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Home Avaliações

CHEVROLET EQUINOX EV AWD, NO USO

identicon por Gerson Borini
08/06/2025
em Avaliações, ELETROentusiastas, GB, Testes
Fotos: autor

Fotos: autor





Embora no AUTOentusiastas não façamos comparativos entre modelos de marcas diferentes, quando se trata de mesma marca é cabível, recomendável e interessante, como neste caso de avaliar o Chevrolet Equinox EV AWD fazendo referência ao Equinox Activ Turbo 1,5-l, que passou recentemente por nosso teste de uma semana. Ambos compartilham proposta familiar e dimensões semelhantes, mas adotam soluções técnicas muito distintas, e isso se reflete claramente na experiência ao volante.

A traseira desta versão EV difere totalmente da versão a combustão tendo a eliminação da terceira janela e lanternas em formato horizontal

O Equinox EV impressiona à primeira vista com seu design ousado e moderno, marcando claramente sua posição como veículo de nova geração. Suas dimensões: 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 1.611 mm de altura o tornam um suve médio bem adaptado à realidade brasileira, com presença marcante sem comprometer a agilidade no trânsito urbano.

Porta de carregamento está situado no para-lama dianteiro esquerdo e permite cargas AC de até 22 kW e DC de até 150 kW

Com um entre-eixos de 2.954 mm, o espaço interno é amplo e confortável para quatro adultos, oferecendo generoso vão para pernas e ombros. O passageiro central traseiro, porém, sofre com o desenho do encosto do banco, mais rígido e elevado, embora a ausência de túnel central represente um ganho significativo em conforto para os pés.

O porta-malas comporta expressivos 516 litros, mas peca pela ausência de uma cobertura de carga retrátil, um item simples que faz falta num carro com proposta familiar.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conjunto mecânico moderno

Um dos pontos altos do Equinox EV é seu conjunto de propulsão. Ao contrário da versão a combustão, que para tração AWD utiliza cardã e diferencial traseiro, o EV utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, que conferem tração integral (AWD) permanente. A potência máxima combinada é de 292 cv com torque máximo de 46 m·kgf, o suficiente para uma condução segura, entusiasmante e eficiente tanto no uso urbano quanto em estrada.

Sistemas de controle da bateria são atualizados em relação ao Bolt EUV já testado pois este veículo já utiliza a nova bateria Ultium de 85 kW.h

A suspensão independente nas quatro rodas utiliza o consagrado conjunto McPherson na dianteira e multibraço na traseira, garantindo bom controle da carroceria e estabilidade em curvas. No entanto, há detalhes que comprometem o refinamento do rodar, como abordarei adiante.

Tradicional sistema de suspensão McPherson na dianteira e multibraço na traseira poderia ter uma calibração mais brasileira

Silêncio do motor, mas ruído na rodagem

A expectativa por silêncio e conforto em um carro elétrico é alta e parcialmente atendida. O Equinox EV roda com silêncio mecânico absoluto, mas o nível de aspereza transmitido ao habitáculo é elevado, consequência direta dos pneus 245/55 R19 com pressão de 38 lb/pol² (PSI, pounds per square inch em inglês). Essa escolha de alta pressão já havia sido criticada no Blazer EV, e aqui repete o efeito: conforto comprometido em pisos irregulares, algo “marca registrada” nas vias brasileiras.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Outro ponto a ser melhorado é a ausência de batentes hidráulicos de distensão nos amortecedores, o que resulta em batidas secas ao final de curso da suspensão em situações como lombadas. Fica claro que, apesar da boa geometria, o acerto fino da suspensão poderia evoluir com a adoção de soluções que os engenheiros brasileiros conhecem muito bem.

Silhueta mostra inclinação mais acentuada do para-brisa e do vidro vigia traseiro

Desempenho elétrico e alcance real

A dirigibilidade do Equinox EV é suave e eficiente. A entrega de torque é instantânea, e o carro responde com prontidão aos comandos do acelerador. A regeneração de energia com função um-pedal é bem calibrada e facilita o dirigir urbano, além de contribuir para aumentar o alcance. O botão atrás do volante do lado esquerdo aumenta momentaneamente a intensidade de regeneração de energia, porém a falta de modulação inibe seu uso mais frequente.

Alavanca de câmbio do lado direito da coluna de direção, comando dos limpadores de para-brisa junto com a chave de seta e botão atrás do volante para aumentar a intensidade de regeneração na desaceleração são comandos que requerem tempo para se acostumar no uso

Durante o teste, um percurso de 360 quilômetros por rodovias do interior consumiu 80% da carga da bateria, o que projeta um alcance realista de cerca de 450 km — muito próximo do homologado no ciclo do Inmetro (443 km). Trata-se de um bom desempenho dentro do segmento, especialmente considerando o porte do veículo e a tração integral.

Quadro de instrumentos e configurável podendo até projetar o mapa de navegação, liberando a tela do multimídia para outras funções e ajustes

Preço e posicionamento

No momento da publicação, o Chevrolet Equinox EV é oferecido no site oficial da marca por R$ 440.190, portanto acima do valor de lançamento que foi de R$ 419 mil. O valor o posiciona acima da versão a combustão, anunciado por R$ 279.800, mas justifica-se parcialmente pela tecnologia embarcada e maior alcance frente a concorrentes elétricos diretos.

Iluminação em LED é eficiente e conta com farol alto automático para maior conforto e. principalmente, segurança

Desde seu lançamento em novembro do ano passado, o Equinox EV emplacou 46 unidades no Brasil, um resultado ainda inferior ao que a marca esperava. Mas certamente o Spark EUV, que já aparece no site da marca e será lançado em breve, deverá mudar esse quadro.

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Conclusão

O Chevrolet Equinox EV é um suve elétrico bem resolvido, com excelente espaço interno para quatro ocupantes, comportamento dinâmico seguro e bom alcance. Seu desempenho tranquilo, aliado à tração integral e à tecnologia embarcada, o tornam uma opção relevante para quem busca eletrificação sem abrir mão de versatilidade.

Tradicional foto AE

No entanto, pontos como o conforto de rodagem limitado pelos pneus e suspensão, e a falta de itens simples como a cobertura retrátil do porta-malas e a ausência de fechamento automático dos vidros das portas, mostram que ainda há espaço para refinamento. Comparado ao Equinox Activ, o EV é mais moderno, mais eficiente e silencioso, mas cobra isso com um rodar menos confortável, uma escolha que o consumidor precisará ponderar com cuidado.

GB

FICHA TÉCNICA DO T EQUINOX EV 2025
MOTOR
Descrição Dois motores elétricos, tração integral
Potência máxima total (cv) 292
Torque máximo total (m·kgf) 46
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Independente, multibraço
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Diâmetro mínimo de giro (m) 11,6
FREIOS
Sistema Eletro-hidráulico, regenerativo
Dianteiros e traseiros (Ø mm) Disco ventilado/ 431,8 mm
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7J x 19
Pneus 245/55 R19
SISTEMA ELÉTRICO
Alcance Inmetro (km) 443
Bateria (tipo) Íons de lítio
Capacidade (kW·h) 85
Peso (kg) 542
Número de células 240
Garantia da bateria 8 anos ou 160.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer
TEMPOS DE RECARGA
Wall charger WEG acessório trifásico 380 V/32 A, máximo 22 kW 4h42min 0 a 100%
Carregador ultrarrápido (CC ilimitado a 150 kW) 48 minutos (15% a 89%
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.840
Largura sem/com espelhos 1.954 / 2.156
Altura com o rack de teto 1.646
Distância entre eixos 2.954
Distância mínima do solo 163
ÂNGULOS (º)
Entrada/saída 17,8 / 23,3
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 2.336
carga útil 514
Porta-malas (L) 516

Nota: Deixamos de publicar a lista de Conteúdo por ela não ser disponibilizada pela GM local.







Tags: #SUVelétricoC-SUVChevrolet Equinox EV AWDGBGerson Borinisuve elétricosuve médio
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