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Home Avaliações

BYD YUAN PRO, NO USO

SUVE ELÉTRICO COMPACTO COM MENOR CONTEÚDO TECNOLÓGICO QUE NÃO DESAPONTA PARA O USO DIÁRIO

identicon por Gerson Borini
26/04/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





A BYD segue com amplo portfólio de elétricos no Brasil, e o o Yuan Pro é uma alternativa mais acessível ao Yuan Plus. Já apresentado aqui no AUTOentusiastas em sua chegada oficial, agora tive oportunidade de submetê-lo a uma avaliação dinâmica completa, em trajetos urbanos e rodoviários, para verificar se o modelo cumpre a promessa de custo mais baixo sem comprometer o comportamento dinâmico.

Silhueta tradicional de suve compacto com destaque para as molduras de contorno da carroceria

Conceito e proposta

Com dimensões compactas — 4.310 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.675 mm de altura, com entre-eixos de 2.620 mm — o Yuan Pro é ligeiramente menor (145 mm) que o Yuan Plus (comprimento 4.455 mm). A receita visual é típica da linha BYD atual: frente limpa com faróis de LED, grade fechada e perfil elevado de suve compacto.

Faróis afinalados que dão boa cobertura, mesmo com a ausência de faróis de neblina

Mas a grande diferença está mesmo no conteúdo. O Yuan Pro perde o requinte interno do irmão mais caro: plásticos mais simples, ausência do sistema de som premium, materiais menos sofisticados e central multimídia com tela de 12,8”. Ainda assim, mantém a tela giratória com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, além do pacote de segurança com controle de estabilidade, seis bolsas infláveis, alerta de colisão dianteira e assistente de partida em rampa, mas sem os demais sistemas avançados de auxílio ao motorista (Adas).

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Motorização e bateria

Sob o capô, o Yuan Pro traz um motor elétrico dianteiro de 177 cv de potência máxima e 29,6 m·kgf de torque máximo, alimentado pela conhecida bateria laminar de 45,1 kW·h de capacidade. O alcance declarado no ciclo Inmetro é de 250 km, e correspondeu ao alcançado durante esta semana de teste no meu perfil de uso misto entre cidade e estrada.

Arquitetura elétrica é similar a outros veículos elétricos da marca

O sistema elétrico opera a 400 volts e permite recargas em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW e corrente contínua (DC) de até 60 kW), o que garante cerca de 30 a 35 minutos para uma carga de 30% a 80% em estação rápida.

Alavanca de câmbio tem formato elegante e principais comandos de tração e condução são operados por botões físicos ao seu redor

Silêncio e adequação ao piso brasileiro

Logo nos primeiros quilômetros é impossível não notar o silêncio da cabine. Mesmo em pisos irregulares, a carroceria não transmite ruídos ou vibrações excessivas, o que indica bom trabalho de isolamento acústico e alta rigidez torcional do monobloco.

Frente fechada ficou elegante com a moldura plástica interligando os faróis

Esse conforto auditivo é um dos trunfos do Yuan Pro, e o destaca frente a modelos mais caros. O trabalho de calibração também é perceptível. Apesar de ser um modelo global, o Yuan Pro passou por uma evidente tropicalização da suspensão, que filtra bem as irregularidades típicas das vias urbanas brasileiras, como valetas, remendos de asfalto e lombadas mal sinalizadas e fora das dimensões regulamentares.

Traseira alta e barra acrílica conectando as lanternas

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, por eixo de torção, bem ajustada para suportar o peso de 1.550 kg em ordem de marcha. O conjunto de rodas de liga de alumínio de 17″ com pneus 215/60 R17 filtram bem as irregularidades do piso e não transmitem aspereza excessiva para a carroceria.

Rodas de liga de alumínio têm desenho agradável em cinco elementos

Dirigibilidade e comportamento dinâmico

Com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, o Yuan Pro não é exatamente esportivo, mas entrega respostas imediatas ao acelerador, como se espera de um elétrico. Em manobras urbanas, ele se destaca pela leveza da direção elétrica e pelo bom diâmetro de giro (10,5 m), facilitando a condução em centros urbanos e vagas apertadas.

Empunhadura do volante é agradável e permite boa posição e dirigir graças aos ajustes de altura e distância; desenho do painel tem estilo moderno e agrada à primeira vista

Na estrada, o desempenho é seguro até os 120 km/h, com retomadas eficientes e comportamento neutro em curvas de raio longo. A assistência da direção diminui com a velocidade, o que transmite segurança, embora a sensação de conexão com o solo não seja das mais apuradas. Isso se justifica pela proposta familiar do modelo, que preza pelo conforto mais do que pela esportividade.

O controle de estabilidade atua de forma discreta, mas eficiente, em mudanças bruscas de direção ou situações de piso irregular. Os freios a disco nas quatro rodas, associados à regeneração ajustável em dois níveis (Normal e Forte), cumprem bem o papel.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conclusão

O BYD Yuan Pro chega ao mercado brasileiro com um posicionamento claro: ser a porta de entrada para o mundo de suves elétricos da marca. E consegue fazer isso sem parecer um produto depenado ou limitado demais. Ao contrário, entrega alcance aceitável para quem tem uso primordial na cidade, conforto dinâmico exemplar, baixo nível de ruído, e um conjunto elétrico eficiente.

Sua principal vantagem talvez esteja na calibração da suspensão para as condições brasileiras, algo que poucas marcas acertam logo. O bom compromisso entre conforto e dirigibilidade urbana é um diferenciador, especialmente para quem busca um carro elétrico prático e sem sustos no uso diário.

Traseira alta sem comprometer a visibilidade 360 graus

Ainda que não ofereça todo o requinte do Yuan Plus, o Yuan Pro mostra que a BYD sabe jogar em diferentes frentes, e que há espaço para uma gama elétrica mais ampla e acessível no Brasil. Resta agora ao consumidor fazer a conta e ver se os R$ 182.800 mil sugeridos justificam a proposta.

GB

FICHA TÉCNICA DO BYD YUAN PRO
MOTOR ELÉTRICO
Localização Dianteiro,, tração dianteira
Potência máxima (cv) 177
Torque máximo (m·kgf) 29,6
BATERIA
Tipo Blade (fosfato de ferro-lítio)
Capacidade (kW·h) 45,1
Carregamento AC até 6,6 kW, DC até 60 kW
TRANSMISSÃO
Tipo Acoplamento direto com redutor
SUSPENSÃO
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Diâmetro mínimo de giro (m) 10,5
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado / n.d.
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.310
Largura sem espelhos/com espelhos 1.830 / n.d.
Altura 1.675
Distância entre eixos 2.620
Distância mínima do solo 170 (em ordem de marcha)
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.550
Capacidade do porta-malas (L) 265 (1.210 com o encosto do banco traseiro rebatido)
PNEUS
Medida 215/60 R17
Estepe Temporário
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,9
Velocidade máxima (km/h) 160
CONSUMO ENERGÉTICO
MJ/km 0,51 (equivalente a 56,8 km/l de gasolina)
ALCANCE (km)
NEDC 380
Inmetro 250
GARANTIA
Veículo (anos) 6
Bateria de tração Blade (anos) 8
CONTEÚDO DO BYD YUAN PRO
EXTERIOR
Acendimento automático dos faróis
Ajuste manual da altura do facho dos faróis
Antena expressa no vidro traseiro
Faróis de LED
Iluminação temporizada após desligar o veículo
Lanternas traseiras de LED
Luz central dianteira tipo contínua
Luz de acompanhamento
Luz de neblina traseira
Luz de rodagem diurna
INTERIOR
Banco do motorista com ajuste elétrico em 6 direções
Banco do passageiro com ajuste elétrico e 4 direções
Banco traseiro bipartido rebatível
Bancos com revestimento Premium que imita couro
Carregamento de bateria de telefone celular sem fio
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Iluminação ambiente multicor
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Quadro de instrumentos 8,8? de cristal líquido
Tomada 12-V
Volante multifuncional com ajuste de altura e distância
AUXÍLIOS AO MOTORISTA E SEGURANÇA
Ajuste elétrico dos retrovisores externos
Alerta de cintos de segurança desatados
Ar-condicionado automático
Assistente de partida em aclives
Atualização remota pelo ar
Auxílio a estacionamento dianteiro com 2 radares
Auxílio a estacionamento traseiro com 4 radares
Bolsas infláveis dianteiras, laterais dianteiras e de cortina (dianteiro e traseiro)
Câmera 360º
Chave presencial
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Comando por voz
Compatibilidade com cartão NFC (aquisição na concessionária(
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade e tração
Desbloqueio elétrico do porta de carga
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Distribuição eletrônica das forças de frenagem
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Espelhos externos com desembaçador
Filtro de material particulado 2.5
Freio de estacionamento eletromecânico
Função de frenagem confortável
GPS integrado
Monitoramento da pressão dos pneus
Pacote de tráfego 4G
Portas USB (2 tipo A e 2 tipo C)
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Sistema de áudio com 6 alto-falantes
Sistema D-Link
Tela flutuante rotativa de 12,8?






Tags: #SUVCompacto#SUVelétricoBYD Yuan Pro EVGBGerson BoriniSUV compactosuve elétrico
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