O ano terminou quente como sempre e começou morno, não tivemos aquela congelada nas vendas que estamos habituados a ver, tampouco foi mantido aquele ritmo de crescimento de 15% sobre o ano anterior, que se verificou na maior parte dos meses de 2024.

Segundo o BC já anunciou e vem cumprindo, os aumentos na taxa da Selic devem prosseguir até atingir o patamar de 14,25% aa em abril, remédio amargo que se impõem para esfriar os ânimos inflacionários. O mercado de brutos já sentiu a puxada no freio, semana passada o presidente da Volvo comentou que eles reviram seus números para baixo, algo em torno de -10% sobre o comercializado em 2024. Com a Selic no patamar atual — 13,25% — a taxa de juros para financiamento está batendo nos 18% a 20%, o que para ativos de transporte rodoviário é caro.
Nos leves o ano aparenta ser menos complexo, janeiro fechou com 5% de crescimento sobre mesmo mês do ano passado, sendo que as vendas nas concessionárias, também fecharam num bom patamar — 80.000 unidades de automóveis e 14.000 de comerciais leves.


No total, licenciaram-se 171.248 autoveículos, sendo 123.407 automóveis, 36.647 comerciais leves, 9.410 caminhões e 1.784 ônibus. O ritmo diário de emplacamentos, importante parâmetro que usamos aqui, foi de 8.003 leves, repito, esse é um bom número para janeiro.

As ausências mais sentidas foram das locadoras, as vendas diretas de automóveis ficaram com 34,6% do bolo e de comerciais leves ficou em 60,5%, o total de vendas de leves por modal direto ficou em 40%, um número saudável e normal para janeiro também.

Ao olharmos para a tabela de vendas diretas e varejo por marcas, notamos quem foram os mais afetados pela queda de encomendas de locadoras em janeiro.


Os híbridos e BEVs seguem avançando, os dois maiores contendores, BYD e GWM seguem dominando os eletrificados e teremos mais marcas da China vindo para aproveitar a festa.
Ranking de janeiro
Num mês que ficou 5% acima de janeiro de 24, Fiat cresceu 12% e emplacou 34.356 unidades, VW ficou em 2º e GM em 3º lugar a 1.500 unidades. Toyota em 3º, Hyundai em 4º, Jeep em 5º, Renault, Honda, BYD em 9º.
Nos automóveis o Polo manteve-se à frente, com 5.801 unidades, seguido de perto pelo Onix, 5.576, Tracker em 3º, T-Cross em 4º, Argo, os suves com 6 modelos entre os 10 primeiros.
Strada (foto de abertura) arrancou em 1º, novamente liderando os dois segmentos, com 8.777 unidades, Hilux num surpreendente 2º posto, 3.747, Toro em 3º, Saveiro em 4º, Ranger, S10.
Este mês teremos a estreia do novo suve compacto da VW, o Tera, bastante aguardado, com boas expectativas de volumes. Mais para frente virá o novo Kicks, este ano será igualmente movimentado.
Até mês que vem!
MAS


