Aqui na coluna “Falando de Fusca & Afins” já apresentamos o Tempo Matador¹ e falamos bastante sobre motorhomes com a mecânica do VW Kombi². Chegou a hora de dar um passo adiante e mesclar estes itens com um motor de Porsche 356 e ver no que isto vai dar.
Na história automobilística, alguns veículos se destacam não apenas pelo desempenho ou design, mas pela sua absoluta improbabilidade. Entre eles, o Motorhome Porsche Mikafa Tempo Sport de 1955 reina soberano — um verdadeiro unicórnio que combina a presença inesperada da engenharia do motor Porsche com o charme utilitário de um motorhome do pós-guerra. Mais do que uma curiosidade, essa máquina incrivelmente rara oferece um vislumbre fascinante da engenhosidade, das colaborações improváveis e da crescente cultura de lazer na Alemanha dos anos 1950.

À primeira vista, a ideia de um motorhome Porsche parece quase paradoxal. Afinal, a Porsche é famosa por seus carros esporte refinados, evocando imagens de velocidade e precisão — não de viagens relaxantes e noites sob as estrelas. No entanto, o Motorhome Porsche Mikafa Tempo Sport existiu de verdade, embora sua linhagem seja mais complexa do que um simples logotipo pode sugerir. Ele não foi produzido diretamente na fábrica da Porsche em Stuttgart/Zuffenhausen, mas nasceu de uma colaboração única entre Mikafa, uma encarroçadora alemã com experiência em fabricação aeronáutica, e a Tempo, uma fabricante de veículos comerciais leves.

A Mikafa, abreviação de „Mindener Karosserie und Fahrzeugbau“ (Fábrica de Carrocerias e Construção de Veículos de Minden, que é uma cidade alemã do estado da Renânia do Norte-Vestfália), redirecionou seu foco da construção de fuselagens de aviões para o design de motorhomes leves e de alta qualidade no pós-guerra.

Sua expertise em construção de alumínio de precisão, adquirida nos céus, foi perfeitamente adaptada para a estrada, resultando em veículos recreativos duráveis e sofisticados. A base para esses motorhomes foi fornecida pela Tempo, com seu chassi Tempo Matador, uma plataforma de tração dianteira em que o motor ficava atrás do eixo dianteiro, acessível por uma escotilha logo atrás dos bancos do motorista e do passageiro. Essa configuração engenhosa contribuiu para um interior surpreendentemente espaçoso.

Mas o que realmente eleva a variante Sport do Motorhome Mikafa Tempo à categoria de lenda é seu motor: um boxer de quatro cilindros retirado diretamente de um Porsche 356. Em 1955, esses motores produziam cerca de 60 cv de potência. Pode parecer modesto pelos padrões atuais, mas para um motorhome da época, era um grande avanço comparado às alternativas menos potentes. Este motor Porsche, aliado ao emblemático logotipo da marca, transformou um veículo prático em algo muito mais exótico e desejável.
É importante, no entanto, moderar as expectativas de velocidade. Apesar do rótulo movido a Porsche evocar imagens de performance impressionante, a realidade era um pouco diferente. Movendo um veículo robusto de cerca de 1.800 kg, mesmo 60 cv de potência não eram suficientes para proporcionar acelerações empolgantes.
Os proprietários frequentemente descrevem a condução do Motorhome Porsche Mikafa Tempo Sport como tranquila, no melhor dos casos. Este era um veículo pensado para viagens confortáveis e para desfrutar do destino, e não para velocidade. De fato, alguns exemplares sobreviventes podem ter tido seus motores Porsche substituídos ao longo das décadas por motores boxer da Volkswagen, mais comuns e acessíveis, mas menos potentes – um reflexo dos desafios de manter um trem de força tão raro.
O verdadeiro encanto do Motorhome Mikafa Tempo Sport não reside apenas no motor, mas na atenção meticulosa ao seu design e construção. A Mikafa aplicou sua experiência aeronáutica ao uso de carrocerias leves de alumínio, contribuindo para seu peso gerenciável e sua durabilidade impressionante.
Estes motorhomes não eram produzidos em massa, mas feitos sob encomenda entre 1955 e 1959, permitindo um nível de personalização que tornava cada unidade única.
Ao entrar, é como ser transportado para uma época passada de conforto pitoresco. Os interiores eram feitos para praticidade e relaxamento, contando com uma pequena cozinha bem equipada, incluindo uma mesa dobrável, um fogão compacto, uma pia e até uma geladeira Electrolux – um luxo surpreendente para a época.

Bancos estofados criavam um ambiente aconchegante, complementados por armários espaçosos. Janelas de acrílico deslizantes e pop-out permitiam uma excelente ventilação, aprimorada ainda mais por um teto solar inovador.

O lugar do motorista, embora espartano para os padrões modernos, exibia instrumentos VDO num charmoso painel de madeira.

E, para tornar a experiência ainda mais completa, o motorhome contava com um banheiro funcional — um diferenciador considerável para um veículo do seu tamanho e época.

A raridade do Porsche Mikafa Tempo Sport Motorhome não pode ser exagerada. Estima-se que apenas três unidades da versão Sport, equipadas com o motor Porsche 356 de fábrica e seu emblemático logotipo, tenham sido produzidas. Isso o torna um dos motorhomes mais cobiçados e misteriosos já criados — um verdadeiro santo graal para colecionadores apaixonados por Porsche e veículos vintage.

Abaixo a foto ampliada do detalhe do logotipo Porsche e da placa traseira (com os números cobertos) indicando o estado americano de Utah. Observando que o logotipo Porsche é o nome PORSCHE com o famoso grafismo mostrado já no primeiro Porsche fabricado o 356/1 de 1948:

O Motorhome Porsche Mikafa Tempo Sport de 1955 é um testemunho fascinante de uma era de inovação e colaboração entre indústrias na Alemanha do pós-guerra. Uma máquina que desafia rótulos, misturando o prestígio da Porsche com a funcionalidade de um motorhome baseado no Tempo Matador.
Mais do que um simples veículo, ele representa um pedaço único da história automobilística — um lembrete de que, às vezes, as criações mais extraordinárias surgem das parcerias mais improváveis. Seu apelo não está na velocidade, mas sim em sua raridade incomparável, seu design encantador dos anos 1950 e na ousadia de sua própria existência.
O prestígio do Motorhome Porsche Mikafa Tempo Sport levou a Autocult a produzir uma miniatura sua em escala 1:43:

O Motorhome Porsche Tempo Mikafa Sport de 1955 apresentado nesta matéria, foi listado como Lote S100 no Leilão Mecum Monterey 2019, realizado no sábado, 17 de agosto, foi vendido. Ele foi arrematado por US$ 187.000,00 superando a estimativa pré-leilão de até US$ 150.000,00. Ele é um dos três exemplares do modelo “Sport” fabricados. Como visto nas fotos desta matéria ele está em estado original não restaurado, mas está em excelente estado de conservação.
Há um segundo exemplar nos EUA, registrado na Califórnia, que mostra que estes motorhomes fabricados pela Mikafa atendiam às especificações dos clientes, pois este não tinha o banheiro, como pode ser visto no vídeo abaixo gravado no formato retrato. Este exemplar foi meticulosamente restaurado. O vídeo (01:00) feito pelo Justin Baczek no evento Air|Water 2025 realizado no OC Fair & Event Center da cidade de Costa Mesa na Califórnia em abril, dedicado a veículos Porsche, é apresentado no Instagram “justbac”. Neste exemplar o motor ainda é Porsche e ele fica exposto atrás de uma estrutura de vidro transparente, veja no instante 00:30 do vídeo:
Referências de matérias citadas acima:
(¹) – O incrível veículo Tempo Matador
(²) – Kombis que levam a casa nas costas – Parte 1 É uma matéria em cinco partes e os links para as demais partes estão nas partes em si.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.