Após a aquisição de participação de 51% pelo Grupo Stellantis, em outubro de 2023, a Leapmotor iniciou de fato o seu ambicioso processo de internacionalização. Isso ficou evidente no Salão de Xangai, ocorrido no mês passado, local em que a marca apresentou seu portfólio de produtos focado em mobilidade elétrica (veículos elétricos a bateria e veículos elétricos de alcance estendido).
A nova Série B é um dos pilares dessa da estratégia global do fabricante chinês, que irá abranger uma inédita gama de produtos, com dois suves e um sedã, conhecidos pelas siglas B10, B05 e B01.

O primeiro membro da família B é o suve B10, lançado no início de abril. O modelo surpreendeu o mercado, com mais de 10 mil reservas na China em apenas uma hora. A Leapmotor confirmou durante o Salão de Xangai que o B10 estará disponível no Brasil. O suve elétrico a bateria foi o responsável por inaugurar a nova arquitetura Leap 3.5 que possui um alto grau de integração eletrônica, com diferentes sistemas (como controle de bateria, motor, Adas) que se convergem em uma só central, tudo administrado pelo chip Snapdragon 8155 da Qualcomm.

Sedã global
O segundo modelo da Série B, o sedã Leapmotor B01, estreou no Salão de Xangai. A Leapmotor não divulgou ainda os valores do sedã. Para referência, a faixa de preço do Leapmotor B10 é de 99.800 yuans (R$ 79 mil) a 129.800 yuans (R$ 103 mil), em conversão direta. Sobre a concorrência, o modelo da Leapmotor enfrentará na China, por exemplo, modelos como o Xpeng Mona 03, GAC Aion RT e o Toyota bZ3X.
Esteticamente, o B01 compartilha a mesma linguagem visual já vista no suve B10, com destaque para os faróis e lanternas do tipo passante. Visto de lateral, o três-volumes da Leapmotor, apresenta um desenho fluido e uma traseira curta. A Leapmotor divulga coeficiente de arrasto de aerodinâmico (Cx) de apenas 0,19.

O modelo mede 4.770 mm de comprimento, 1.880 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.730 mm entre eixos. As rodas são aro 18 polegadas e cobertas por pneus 225/45 R18.
A Leapmotor ainda não confirmou detalhes do trem de força e tão pouco sobre o pacote de baterias que o B01 irá utilizar. Caso, o sedã siga as configurações empregadas no suve B10, haverá duas opções de motor elétrico montado no eixo traseiro. A primeira é uma unidade de 177 cv e 17,8 m·kgf, enquanto a segunda é de 215 cv e 24,4 m·kgf.
A versão de 177 cv é alimentado por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 56,2 kW·h, que proporciona ao suve 510 km de alcance com uma única carga (padrão CLTC). O modelo dotado do motor elétrico de 215 cv conta com um pacote de bateria LFP de maior capacidade, de 67,1 kW·h, que, no suve, permite um alcance de 600 km (padrão CLTC).

Internamente, o B01 apresenta mesma disposição de comandos encontrados no B10, que incluem um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma tela tátil de infotenimento de alta definição 2.5K de 14,6 polegadas, tudo alimentado pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0 Plus. Vale mencionar que funcionalidade multi-slot, com seis furos, três no trilho superior e três na parte inferior, capaz de acomodar mesas dobráveis, suportes para celular e outros acessórios, é mantido no sedã B01.

Outras comodidades oferecidas ainda incluem um sistema de iluminação ambiente de 256 cores e a opção de um grande teto panorâmico. O espaço do porta-malas é de 460 litros, além de outros 70 litros sob o assoalho.
Referente a conectividade, o B01 é compatível com Huawei HiCar e CarLink. De fábrica, a Leapmotor já irá oferecer o sistema lidar fixado no teto. Isso habilita recursos de assistência à navegação automática em rodovias e áreas urbanas, além de capacidade de direção inteligente.
AN