Na última sexta-feira (14(, Márcio de Lima Leite anunciou que seria a última reunião mensal da Anfavea sob seu comando. Seu sucessor, Igor Calvet, marca uma transformação na governança da entidade, um nome de mercado e não mais um alto executivo de um dos fabricantes filiados, em regime de rotação, como sempre foi até então..

A despeito da trajetória ascendente dos juros, uma consequência da elevação da taxa Selic do Banco Central, hoje em 14,25% aa, elevação essa para conter a escalada da inflação, parece o mercado ainda não sentiu os efeitos, mesmo com as taxas de financiamento de veículos batendo nos 20% aa. Caso a conclusão dele esteja mesmo correta, os números do mercado de fevereiro apontam para estabilidade nas vendas do varejo, como poderemos ver nos gráficos abaixo.
Quem puxou os números para cima em fevereiro foram as locadoras, que voltaram às compras. Outro fator positivo foi a reação nas exportações, não só para a Argentina, como outros mercados importantes no cone sul, o que trouxe o volume de produção para cima, 217,4 mil unidades deixaram as linhas de produção, fazendo fevereiro o melhor mês desde 2019.


Ao todo, licenciaram-se 184.960 autoveículos, sendo 174.042 leves, 8.967 caminhões e 1.951 ônibus. Nos pesados a alta dos juros tem mostrado que o impacto é maior. As vendas diretas de leves ficaram com 47.4% do total, ou 82.398 unidades, enquanto o varejo ficou com 91.438 veículos comercializados pela rede de concessionárias. No bimestre, o crescimento de leves foi de 8,6%. Nada mau.

Fevereiro, como janeiro, teve também 20 dias úteis, as vendas diárias de leves foram de 8.702 unidades.
Na tabela abaixo de vendas diretas e varejo por marcas no bimestre, podemos observar que Renault (+80%), Honda (+35%), VW e Hyundai (+16%) foram as que apresentaram maior crescimento no varejo.

Os chineses seguem avançando nos eletrificados e a Anfavea segue pressionando o governo.


Ranking do mês e do bimestre
Fiat faturou 37.363 veículos em fevereiro, seguido de longe pela VW, com 27.424, Chevrolet em 3º, 15.998, seguido de perto pela Toyota, com 15.894, Hyundai em 5º, depois Renault, Jeep, Honda, BYD já figura na nona posição, ainda com somente veículos importados. Interessante ressaltar o avanço da Citroën, depois que lançou o Basalt cresceu 65% em fevereiro e 44% no bimestre.
Polo seguiu firme na liderança, 7.961, T-Cross em 2º, 6.555, Argo em 3º, depois Mobi, Corolla Cross, Creta, Kwid. No bimestre, Polo também ficou na frente, com 13.762 unidades, T-Cross, Argo, Onix, Creta, Mobi.
Strada (foto de abertura) na frente dos automóveis, de novo, foram 10.266 picapes comercializadas em fevereiro, seguida pela Saveiro, 4.701, Toro, 3.649, Hilux, Ranger em 5º. A renovação da picape média da Ford ajudou a posicioná-la como a primeira depois da Hilux, distanciando-se da L200/Triton, S10, Amarok e Frontier.
O lançamento mais aguardado do ano é o VW Tera, já apresentado aqui durante o carnaval, muitas expectativas o cercam, sua produção teve início na semana passada, curioso em ver seu desempenho no mercado, apostas altas.
Até mês que vem!
MAS


