Todo início de temporada da F-1 vive-se a mesma experiência: tentar entender o que se viu nos mirrados três dias de testes realizados no Bahrein e antecipar quais pilotos deverão lutar pelo título de um campeonato que se estende por 24 etapas, a última delas dia 5 de dezembro em Abu Dhabi. Para os brasileiros a atração maior atração do GP da Austrália (foto de abertura) , domingo, é a estreia de Gabriel Bortoleto, que marca o retorno do País à categoria em tempo integral. O paulistano de 20 anos está inscrito pela equipe Sauber, time que em 2026 será rebatizado como Audi.
O principal esclarecimento proporcionado pelos testes de pré-temporada no Bahrein é a indicação que há carros mais, ou menos, bem-nascidos. Nem sempre o carro que completa a maior quilometragem é um carro que não dá problemas: por vezes o bom desempenho permite avaliar diferentes acertos, opção que demanda maior tempo nos boxes. No Bahrein, três equipes ficaram sistematicamente entre as menos eficientes: Haas, Sauber e Alpine, ao passo que Ferrari, Mercedes e Williams sempre estiveram entre as mais eficientes.
Importante levar em conta também que nos treinos livres é sabido que todo tipo de experiência é possível, incluindo até mesmo a avaliação de equipamentos que possam estar fora do regulamento. O custo por quilometro rodado de um F-1 atrofia a possibilidade dessa prática e por isso só durante a prova de classificação de sábado próximo (das 02h00 às 03h00, hora de Brasília) e a corrida (largada à 01h00 de domingo, hora de Brasília), será possível ter uma ideia do desempenho dos carros em condições semelhantes de velocidade pura e eficiência em condições de corrida. No universo da F-1 é muito comentado que a McLaren, que conseguiu o oitavo e o décimo sétimo melhores tempos, com Oscar Piastri e Lando Norris, deverá ser a grande surpresa deste fim de semana.

Tradicionalmente, a melhor avaliação dos carros desta temporada ficará mais clara após as três ou quatro primeiras etapas, quando os modelos 2025 serão usados em diferentes condições de altitude, temperatura ambiente, tipos de asfalto e diferentes traçados. Um carro que for bem nessas etapas tem tudo para ir bem ao longo de toda a temporada. Para efeito de comparação com os resultados de sábado próximo, fica abaixo o resultado compilado dos três dias de testes em Bahrein para uma comparação com o resultado de Melbourne:
Classificação por piloto:
1) Carlos Sainz, Williams, 1m29s348
2) Lewis Hamilton, Ferrari, 1m29s379
3) Charles Leclerc, Ferrari, 1m29s431
4) George Russell, Mercedes, 1m29s545
5) Max Verstappen, Red Bull, 1m29s566
6) Alex Albon, Williams, 1m29s650
7) Kimi Antonelli, Mercedes, 1m29s784
8) Oscar Piastri, McLaren, 1m29s940
9) Pierre Gasly, Alpine, 1m30s040
10) Lance Stroll, Aston, 1m30s229
11) Liam Lawson, Red Bull, 1m30s252
12) Jack Doohan, Alpine, 1m30s368s
13) Yuki Tsunoda, Racing Bulls, 1m30s497
14) Isack Hadjar, Racing Bulls, 1m30s675
15) Fernando Alonso, Aston, 1m30s700
16) Esteban Ocon, Haas, 1m30s728
17) Lando Norris, McLaren, 1m30s882
18) Gabriel Bortoleto, Sauber, 1m31s057
19) Nico Hulkenberg, Sauber, 1m31s457
20) Ollie Bearman, Haas, 1m32s361
WG
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