Depois de uma década de trabalho, o projeto Bloodhound está cancelado. Foi anunciado que a empresa Bloodhound Programme Ltd. não conseguiu os 33 milhões de dólares antes da data-limite que permitiria a continuação do projeto, e assim acaba a tentativa britânica de ultapassar a marca de 1.000 milhas por hora (1.609 km/h) com um veículo terrestre.
Há pouco mais de dois anos noticiamos a entrada do grupo chinês Geely no programa, como o maior patrocinador, mas a empresa não foi capaz de suprir o dinheiro faltante agora.
O administrador do programa anunciou que o material e equipamentos dos parceiros será todo devolvido, e o que restar será vendido para minimizar os prejuízos dos investidores, que são mais de uma centena de empresas.
O projeto Bloodhound tinha entrado em situação de “Administration”, que é parecida com a recuperação judicial no Brasil, em outubro do ano passado.
Alguns detalhes sobre o fabuloso carro foram mostrados na primeira vez que o AE divulgou o projeto.
É uma má notícia para todos que entendem e se interessam por tecnologia, não apenas veicular, tamanha a abrangência de disciplinas e conhecimento necessárias para fazer um carro andar tão rápido. Houve um aprendizado que não podemos entender e nem tentar explicar em sua totalidade, e isso não será perdido.
Abaixo o vídeo feito pela BBC e narrado por Chris Harris, mostrando resumidamente os testes realizados em outubro de 2017.
JJ