A Stellantis e a e a fabricante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technology (CATL) anunciaram ontem (10/12) um acordo para investir até 4,1 bilhões de euros (4,33 bilhões dólares) na criação de uma joint venture voltada à construção de uma fábrica de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) na Europa, localizada em Zaragoza, nordeste da Espanha.
Em novembro de 2023, a Stellantis e a CATL firmaram um Memorando de Entendimento para viabilizar o fornecimento local de células e módulos de baterias LFP para a produção de veículos elétricos na Europa. A nova instalação tem previsão de início de produção até o final de 2026 e terá capacidade de produzir até 50 GW·h, dependendo da evolução do mercado de energia elétrica na Europa.
Com a adoção das baterias LFP no mercado europeu, tal estratégia permitirá aos fabricantes oferecer veículos elétricos mais acessíveis. Entre os modelos previstos estão carros de passeio e suves dos segmentos B e C, com alcance intermediário.
“A Stellantis está comprometida em adotar todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para oferecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, declarou John Elkann, presidente da Stellantis.
“A joint venture levou nossa parceria com a Stellantis a um novo patamar, e estou confiante de que a nossa tecnologia de baterias avançada, juntamente com nosso amplo conhecimento operacional e a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios em Zaragoza, resultarão em uma grande história de sucesso para a indústria”, disse Robin Zeng, presidente da CATL.
A CATL está trazendo para a Europa tecnologia na fabricação de baterias por intermédio de suas duas fábricas, localizadas na Alemanha e na Hungria, que já estão em operação. A nova unidade na Espanha ampliará ainda mais suas capacidades, ajudando a atender às metas climáticas de seus clientes e reforçando o compromisso da empresa com o avanço da mobilidade elétrica e da transição energética, na Europa e em mercados globais.
As baterias LFP tenham sido amplamente utilizadas na China, elas estão ganhando força na Europa e na América do Norte, à medida que as fabricantes buscam reduzir a dependência de suprimentos de baterias vindos da China. O investimento na Espanha destaca a tendência crescente entre os fabricantes de localizar a produção de baterias e diminuir a utilização de metais caros como cobalto e níquel.
AN