A Nissan apresentou a nova picape híbrida plug-in Frontier Pro no Salão de Xangai, aberto ontem e que vai até 2 de maio. Juntamente com a Dongfeng Nissan N7, a picape representa o segundo de nove veículos elétricos (BEV) e elétricos híbridos plug-in (PHEV) que a Nissan planeja lançar na China até 2027.
Primeira picape PHEV da Nissan
Apesar do nome familiar, já que traz o sufixo “Pro”, a picape não tem relação com a Frontier Pro-X/Pro-4X comercializada atualmente nos Estados Unidos. O novo produto da Nissan é baseado na picape chinesa Dongfeng Nissan Z9, revelada no início deste ano.
Ao contrário de outros modelos Nissan que adotam o sistema e-Power, no qual o motor a gasolina apenas aciona um gerador, seu conjunto motriz consiste de um motor 4-cilindros a gasolina turbo de 1,5 litro e de um motor elétrico integrado à transmissão. Juntos, eles entregam 402 cv e 81 m·kgf de torque. O alcance em modo elétrico é de 135 km (ciclo CLTC). A Nissan, em seu comunicado não, informou a capacidade da bateria.

O Frontier Pro dispõe de suspensão traseira por eixo rígido com molas helicoidais e cinco braços de localização e tração integral inteligente que controla automaticamente a distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras.A suspensão dianteira é independente por braços triangulares superpostos com molas helicoidais A capacidade fora de estrada tem a contribuição de um bloqueio eletromecânico do diferencial traseiro. São quatro modos de condução: Híbrido, Elétrico, Desempenho e Neve.

O picape híbrido plug-in da Nissan mede 5.520 mm de comprimento, 1.960 mm de largura, 1.950 mm de altura e 3.300 mm de distância entre eixos. Peso bruto é de 2.540 kg. Modelo é dotado de rodas de 18 polegadas calçados com pneus 265/65 R18.
Visual inspirado na picape Nissan D21
O desenho ficou a cargo do estúdio da Nissan em Xangai, e sua característica marcante é o módulo de cinco elementos de LED que seguem em paralelo à borda do capô e acentuam a largura do utilitário. As três luzes centrais prestam uma sutil homenagem a uma das picapes mais icônicas da Nissan, a clássica Nissan/Datsun D21.

A cabine apresenta um acabamento na combinação em preto e amarelo. Há uma tela capacitiva de 14,6 polegadas no centro e um quadro de instrumentos digital de cristal líquido de 10 polegadas à frente do motorista. O teto solar panorâmico é padrão de fábrica. Como opcionais, há bancos dianteiros que podem ser aquecidos e ventilados, além de contarem com massageador.

Para as pessoas que apreciam a vida ao ar livre, a Nissan Frontier Pro oferece a função de fonte de energia elétrica para alimenta dispositivos externos a partir de uma tomada de 6 quilowatts na caçamba. Ainda, há trilhos de teto para fixação de carga e uma cobertura retrátil elétrica para a caçamba.
O Frontier Pro será produzido pela joint venture Dongfeng Nissan e estará à venda na China ainda em 2025. O picape eletrificado também será exportado, com os mercados sendo anunciados futuramente. Vale ressaltar que em março, a Nissan Argentina, anunciou que a produção das picapes Nissan Frontier será encerrada na fábrica de Santa Isabel, província de Córdoba, em novembro de 2025.
AN