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AS DIFERENÇAS ENTRE O VW FUSCA1600 E O VW FUSCA 1500 (“FUSCÃO”) BRASILEIROS

DETALHADA COMPARAÇÃO FOTOGRÁFICA ENTRE UM VW FUSCA 1600 NO ANO DE SEU LANÇAMENTO, 1975, E UM VW FUSCÃO 1500 QUE FOI DESCONTINUADO NAQUELE ANO.

Alexander Gromow por Alexander Gromow
12/05/2025
em AG, Falando de Fusca & Afins




Esta matéria é uma continuação da matéria anterior e quem irá descrever este estudo em detalhes também é o Hugo Bueno.


AS DIFERENÇAS ENTRE O VW FUSCA 1600 E O VW FUSCA 1500 (“FUSCÃO”) BRASILEIROS

Por: Hugo Bueno

Para quem gosta de automóveis, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) que se realiza todos os anos na cidade de Águas de Lindoia, SP proporciona, entre outras coisas, o contato direto com centenas de automóveis em exposição, o que muitas vezes é uma rara oportunidade de comparação entre modelos difíceis de se encontrar no dia a dia ou em eventos de menor porte de antigos.

Logo dos Encontros Brasileiros de Autos Antigos de Águas de Lindoia, SP

Foi isso que aconteceu em 2023 no 8º EBAA onde, como entusiasta da marca Volkswagen, tive a oportunidade de ver lado a lado dois dos modelos do VW Fusca 1975 quase idênticos e que foram personagens da controversa estratégia da Volkswagen do Brasil no longínquo ano de 1975.

Falo de um VW Fusca 1600 em seu ano de lançamento e um VW 1500 (“Fuscão”) em seu ano de encerramento da produção. Eu diria que, junto com o VW 1600S (“Bizorrão”), são os modelos mais raros de 1975, principalmente no excepcional estado em que se encontram e com seus históricos bem completos.

Realmente são duas raridades (foto de abertura) ue precisam ser conservadas. Ambos são ano-modelo 1975 e têm a mesma cor, branco Lótus, uma das mais marcantes da época. Nas fotos a seguir poderemos ver que, tirando a parte mecânica, as diferenças entre os modelos são bastante sutis, podendo confundir quem não conhece os detalhes da linha.

A posição das fotos abaixo segue a posição que os carros estavam no evento, como mostrado na foto de abertura, ou seja: VW 1600 à esquerda e VW 1500 “Fuscão” à direita (ou o VW 1600 em cima e o VW 1500 “Fuscão” embaixo em telas estreitas, formato retrato, como as de celulares).

A visão dos dois VW Fuscas, aparentemente iguais, lado a lado, chamou atenção de quem passava na área da exposição que concentrava os carros da marca Volkswagen.

Vistos de frente, não há diferenças entre VW Fusca 1600 e VW 1500 (“Fuscão”).

Observando a seção dianteira, é praticamente impossível diferenciar um do outro. Inclui-se aí a versão VW Fusca 1300-L, que possui as mesmas características desses dois acima. Só o VW Fusca 1300 e VW 1600S (“Bizorrão”), não mostrados aqui, ambos sem o friso do capô do porta-malas e no caso do VW Fusca 1300, as carcaças das luzes de direção (pisca-pisca) serem pintadas na cor do carro e não cromadas, diferenciam-se dos das fotos acima.

Aro 14” de 6 furos no VW Fusca 1600 e aro 15” de 20 furos no VW 1500 (“Fuscão”).
Detalhes das rodas e das lanternas traseiras dos dois modelos.

Nas laterais dianteira e traseira, a grande diferença é o modelo e o diâmetro das rodas utilizadas. O VW Fusca 1600 utiliza aro 14” com 6 furos de ventilação, roda que estreou no VW Brasília em 1973 e foi utilizada no VW 1600S (“Bizorrão”). Já o VW 1500 (“Fuscão”) utiliza aro 15” com 20 furos, roda compartilhada com o VW Fusca 1300 e com o VW Fusca 1300-L.

Emblemas na tampa do motor diferentes, 1600 e 1500 respectivamente. No mais, tudo igual.

Vistos por trás, a sutil diferença está no emblema na tampa do motor que indica a cilindrada do motor e consequentemente diferencia o modelo. O VW Fusca “de luxo”, como visto na matéria anterior, tinha o emblema “1300-L” na tampa do motor, o VW 1600S (“Bizorrão”) contava com o emblema “1600S”, sendo o “S” na cor vermelha. No caso do VW Fusca 1300, àquela altura já não tinha mais o emblema da cilindrada na tampa do motor.

O acendedor de cigarro (acessório) no VW Fusca 1600 e botão do afogador no VW 1500 (“Fuscão”), no mesmo lugar; grafismo dos instrumentos diferente. No mais, tudo igual.
Ambos os modelos usavam o mesmo padrão de estofamento.

Por dentro dos carros, volantes, bancos, laterais de porta, revestimentos do assoalho e do teto utilizam o mesmo padrão. No caso do VW Fusca 1300-L, o interior é o mesmo, sendo diferente apenas para o VW Fusca 1300, o modelo mais espartano, que além do painel sem revestimento, utilizava nos bancos um plástico mais áspero, o mesmo utilizado nos bancos do VW Kombi, inclusive no modelo Luxo.

O VW Fusca 1600 das fotos possuía alguns acessórios instalados, tais como acendedor de cigarro, rádio Bosch, tweeter (alto-falante de agudos) e pomo esportivo na alavanca de marchas. Reparem que em 1975 o pisca-alerta foi incorporado como item de série em todos os modelos. Para os mais observadores, há uma diferença de cores no debrum (barra de acabamento) do revestimento do assoalho, que no VW Fusca 1600 é preto e no VW 1500 (“Fuscão”) é cinza.

O mesmo padrão de estofamento para os bancos traseiros e cintos de segurança de mesmo modelo.

No interior da parte traseira, não há diferenças, ambos os modelos possuem vidros laterais fixos e os bancos, as laterais e até os cintos de segurança seguem o mesmo padrão de material e modelo.

No VW Fusca 1600 o velocímetro tem um grafismo mais moderno e escala de velocidade até 160 km/h. Já no VW 1500 (“Fuscão”) o velocímetro tem um grafismo mais antigo, escala de velocidade 140 km/h.

No caso dos instrumentos do painel, o VW Fusca 1600 utilizou o mesmo velocímetro do VW 1600S (“Bizorrão”) com um grafismo mais moderno, com fundo de escala do velocímetro de 160 km/h, o que demonstrava a intenção da Volkswagen de reforçar o caráter mais esportivo dessa versão.

No caso do VW Fusca 1500 (“Fuscão”), os instrumentos seguem o modelo básico, com o grafismo antigo e velocímetro com fundo de escala de 140 km/h. Os VW Fusca 1300 e 1300-L, utilizam esse mesmo modelo do VW Fusca 1500 (“Fuscão”) em seus instrumentos.

As plaquetas de cor e carroceria do VW Fusca 1600 e do VW Fusca 1500 (“Fuscão”), respectivamente.

Nestas plaquetas, conforme detalhado na matéria “Que plaqueta é esta?”, para o ano 1975 temos: os três primeiros números sendo o código da cor, no caso 001 referente à cor branco Lotus. Já os quatro últimos números se referem ao código da carroceria; de VW Fusca 1600 — código 5700 e do VW Fusca 1500 (“Fuscão”) — código 5000.

Os motores, do VW Fusca 1600 com dois carburadores e do VW Fusca 1500 (“Fuscão”) com um carburador.

Para concluir este estudo em detalhes, eis a grande diferença entre os dois modelos. No VW Fusca 1600: motor de 1.584 cm³, potência de 65 cv SAE, dupla carburação com afogador automático e filtro de ar a seco. E no VW Fusca 1500 (“Fuscão”): motor de 1.493 cm³ , potência de 52 cv SAE, carburação simples com afogador manual e filtro de ar a óleo. Notem que ambos utilizam o modelo original de bomba de combustível. Os números dos motores foram apagados para preservar a privacidade dos proprietários.

Características técnicas – VW Fusca 1600

MOTOR
Diâmetro dos cilindros: 85,5 mm
Curso dos pistões: 69,0 mm
Cilindrada: 1.584 cm³
Taxa de compressão: 7,2: 1
Carburadores: 2 Solex H 32 PDSI
Potência: 65 cv a 4.600 rpm
Torque: 11,7 m·kgf a 3.200 rpm
Distribuidor: com avanço automático, vácuo e centrífugo
Afogador: automático
Filtro de ar: a seco
Aceleração 0 a 80 km/h: 11,0 seg.
Aceleração 0 a 100 km/h: 17,3 seg.
Velocidade máxima: 134 km/h

RODAS E PNEUS
Rodas: 5J x 14
Pneus: 5.90 x 14

FREIOS
Dianteiros: a disco
Traseiro: a tambor

BITOLAS
Dianteira: 1.324 mm
Traseira: 1.365 mm

PESO (kg)
Em ordem de marcha: 800

DIMENSÕES
Comprimento: 4.026 mm
Largura: 1.540 mm
Altura: 1.485 mm
Entre-eixos: 2.400 mm
Distância mínima do solo: 147 mm

CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível: 41
Óleo do motor: 2,5
Câmbio/diferencial: 3,0

NORMAS SAE

Características técnicas – VW 150O (“Fuscão”)

MOTOR
Diâmetro dos cilindros: 83 mm
Curso dos pistões: 69 mm
Cilindrada: 1.493 cm³
Taxa de compressão: 6,8 : 1
Potência máxima: 52 cv

DESEMPENHO E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Velocidade máxima: 126 km/h
Consumo de combustível (gasolina): 11,7 km/l

CAPACIDADES (L)
Tanque de combustível: 41
Óleo do motor: 2,5
Óleo do câmbio/diferencial: 2,5

PORTA-MALAS (medidas médias, mm)
Comprimento: 600
Largura: 970
Altura: 260

DIMENSÕES (mm)
Comprimento: 4.026
Largura: 1.540
Altura: 1.500
Entre-eixos: 2.400
Bitola dianteira/traseira: 1.310 / 1.350
Distância mínima do solo: 152

PESOS (kg)
Em ordem de marcha: 800
Útil: 380
Peso bruto: 1.180
Admissível no eixo dianteiro/traseiro: 490 / 710

PORTA-PACOTES
Atrás do banco traseiro (medidas médias, mm)
Comprimento: 350
Largura: 930
Altura: 430
Capacidade (L): 140


Vídeo do 8º Encontro Brasileiro de Autos Antigo visto por drone

https://youtu.be/A6tcrIB_41o?si=F4Bv1J9saLj_2Od5


Este trabalho do Hugo Bueno é um excelente fecho da matéria anterior. As fotos dos automóveis são de autoria dele. Agradeço a ele por mais esta excelente participação nesta coluna.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFuscaHugo BuenoVW Fusca 1600VW Fuscão 1500
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