Embora no AUTOentusiastas não façamos comparativos entre modelos de marcas diferentes, quando se trata de mesma marca é cabível, recomendável e interessante, como neste caso de avaliar o Chevrolet Equinox EV AWD fazendo referência ao Equinox Activ Turbo 1,5-l, que passou recentemente por nosso teste de uma semana. Ambos compartilham proposta familiar e dimensões semelhantes, mas adotam soluções técnicas muito distintas, e isso se reflete claramente na experiência ao volante.

O Equinox EV impressiona à primeira vista com seu design ousado e moderno, marcando claramente sua posição como veículo de nova geração. Suas dimensões: 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 1.611 mm de altura o tornam um suve médio bem adaptado à realidade brasileira, com presença marcante sem comprometer a agilidade no trânsito urbano.

Com um entre-eixos de 2.954 mm, o espaço interno é amplo e confortável para quatro adultos, oferecendo generoso vão para pernas e ombros. O passageiro central traseiro, porém, sofre com o desenho do encosto do banco, mais rígido e elevado, embora a ausência de túnel central represente um ganho significativo em conforto para os pés.
O porta-malas comporta expressivos 516 litros, mas peca pela ausência de uma cobertura de carga retrátil, um item simples que faz falta num carro com proposta familiar.
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Conjunto mecânico moderno
Um dos pontos altos do Equinox EV é seu conjunto de propulsão. Ao contrário da versão a combustão, que para tração AWD utiliza cardã e diferencial traseiro, o EV utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, que conferem tração integral (AWD) permanente. A potência máxima combinada é de 292 cv com torque máximo de 46 m·kgf, o suficiente para uma condução segura, entusiasmante e eficiente tanto no uso urbano quanto em estrada.

A suspensão independente nas quatro rodas utiliza o consagrado conjunto McPherson na dianteira e multibraço na traseira, garantindo bom controle da carroceria e estabilidade em curvas. No entanto, há detalhes que comprometem o refinamento do rodar, como abordarei adiante.

Silêncio do motor, mas ruído na rodagem
A expectativa por silêncio e conforto em um carro elétrico é alta e parcialmente atendida. O Equinox EV roda com silêncio mecânico absoluto, mas o nível de aspereza transmitido ao habitáculo é elevado, consequência direta dos pneus 245/55 R19 com pressão de 38 lb/pol² (PSI, pounds per square inch em inglês). Essa escolha de alta pressão já havia sido criticada no Blazer EV, e aqui repete o efeito: conforto comprometido em pisos irregulares, algo “marca registrada” nas vias brasileiras.
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Outro ponto a ser melhorado é a ausência de batentes hidráulicos de distensão nos amortecedores, o que resulta em batidas secas ao final de curso da suspensão em situações como lombadas. Fica claro que, apesar da boa geometria, o acerto fino da suspensão poderia evoluir com a adoção de soluções que os engenheiros brasileiros conhecem muito bem.

Desempenho elétrico e alcance real
A dirigibilidade do Equinox EV é suave e eficiente. A entrega de torque é instantânea, e o carro responde com prontidão aos comandos do acelerador. A regeneração de energia com função um-pedal é bem calibrada e facilita o dirigir urbano, além de contribuir para aumentar o alcance. O botão atrás do volante do lado esquerdo aumenta momentaneamente a intensidade de regeneração de energia, porém a falta de modulação inibe seu uso mais frequente.

Durante o teste, um percurso de 360 quilômetros por rodovias do interior consumiu 80% da carga da bateria, o que projeta um alcance realista de cerca de 450 km — muito próximo do homologado no ciclo do Inmetro (443 km). Trata-se de um bom desempenho dentro do segmento, especialmente considerando o porte do veículo e a tração integral.

Preço e posicionamento
No momento da publicação, o Chevrolet Equinox EV é oferecido no site oficial da marca por R$ 440.190, portanto acima do valor de lançamento que foi de R$ 419 mil. O valor o posiciona acima da versão a combustão, anunciado por R$ 279.800, mas justifica-se parcialmente pela tecnologia embarcada e maior alcance frente a concorrentes elétricos diretos.

Desde seu lançamento em novembro do ano passado, o Equinox EV emplacou 46 unidades no Brasil, um resultado ainda inferior ao que a marca esperava. Mas certamente o Spark EUV, que já aparece no site da marca e será lançado em breve, deverá mudar esse quadro.
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Conclusão
O Chevrolet Equinox EV é um suve elétrico bem resolvido, com excelente espaço interno para quatro ocupantes, comportamento dinâmico seguro e bom alcance. Seu desempenho tranquilo, aliado à tração integral e à tecnologia embarcada, o tornam uma opção relevante para quem busca eletrificação sem abrir mão de versatilidade.

No entanto, pontos como o conforto de rodagem limitado pelos pneus e suspensão, e a falta de itens simples como a cobertura retrátil do porta-malas e a ausência de fechamento automático dos vidros das portas, mostram que ainda há espaço para refinamento. Comparado ao Equinox Activ, o EV é mais moderno, mais eficiente e silencioso, mas cobra isso com um rodar menos confortável, uma escolha que o consumidor precisará ponderar com cuidado.
GB
FICHA TÉCNICA DO T EQUINOX EV 2025 | |
MOTOR | |
Descrição | Dois motores elétricos, tração integral |
Potência máxima total (cv) | 292 |
Torque máximo total (m·kgf) | 46 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 11,6 |
FREIOS | |
Sistema | Eletro-hidráulico, regenerativo |
Dianteiros e traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/ 431,8 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 7J x 19 |
Pneus | 245/55 R19 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Alcance Inmetro (km) | 443 |
Bateria (tipo) | Íons de lítio |
Capacidade (kW·h) | 85 |
Peso (kg) | 542 |
Número de células | 240 |
Garantia da bateria | 8 anos ou 160.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer |
TEMPOS DE RECARGA | |
Wall charger WEG acessório trifásico 380 V/32 A, máximo 22 kW | 4h42min 0 a 100% |
Carregador ultrarrápido (CC ilimitado a 150 kW) | 48 minutos (15% a 89% |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.840 |
Largura sem/com espelhos | 1.954 / 2.156 |
Altura com o rack de teto | 1.646 |
Distância entre eixos | 2.954 |
Distância mínima do solo | 163 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada/saída | 17,8 / 23,3 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.336 |
carga útil | 514 |
Porta-malas (L) | 516 |
Nota: Deixamos de publicar a lista de Conteúdo por ela não ser disponibilizada pela GM local.