A foto de abertura mostra uma imagem icônica tirada na fábrica de Emden em 1971. Ela mostra carrocerias recém-pintadas de vermelho, branco e azul do ‘Super Beetle’ 1302 em numa procissão ordenada rumo às linhas de montagem no chão da fábrica.
Na foto abaixo uma vista aérea da fábrica (1) incluindo o porto no rio Ems (5) que desagua no mar ao fundo à esquerda. Detalhe para o importante acesso ferroviário (2), da estrada próxima (3) e dos gigantescos estacionamentos (4) para carros esperando pelo embarque em navios (tanto os fabricados em Emden como em outras fábricas a serem transportados via marítima):
A fábrica de Emden foi a quinta da empresa na Alemanha, após Braunschweig, Wolfsburg, Hannover e Kassel. A produção começou com o VW Beetle, sendo os veículos principalmente destinados mercados americano e canadense. Quase diretamente da linha de montagem, eles eram levados para os navios, que transportavam os veículos através do Atlântico.
A nova fábrica, que abrangia quatro pavilhões com 140.000 metros quadrados, montava carros num sistema CKD (Completely Knocked Down). As carrocerias chegavam em forma de kit de Wolfsburg, os motores de Hannover, transmissões e chassis de Kassel e eixos dianteiros de Braunschweig. Apenas os bancos e chicotes de fiação eram produzidos localmente.
Mais de 500 veículos saíam da linha de montagem todos os dias. Eles eram enviados do porto próprio da empresa, adjacente à fábrica na foz do rio Ems, diretamente para os Estados Unidos e Canadá.
Ainda o modelo 67. Na foto abaixo o VW Beetle já com farol vertical e do tipo sealed beam (unidade selada), exigência dos EUA, mas ainda com para-choques com tubo complementar (“poleiro”), construção que seria modificada no ano-modelo seguinte.
A partir de 1967, a produção foi expandida para incluir a montagem final do VW Kombi. A fábrica principal do VW Kombi em Hannover entregava veículos pintados e aptos a rodar no transporte até lá por trem; o motor, transmissão, direção e eixos, bem como o sistema elétrico já estavam instalados. Todo o isolamento e revestimento era instalado em Emden, assim como as portas, tampa traseira e tampa do compartimento do motor. Além disso, havia a instalação de todas as janelas. Já os bancos eram fabricados localmente. O processo era completado com o controle de qualidade e teste de condução.
Até 158 VW Kombi de segunda geração (T2) eram fabricadas por turno (até 366 por dia). Assim como o VW Beetle, os VW Kombis T2 de Emden eram geralmente destinados a clientes na América do Norte. Após 256.222 VW Kombis, a produção do Tipo 2 na Alemanha foi novamente concentrada na fábrica de Hannover a partir de 1973.
Em março de 1966, a fábrica expandiu sua capacidade de montagem para 1.100 veículos por dia. A força de trabalho cresceu correspondentemente de 790 para 4.487 empregados até o final de 1966. Inicialmente, a produção estava restrita ao VW Beetle e ao VW Kombi, mas foi expandida com o início da produção do Golf em junho de 1974.
O VW Beetle foi produzido em Emden até 19 de janeiro de 1978, com um total de 2.362.800 unidades saindo das linhas de produção da fábrica.
Emden acabou por produzir muitos modelos VW
Como vimos, a fábrica Emden inicialmente se especializou na produção de VW Beetles, principalmente para o mercado norte-americano. No entanto, ao longo dos 60 anos de história desta fábrica, muitos outros modelos da Volkswagen foram produzidos lá, como o VW Kombi (Type 2 Bus), VW Golf I, VW Tipo 181 Kurierwagen (versão para correios), Audi 80, Santana, VW Kombi T4, Passat, Taro, CC e Arteon.
O VW Passat começou a ser produzido em Emden em 1977 e esta foi a principal fábrica para este modelo até que o último Passat – em sua oitava geração – fosse produzido em março de 2024. O Passat é o carro de médio porte mais bem-sucedido do mundo e, em 2019, tornou-se o primeiro carro deste segmento a alcançar a marca de 30 milhões de unidades vendidas.
Hoje, a fábrica de Emden não produz mais o VW Passat nem outros veículos com motor de combustão. Agora, é uma planta totalmente elétrica. O ID.4 tem saído da linha de produção em Emden desde maio de 2022 e o ID.7 totalmente elétrico de quatro portas seguiu o mesmo caminho no verão de 2023. A partir de 2024, um terceiro modelo totalmente elétrico está saindo das linhas – o ID.7 Tourer.
E o que diz o futuro desta fábrica?
Conforme notícias da imprensa, a fábrica da Volkswagen em Emden está enfrentando algumas dificuldades financeiras e está sendo considerada para possível fechamento.
A Volkswagen está passando por um programa de cortes de custos devido à concorrência crescente de veículos elétricos chineses e outras pressões econômicas.
No entanto, ainda não há decisão final e a situação está em discussão com representantes dos trabalhadores e outras partes interessadas.
AG
Para esta matéria foi usado material originalmente publicado na página do Facebook: “Volkswagen Factory Pictures” do amigo Pete Frost, da Inglaterra, ele por sua vez tinha recebido material da fábrica de Emden pelos 60 anos daquela fábrica. Material este liberado para publicação desde que com os devidos créditos.
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