Segundo o Wall Street Journal, a Federal Aviation Administration (FAA) preliminarmente aprovou as mudanças propostas pela Boeing no software do sistema MCAS do Boeing 737 Max.
A ideia é que o novo software do sistema não se sobreponha aos comandos da cabine ou que apresente qualquer tipo de mau funcionamento baseado apenas na falha de um sensor (caso do sensor AoA — sensor de ângulo de ataque — o provável causador do acidente da Lion Air)..
Para que as mudanças sejam aprovadas faz-se necessário a aprovação prática em simuladores e em voos de testes, a serem conduzidos pela FAA. Entretanto, tanto as agências aeronáuticas canadenses quanto as europeias realizarão seus próprios procedimentos de homologação e aprovação da aeronave.
Também haverá mudanças no treinamento dos pilotos — inicialmente, a transição de um piloto de um Boeing 737 NG para um Max não requeria extensas sessões de treinamento, sendo um grande atrativo para a aquisição da versão modernizada do 737.
Paralelamente, devido a diversos questionamentos levantados sobre o processo de homologação do 737 Max pela FAA, o Departamento de Transportes do Governo dos Estados Unidos montará uma comissão que reavaliará os procedimentos empregados pela FAA na homologação de aeronaves novas, incluindo o próprio Boeing 737 Max.
DA