• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

COM TANTA DEMANDA POR SUVES, POR QUE TANTO ATRASO DO YARIS CROSS?

TOYOTA CHORA NO BRASIL PELO ENORME ATRASO DO SUVE COMPACTO. MAS RI PELO SUCESSO DE UM CARRO QUE AINDA NEM DEU AS CARAS NO MERCADO

identicon por Boris Feldman
07/06/2025
em BF, Colunas, Opinião de Boris Feldman
Toyota Yaris Cross HEV (Foto: Divulgação Toyota)

Toyota Yaris Cross HEV (Foto: Divulgação Toyota)





A Toyota está aflita para lançar mais um suve no Brasil e a resposta — na medida certa — é o Yaris Cross. Fácil imaginar que um suve compacto, para brigar com os lideres VW T-Cross ou Hyundai Creta é sucesso garantido. Seu irmão maior, o Corolla Cross foi um bom exemplo: um projeto que deixou a desejar, com porta-malas e conforto (suspensão traseira) inferiores aos do irmão sedã, silenciador dependurado atrás do para-choque, freio de estacionamento a pedal e outras mazelas. Mas nenhuma surpresa estar entre os campeões de vendas, com clientes longe da racionalidade e que pagam mais por menos. Os diretores da marca sabiam ser desnecessário caprichar no projeto por estarem seguros de três pilares que garantiriam o sucesso do suve: Toyota no nome, Corolla no sobrenome, Cross na carroceria.

Uma fraude atrás da outra

Então, por que tanta demora para o lançamento do Yaris Cross no Brasil, previsto inicialmente para o ano passado? A Toyota foi postergando a data várias vezes, a primeira por um motivo inconfessável: flagrada no Japão fraudando testes de certificação do modelo realizados por sua subsidiária Daihatsu. Carros (pré-serie) que seriam atirados contra a parede de concreto receberam um “tratamento especial” (reforço estrutural) para burlar o crash-test e facilitar sua aprovação pelo governo. Diante do escândalo, foi necessário refazer o projeto dos envolvidos: Yaris Cross, Corolla Fielder e Corolla sedã (Axio). Aliás, por falar em fraude, uma outra com sua parceira Hino, fábrica de caminhões também flagrada em 2023: desde 2003 ela adulterava resultados de emissões nos motores diesel e cerca de 60 mil unidades foram revocadas para correção.

Além da demora para se refazer o projeto do Yaris Cross, a Toyota alega também atraso provocado pelas obras na fábrica de Sorocaba, onde ele será produzido. A segunda data de lançamento para o Brasil (julho de 2025) também não vingou e foi alterada para o segundo semestre deste ano. Mas a força da marca é imbatível e a fila de pretendentes para adquiri-lo em vários países se repete no Brasil, onde ele sequer foi lançado. Diretores da Toyota no Brasil não sabem se choram pelo atraso ou se riem pelo sucesso de um modelo que sequer deu as caras no mercado.

A fraude nos testes do Yaris é mais um deslize que a Toyota enfrenta no mundo e já deve ter provocado problemas na coluna de seu presidente, tantas vezes se curvou diante do auditório (tradição japonesa) nos últimos anos para as desculpas oficiais pelos deslizes.

Corolla, só com gasolina

No Brasil, a empresa ainda tem uma preocupação adicional com a mecânica do novo Yaris. Como será híbrido (o único suve compacto com esta motorização no mercado), seus engenheiros devem estar preocupados para que não se repita o mesmo problema que a marca enfrenta com o Corolla. Como assim?

Motoristas que o abastecem com álcool sofrem com os bicos (válvulas) injetores. Um deles, entrevistado, afirmou que a própria concessionária (em Belo Horizonte) recomenda o uso exclusivo de gasolina, para evitar falhas nos motores. As principais são dificuldade de pegar e marcha-lenta irregular principalmente nas manhãs, no caso do sistema de injeção direta.

Ora, no momento em que se incentiva — até por questões ambientais — o uso do álcool, sem problemas registrados em outras marcas, é um contrassenso e vai na contramão da história recomendar o combustível fóssil a esta altura do campeonato.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br







Próximo
Imagem: Credicitrus

STELLANTIS APRESENTA A CIRCULAR AUTOPEÇAS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17