O Dia Mundial do VW Fusca completou 30 anos neste domingo (22 de junho). Eu gostaria de mostrar nesta matéria, publicada um dia depois da maioria das comemorações, alguns cartazes de eventos e adesivos comemorativos deste ano.
A maioria dos cartazes e adesivos que colecionei este ano vieram através do Facebook, certamente é uma seleção bem menor do que ocorreu na realidade, mas acho que já será possível se ter uma ideia da abrangência desta data.
De início um comentário sobre a foto de abertura. Trata-se de um dos cartazes feito pelo grupo chileno “Entreamigos VW” que foi adequado ao tamanho requerido pelo site. Agradeço ao Beetleprint Tadi (Clau) pela execução deste desenho e sua publicação na portada de sua página no Facebook. Chamo a sua atenção para a placa do VW Fusca.
Vamos à nossa galeria de exemplos de diversos países pelo mundo, em ordem alfabética:
Argentina
A comemoração deste ano e que uniu a vários clubes foi o tradicional passeio noturno que saiu do Planetário e percorreu várias ruas e avenidas da cidade em especial a Avenida 9 de Julho com o seu famosos obelisco que aparece no cartaz que convoca para o evento que ocorreu no dia 19 de junho com grande adesão de VW Fuscas de todas as idades:

O Dia Mundial é comemorado há muitos anos na Argentina
Bolívia
O amigo Jose Luis Illanes do “Club de Petas” de La Paz, capital da Bolívia enviou o cartaz comemorativo do Dia Mundial. Peta é o apelido do Fusca na Bolívia.

Brasil
O Dia Mundial é comemorado em muitas cidades brasileiras e eu escolhi um exemplo de cartaz que ficou com a responsabilidade de representar centenas de outros.
Trata-se do cartaz do evento do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Belford Roxo. O detalhe deste evento é que há alguns anos os ganhadores das categorias VW Fusca mais antigo e VW Fusca destaque recebem um troféu que leva o meu nome, uma iniciativa do amigo Guilherme King.


Chile
Além do cartaz da foto de abertura o grupo “Entreamigos VW” elaborou este adesivo:

Colômbia
O amigo Rodrigo Kurmen Figueroa, como já é uma tradição, organizou a comemoração do Dia Mundial no Centro Comercial de Bima, na capital Santa Fé de Bogotá. Este evento foi realizado no dia 15 de junho e a convocação do pessoal também foi feita pelo Facebook:

Grécia
O clube é o “VW Fan Club Kefalonia Greece” que fica em Kefalonia que é a maior das Ilhas Jônicas, no oeste da Grécia. O meu amigo de lá é o Charis Amourgis que anos atrás traduziu a Declaração de Bad Camberg para o grego!

Guatemala
A garage “La Fusca” da cidade de Cobán, Guatemala, comemora o Dia Mundial do VW Fusca de 2025 com este cartaz:

Honduras
O clube “Volks Club Honduras” realizou no dia 22 de junho sua “GRAN CARAVANA” às 10 horas e depois às 12 horas uma exposição dos carros participantes no Parque Cerro Juana Lainez, na capital Tegucigalpa. Esta é a 12ª edição deste evento que vai oferecer música, entretenimento, gastronomia em um ambiente 100% familiar. Informação passada por Francisco Ponce.

Indonésia
O clube “Bali Volkswagen Division”, que já comemora o Dia Mundial por muitos anos, organizou um evento ecológico em favor das tartarugas. Foi na Praia de Bianung, em Kesiman, Denpasar na Ilha de Bali. Lá, no domingo dia 22 de junho, eles comemoraram o Dia Mundial do Fusca limpando a praia e soltando filhotes de tartaruga! Daí a tartaruguinha no cartaz do evento, que traz no seu “peito” o logo do “Bali Volkswagen Division”.
Parabéns por este importante evento, e os Fuscas de Bali ajudando a manter as tartarugas de lá. Este evento teve o apoio da Associação de Clubes Volkswagen da Indonésia. Este cartaz me foi enviado pelo Karma Putra.

Itália
Segundo o gestor do evento 11º Raduno Internazionali Bulli&Maggiolini – 11º Encontro Internacional de Kombi & Fusca, Maurangelo Monterisi, este evento comemora o Dia Mundial do VW Fusca. Foi um evento de três dias que foi realizado em Bari, Itália.

Também foram realizados eventos pelo Dia Mundial em outras cidades como Nápoles.
Japão
O clube é o “KdF VOLKSWAGEN owners club OF JAPAN” de Maebashi que é a capital da prefeitura de Gunma, localizada na região de Kanto, no centro de Honshu. Eles comemoram o Dia Mundial há vários anos. Maebashi está a cerca de 100 km a noroeste de Tóquio. Meu contato lá é o amigo de longa data o Atsushi Nobusan, um grande conhecedor do VW Fusca, autor de um excelente livro sobre o assunto: “Eu quero abraçar o Volkswagen”, publicado em 2002.
O evento de 2025 começou com um desfile pelas ruas de Maebashi, depois os carros ficaram expostos na rua principal da cidade.

México
Há vários clubes que festejam ao Dia Mundial do VW Fusca no México, dentre eles eu selecionei um para representar todos eles.
O clube escolhido foi o “Escarabajos de Huajuapan” que realizou um comboio pelas ruas da cidade no dia 22 de junho e depois foi feito um encontro de confraternização no balneário “El Mezquital” onde os participantes puderam fazer seu churrasco num clima de convivência amiga. O convite para o evento foi para todos os tipos de VW Escarabajo: clássicos, custom, rali, drag, patina, rat look…

Peru
O Peru é um caso à parte, graças a coordenação feita por Sofia Timaná, assessorada pelo Murdock Cárdenas, da “Comunidad Volkswagen del Perú”, foi realizada uma Caravana Nacional pelo Dia Mundial que em 2025 abrangeu 25 cidades num megaevento peruano. A meta para o ano que vem é aumentar a quantidade de cidades participantes.

Além desta tradicional caravana, a “Comunidad Volkswagen del Perú” ainda vai organizar um grande evento com exposição de carros que será a 12ª edição do “FESTIVOLKS” que será realizado no dia 29 de junho no Centro Cívico de Comas, também em comemoração do Dia Mundial:

As notas de dinheiro do “Banco Central de Escarabajos del Perú”
Já é uma tradição do eventos da “Comunidad Volkswagen del Perú” de brindar os participantes dos eventos com estas notas desenhadas pelo John Arias. A indicação do “Banco Central de Escarabajos del Perú” é uma brincadeira com o “Banco Central de Reserva del Perú”, que é a entidade que imprime o dinheiro do Peru. O John Arias também fez o cartaz do “FESTIVOLKS”.
A nota do ano passado foi a seguinte:

Já para 2025 o John caprichou, desenhou quatro notas, três dedicadas para as montanhas, a costa e a floresta peruanas; uma quarta nota mescla estas três regiões:




Um trabalho muito interessante que une o hobby pelo VW Fusca e as tradições e regiões típicas do Peru.
Há mais movimentos de fãs do VW Fusca organizando eventos no Peru, o que faz deste país um expoente no que se refere às múltiplas comemorações do Dia Mundial do VW Fusca.
República Dominicana
Neste país insular que divide a Ilha Espanhola com o Haiti, a comemoração do “Día Mundial del Cepillo” já é uma tradição. Cepillo é o apelido do VW Fusca na República Dominicana.

Venezuela
O “Club VW Maracay” da cidade de Maracay-Aragua-Venezuela enviou o seu lindo logotipo para o Dia Mundial. Maracay fica a 120 km a oeste de Caracas no litoral do Oceano Pacífico.

Reitero que esta é só uma amostra, há muito mais. Como eu disse estes exemplos representam os eventos de cada um de seus países, respeitando o fato que outros grupos também festejaram a data.
Em tempo, ainda estou recolhendo imagens de cartazes e adesivos pelo Dia Mundial do VW Fusca 2025, se você tiver este tipo de material por favor me envie ou por minha redes sociais ou pelo e-mail abaixo.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.