos os VW Fuscas vistos de trás, mostrando seu DNA caracterizado pelas janelinhas traseiras até o modelo oval.
4ª A CRIAÇÃO DO LENDÁRIO MOTOR VW BOXER
Um sucesso técnico que certamente foi produzido mais de 40 milhões de vezes e é o imã que une milhões de fãs da marca – Link
3ª O INSÓLITO VW KEVER/BEETLE 1600 S DA ÁFRICA DO SUL
Um carro único desenvolvido num ambiente de sanções ao Apartheid com componente de vários modelos e objeto de curiosidade entre os apaixonados pela marca do mundo inteiro – Link
2ª VISITA AO AUTOPAVILION UM POUCO ANTES DA TRAGÉDIA
Relato e fotos de uma visita feita pelo amigo Fernando Furhken dias antes do acidente que destruiu nove carros deste museu da Volkswagen da África do Sul – Link
1ª NOVE CARROS DO AUTOPAVILION VW DA ÁFRICA DO SUL SÃO DESTRUÍDOS EM ACIDENTE
Carros retornavam da comemoração do 55º aniversário da VW naquele país quando aconteceu um grave acidente com o conjunto transportador – Link
Em 2023 o terrível acidente que sucateou nove das raridades do Museu da Volkswagen da África do Sul localizado em Kariega (antiga Uitenhage, mudança ocorrida em fevereiro de 2021) chamou muita atenção dos leitores da minha coluna. As matérias sobre o acidente, uma visita ao museu e sobre o insólito VW Kever 1600 S da África do Sul, ocuparam os três primeiros lugares da preferência das leitoras e leitores da coluna “Falando de Fusca & Afins”. Somadas elas atingiram: 434.908 “post views”.
Uma matéria que me custou um bocado para escrever foi a “QUE GOSTOSO É O MEU VW FUSCA!”, pois eu abri um segredo de muitos anos que é a minha peculiar coleção de Fuscas de chocolate que ficam guardados na geladeira. Algo realmente diferente. Ela acabou ficando no 42º lugar, mas para mim foi uma das mais significativas do ano.
Cada um de nós tem as suas preferências, não é mesmo? Então, para você qual foi a matéria que você mais gostou dentre as 53 de 2023?
Para quem quiser garimpar assuntos de seu interesse entre minhas matérias o índice delas no AUTOentusiastas pode ser acessado aqui, e eu permaneço à disposição para comentar sobre elas, caso surjam perguntas.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.