O T-Cross acaba de ganhar a versão Extreme, que passa a ser a topo de gama do modelo. Baseada na versão Highline, conta com o motor 1,4 turbocarregado flex (250 TSI) cv e 25,5 m·kgf com gasolina ou álcool. O câmbio é automático epicíclico Aisin de 6 marchas.
As maçanetas e carcaça dos retrovisores são na cor preta; e detalhes em laranja aplicados no para-choque dianteiro e no emblema Extreme nas laterais. As rodas de 17″ têm novo desenho e são escurecidas. A coluna traseira, assim como nos outros modelos que carregam a versão aventureira, recebe o emblema alusivo à versão. Já os bancos têm novo revestimento com costura laranja, além do nome da versão aplicado nos encostos.

Vem de série com de ar-condicionado automático digital, câmera de ré, carregador de bateria de celular sem fio, retrovisores com rebatimento elétrico, quadro de instrumentos com tela de 10″, controle de cruzeiro adaptativo, faróis e lanternas de LED, seis bolsas infláveis, espelho interno eletrocrômico, entre outros. O modelo tem como opcional o pacote Adas (assistente de manutenção de faixa, monitor de ponto cego, assistente de baliza) que custa R$ 4.150, e teto solar panorâmico por R$ 7.550.
Além disso, o T-Cross é o primeiro modelo produzido em série no Brasil a receber uma cor fosca. Baseada no cinza Oliver, das picapes Amarok e Saveiro, o tom de verde acinzentado traz a opção de verniz fosco.

Apesar de parecer simples, o verniz de baixo brilho — como é chamado tecnicamente —, demanda um cuidado maior na aplicação para que seja homogêneo e consiga reduzir corretamente a refração da luz. Na cor nova aplicada ao T-Cross, entre 20% e 25% da luz é refletida apenas. Em comparação, uma pintura metálica convencional tem 100% de refração de luz, dando o brilho e cor que já conhecemos. A cor será limitada a 1.700 unidades, todas exclusivas para versão Extreme.

Como novidade para a linha 2026, ambas as versões de topo do T-Cross, Extreme e Highline, recebem barra iluminada na grade do radiador conectando os faróis.
O modelo está disponível a partir de hoje (7/4) para pedidos em toda a rede de concessionárias, com cinco opções de cores, sendo branco Puro e preto Ninja as sólidas, cinza Platinum como metálica e outras duas cores exclusivas da versão: cinza Ascot e cinza Oliver, oferecida em fosco e metálico. Vale destacar que, na pintura cinza Oliver fosca, o teto acompanha a cor da carroceria do veículo e, a partir dos modelos 2026, a opção de teto preto se torna exclusiva para a versão Extreme.
O T-Cross Extreme custa R$ 188.990 e a cor fosca tem um acréscimo de R$ 3.500.
Escambo na Volkswagen
O T-Cross Extreme pode ser adquirido por escambo, ou permuta, antiga — tempos de Brasil colônia — transação comercial sem envolver dinheiro, por troca de mercadorias. O time de Novos Negócios de Volkswagen fechou parceria com a Grão Direto, a maior plataforma de comercialização de grãos da América Latina. O acordo vai permitir que produtores rurais façam a compra de veículos Volkswagen fazendo o pagamento com grãos, modalidade conhecida no mundo agro como barter (escambo em inglês). Funciona assim: um produtor que deseja comprar um Novo T?Cross Extreme em Londrina, PR, pode pagá-locom 1.529 sacas de soja, na cotação o dia 3 de abril de 2025.
A VW diz na nota à imprensa que interessados podem procurar saber mais sobre o escambo no site da Grão Direto.
MF