A Mercedes-Benz inaugurou uma nova fábrica capaz de recuperar 96% das matérias-primas usadas em suas baterias de carros elétricos. A nova instalação em Kuppenheim, no sul da Alemanha, recuperará materiais como lítio, cobalto e níquel de baterias de carros elétricos existentes para que possam ser usados na produção de baterias totalmente novas.
O processo da Mercedes separa mecanicamente o alumínio, o cobre, o ferro e os plásticos presentes em cada bateria, antes de usar uma solução aquosa (hidrometalurgia) para recuperar os metais de terras raras da “massa negra” restante de produtos químicos dos eletrodos. A massa é dissolvida em uma solução líquida e filtrada para separar o grafite, o ferro e o alumínio, antes de ser neutralizada usando amônia e peróxido de hidrogênio. Então, é tratada com ácido sulfúrico, amônia e um solvente orgânico. Isso produz sulfatos de cobre, cobalto, manganês, níquel e lítio. O cobalto e o níquel são cristalizados antes de serem recuperados.
Quando estiver totalmente operacional, a fábrica produzirá 2.500 toneladas de material reciclado, o suficiente para 50.000 módulos de bateria (ou 5.000 baterias de VE) anualmente. O sistema também usa menos energia do que os processos pirometalúrgicos tradicionais (como a fundição), ajudando a unidade de Kuppenheim a operar de forma neutra em carbono. Para isso, a fábrica funcionará exclusivamente com eletricidade renovável, com o telhado da fábrica abrigando um conjunto de painéis solares capaz de fornecer até 350 kW.
A fábrica de Kuppenheim é apoiada pela empresa de reciclagem de baterias Primobius e também pelo Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha.
MF