Na semana passada contei minha experiência de organizar o passeio de moto de um grupo para conhecer a eclusa de Barra Bonita, localizada na região próxima a Bauru. Uma experiência inesquecível. Quem não leu a matéria, vale a pena.
Ao contrário da ida a Barra Bonita conhecer a eclusa, um programa de lazer de fim de semana associado a um belo passeio de motocicleta, os fatos de hoje são relacionados a trabalho, à minha vida profissional quando estava na Volkswagen e, nos quatro últimos anos, “emprestado” (prestando serviços) à Audi e que também resultaram em passeios incríveis. Esses sempre faziam parte do programa como maneira de promover momentos de relaxamento e descontração dos participantes.
Por isso, os dois passeios que conto hoje foram nas cidades alemãs de Heidelberg (Volkswagen) e Frankfurt (Audi).
Heidelberg
Fui a Heidelberg (foto de abertura) para a reunião anual da Assistência Técnica de Produto com todo o time mundial da Volkswagen. A reuniões eram ações da matriz e sempre ocorriam fora da fábrica de Wolfsburg, podendo ser em cidades alemãs, europeias ou mesmo nos Estados Unidos. A organização da reunião em Heidelberg programou um passeio à eclusa do rio Neckar.
Heidelberg é uma cidade de mais de 150 mil habitantes e muito conhecida em toda Europa como a cidade dos universitários, é lá que fica a mais antiga universidade da Alemanha, fundada em 1386 e que leva o nome da cidade.
O rio Neckar, graças às eclusas, tornou-se navegável tanto para o progresso da região quanto para o turismo, o representa também uma fonte de receita para esta cidade medieval (fundada em 1196) e que os Aliados, milagrosamente, pouparam dos bombardeios na Segunda Guerra Mundial. Pelo rio Neckar são transportados anualmente mais de 7,5 milhões de toneladas de produtos. Sua extensão é de 367 km e ele é um dos 10 (é o 8º) mais importantes afluentes do importante rio Reno, do qual falarei depois.
O rio Neckar nasce na região da Floresta Negra, que tive o prazer de conhecer no inverno de 1987 quando pela primeira vez pude ver neve de verdade. Quando digo isto é porque a região é privilegiada no volume de neve a cada inverno. Mais de dois metros de neve costumam ficar acumulados nas principais rodovias e acessos a estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis.
Os pontos turísticos mais importantes de Heidelberg são o centro medieval com suas ruas estreitas e piso da época muito bem conservado, a igreja e a ponte de tijolos sobre o rio Neckar (visível na foto de abertura), hoje utilizada somente para pedestres e de onde se tem uma das melhores vistas da cidade.
A cidade oferece num raio de 35 quilômetros passeios muito interessantes, que incluem alguns castelos. Os melhores, porém, são os realizados de barco.
O rio Neckar tem várias eclusas, mas a mais utilizada é a que fica bem em frente ao centro da cidade. O rio apresenta ao longo de seu curso vários desníveis e somente devido à construção destas eclusas é que se tornou 100% navegável. Nas fotos abaixo tem-se ideia do ambiente e da operação da reclusa.
Na margem esquerda do rio ficam localizadas as casas de luxo da região e os bonitos e luxuosos hotéis que hospedam turistas do mundo inteiro.
A cidade de Heidelberg, que tem em seu nome parte do meu sobrenome, é uma das grandes opções de turismo quando se vai à Alemanha; se for o seu caso, não deixe de colocá-la em seu roteiro, você não se arrependerá!
FRANKFURT
Esta outra ida à Alemanha foi em setembro de 1997, quando a Audi AG e a Senna Import, então representante da marca aqui no Brasil, convidaram os titulares das concessionárias no Brasil para uma reunião de negócios que sempre envolve falar de novos produtos, planos e metas. Mas em meio ao trabalho as duas empresas proporcionaram aos concessionários um verdadeiro prazer de navegação e turismo pela região. Na época eu ainda trabalhava “emprestado” na matriz da Audi em Ingolstadt e por falar fluentemente o alemão e logicamente o português, fui convidado a participar deste passeio — a serviço, é claro. Não posso reclamar de nada, foi fantástico.
Não escondo que sou grande admirador da Alemanha por razões óbvias — meus pais eram alemães — e assim calhou que as principais empresas onde trabalhei (VW e Audi) eram alemãs. Sobretudo, admiro o espírito de luta do povo que fez ressurgir uma poderosa nação praticamente do nada, arrasada que foi na Segunda Guerra Mundial.
Depois de dois dias de reuniões de trabalho, veio a parte realmente prazerosa do programa, o passeio no rio Reno, o mais importante da Alemanha, que atravessa vários países. Ele nasce nos Alpes Suíços a 200 quilômetros da nascente do rio Ródano, e desemboca no Mar do Norte depois de percorrer mais de 1.300 quilômetros.
Em seu percurso ele passa pela Suíça na cidade de Basileia, pela França, em Estrasburgo, e por Colônia, na Alemanha. O Reno está ligado por canais aos rios Danúbio, Ródano, Sena e Elba. Assim como o Vale do Neckar, a região do rio Reno oferece aos turistas passeios memoráveis.
O passeio foi realizado em um grande barco, com muito sol e conforto, restaurante e uma vista deslumbrante por todo o caminho.
Muito interessante que de tempos em tempos (30 minutos aproximadamente) o barco atracava na margem esquerda e depois na margem direita para apanhar/transportar moradores da região ou turistas de outros hotéis que ficam ao longo do percurso.
A vista, o cenário ao longo deste passeio é inesquecível. Casas luxuosíssimas, castelos no alto das montanhas, via férrea correndo paralela ao rio, barcaças transportando produtos para exportação — e muita cerveja a bordo!
Depois de um grande almoço, um merecido descanso em confortáveis cadeiras no convés, chegamos ao ponto de desembarque. Se continuássemos chegaríamos à França, desejo de muitos, mas não estava no programa desta vez.
O retorno para Frankfurt foi de ônibus — e que ônibus! Hoje já temos no Brasil ônibus iguais aos utilizados na Alemanha naquela época, a indústria de ônibus de turismo no Brasil evoluiu muito, oferecendo o mesmo conforto que experimentei naquela época.
Terminado o turismo, fechar as malas, fazer o check-out e rumo ao aeroporto de Frankfurt para a volta ao Brasil. Todos os concessionários e suas esposas estavam felizes com o passeio proporcionado pela Audi e Senna Import.
Eu também.
RB