Sedã de luxo Maextro S800 fez sua primeira aparição pública em novembro último. A então recém-formada marca Maextro, uma parceria entre a Huawei e a JAC (Anhui Jianghuai Automobile Group), em sua apresentação disse que o S800 fora concebido para rivalizar com marcas tradicionais do segmento como Mercedes-Maybach, Bentley e Rolls-Royce. Entretanto, nesse período o S800 ganhou um rival conterrâneo com bastante tecnologia embarcada, o Nio ET9.
Ontem a Huawei divulgou as primeiras fotos oficiais sedã elétrico Maextro S800. Com 5.480 mm de comprimento, trata-se do o maior sedã elétrico da China e um dos maiores sedãs produzidos em massa do mundo. Para efeito de comparação, o Nio ET9 mede 5.325 mm de comprimento, e o Classe S Maybach, 5.469 mm.
Maextro é a quarta marca da Huawei parceria batizada de HIMA (Aliança de Mobilidade Inteligente Harmony). As demais são a Stelato (BAIC), Aito (Seres) e Luxeed (Chery).

Duas versões de trem de força
No mês passado;, graças ao órgão regulador chinês Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), foram divulgadas as primeiras informações do Maextro S800 e as especificações referentes ao seu trem de força. Para surpresa de muitos, além de uma versão elétrica a bateria (BEV), o S800 também terá a oferta de uma variante elétrica com extensor de alcance (EREV, extended range electric vehicle).
A versão elétrica a bateria (BEV) apresenta uma configuração de três motores: um motor elétrico de 217 cv no eixo dianteiro e dois motores elétricos de 320 cv em cada roda traseira, proporcionando uma potência máxima combinada de 857 cv.
Por sua vez, o EREV adiciona um motor de quatro cilindros 1,5-L de 156 cv (código DAM15NTDE). Há duas combinações de trem de força: motores duplos e motores triplos. A versão de motor duplo oferece um motor elétrico de 217 cv no eixo dianteiro e um motor elétrico de 312 cv no eixo traseiro. Na configuração de três motores, é aplicado a mesma configuração da versão totalmente elétrica, sendo um motor de 217 cv no eixo dianteiro e dois motores de 320 cv em cada uma das rodas traseiras, para uma potência combinada de 1.013 cv.

Ambas as versões do S800 são são dotadas de uma bateria de níquel manganês cobalto (NCM) fornecida pela divisão Jiangsu da CATL. Até o momento, não foi divulgada a capacidade de armazenamento para a versão elétrica, mas, curiosamente, para a versão de alcance estendido foi informada uma bateria de 63 kW·h.
Os números do S800 são superlativos em todos os sentidos. Apresenta 5.480 mm de comprimento, 2.000 mm de largura, 1.536 mm de altura e distância entre eixos de 3.370 mm. O peso em ordem de marcha da versão totalmente elétrica é de 2.731 kg e, curiosamente, a versão EREV de motor duplo tem exatamente o mesmo peso. Por fim, a configuração EREV de três motores chega a 2.859 kg.
As encomendas do Maextro S800 começaram em novembro, já podem ser realizadas na China mediante sinal. Os clientes interessados podem reservar o modelo mediante um depósito de 20.000 yuans (2.730 dólares). O preço fica entre 1 e 1,5 milhão de yuans (136 mil e 205 mil dólares).
AN