O suve Renault Captur ficou conhecido aqui quando foi exibido no 30° Salão do Automóvel em 2016, o primeiro no São Paulo Expo no começo da rodovia dos Imigrantes. Chegou ao mercado com motor 2-litros, o F4R, de 143/148 cv, e SCe 1,6-litro de 118/120 cv. A apresentação para a imprensa foi em maio de 2017 e suve foi objeto de matéria do Paulo Keller, o editor-geral do AE. Passados quatro anos, o, Captur passa por significativa atualização, justamente no “coração” de todo automóvel, o motor.
Saem de cena o SCe 1,6 CVT e o 2-litros com câmbio automático epicíclico de 4 marchas e entra o TCe 4-cilindros turbo, único motor do Captur de agora diante, mantidas a versões Zen (R$ 124.490), Intense (R$ 129.490). Iconic (R$ 138.490), todas com novo câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas (seis antes). com conversor de torque. Mas o 1,6 CVT continua oferecido para “vendas especiais”, diz a Renault.
Se preferir, assista ao vídeo jà:
Com o novo motor, fruto de trabalho conjunto da Daimler AG (Mercedes-Benz) e Renault (cabeçote e bloco respectivamente), o Captur passa o oferecer 162/170 cv e 27,5 m·kgf ao comando do pé direito, dando mais vida ao suve, Esse torque máximo ocorre a apenas 1.600 rpm, e sua influência pode ser exemplificada na potência de 58 cv a essa ínfima rotação, dai a sua disposição para acelerar e retomar velocidade. Mudou o caráter do carro, É preciso considerar também a relação peso-potência favorável, 8,43/8,03 kg/cv, resultado do peso em ordem de marcha de 1.366 kg com as duas potências. A unidade que dirigi estava abastecida com álcool.
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Importante salientar que o novo Captur passa a fazer parte do “Clube dos Turbos”, o de carros cujos motores são insensíveis às variações de altitude. Na Capital Federal, por exemplo, de altitude média de 1.172 metros, motores de aspiração atmosférica perdem praticamente 12% de potência.
Esse mesmo motor, de denominação M-260 pela fabricante alemã, é usado hoje em modelos Mercedes-Benz como o GLA que o Gerson Borini testou em fevereiro.
O câmbio XTRONIC, como é comum nos CVT atuais, tem marchas e pela primeira vejo uma fabricante informar as relações de cada marcha (ver na ficha técnica).
O gráfico mostra que as duas últimas marchas tem efeito nitidamente sobremarcha e que a velocidade máxima de 190 km/h é atingida em 6ª a 5.280 rpm, e que a 120 km/h em 8ª o motor está a 2.280 rpm — foi o que observei no conta-giros, ligeiramente mais que 2.300 rpm. O alcance das marchas, a 6.000 rpm, é 1ª 50 km/h, 2ª 74 km/h, 3ª 104 km/h, 4ª 135 km/h, 5ª 172 km/h e 6ª a velocidade máxima, como vimos acima. A 120 km/h a 6ª e a 7ª deixam o motor a 3.340 rpm e 2.720 rpm, respectivamente. As quedas de rotação nas trocas ascendentes são: 1ª-2ª, 4.030 rpm; 2ª-3ª, 4.300 rpm; 3ª-4ª, 4.600 rpm. 4ª-5ª, 4.700 rpm; 5ª-6ª, 4.780 rpm; 6ª-7ª, 4.900 rpm; e 7ª-8ª, 5.030 rpm.
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Como tem ocorrido nessa fase de reabertura de testes, por decisão das fabricantes usei o Captur apenas algumas horas num determinado dia, pouco para sentir um carro. Mas deu para notar a melhor na assistência de direção, que passou de eletro-hidráulica para elétrica, bem melhor agora, especialmente em baixa velocidade, com um volante bem leve. Com isso a relação de direção, pois eram 3.3 voltas entre batentes e agora são três. Ficou bem mais agradável dirigi-lo em ambiente urbano, e na estrada a posição de centro é definida e a carga do volante, perfeita.
Ainda com respeito à direção, além da altura do ajuste de altura do volante passou a haver o de distância, um item que seguramente facilitará a motoristas de qualquer altura e relação antropométrica achar a posição mais confortável para dirigir. Fazia falta num carro do nível do Captur.
Particularmente agradável o rodar, sem nenhum traço de dureza e com perfeito controle dos movimentos da carroceria, denotando conhecimento e cuidado na calibração dos parâmetros de suspensão. A Renault informa aumento da rigidez torcional da carroceria monobloco em 12,5%, o que contribui para as qualidades de rodagem.
Os pneus de perfil 60 escolhidos (215/60R17H, Michelin Primacy 4) contribuem para o acerto da suspensão e trazem a vantagem adicional de serem menos suscetíveis a danos em buracos e tampas de bueiro desniveladas em relação ao asfalto, pela inerente boa altura de flanco de 12,9 cm.
A bordo
A Renault tratou de elevar o nível do ambiente interno, por exemplo, dotando o painel de superfícies macias, em atenção aos anseios de boa parte dos consumidores, que rejeita os painéis de plástico rígido muito em voga. A versão-topo Iconic, com tem ocorrido com os concorrentes, foi alvo de mais atenção, com a opção de dois tons de marrom no interior, de visual bem agradável. Vê-se uma mistura de preto piano e cromados, por exemplo circundando o sistema multimídia e os difusores de ar. Uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas está mais intuitiva, diz a Renault, e conta com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, embora ainda com ligação física.
A versão Iconic traz sistema de áudio premium Bose, com seis alto-falantes de alta-fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital. Para os ocupantes do banco traseiro há duas tomadas USB, mas não há saídas de ar climatizado.. Agora é possível dar partida no motor a distância com nova chave “mãos livres”, e foram adicionados monitores de ponto cego nos espelhos (versão Iconic apenas). E pela chave-cartão é possível pôr o motor em funcionamento a distância, útil tanto para climatizar o interior antes de entrar no veículo, quanto para arrancar rapidamente com o veículo quando as circunstâncias o recomendarem (só no Iconic).
Como auxílio para o motorista, a central multimídia Easy Link continuam a ter as funções Eco Scoring e Eco Monitoring, úteis e práticos ajudantes para dirigir mais economicamente.
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Contribuem para a qualidade de vida a bordo as dimensões básicas da carroceria, que não mudaram (veja ficha técnica) com exceção do comprimento 50 mm maior por conta de mudanças nos para-choques, com bom espaço interno e amplo porta-malas de 437 litros. Mas o estepe, do tipo temporário estreito, é armazenado sob o assoalho do porta-malas, do lado de fora.
São oito combinações de cores, incluídas seis em duas cores, O teto pode ser preto ou prata. Duas cores da carroceria são novas, bege Sablr e Azul Iron, mais as anteriores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Étoile e cinza Cassiopée.
Conclusão
O Renault Captur reúne atributos mais que suficientes para atrair e agradar os consumidores de suves, especialmente agora com a nova motorização. Mesmo a versão mais acessível, a Zen, conta bom nível de equipamentos (veja a lista deles em seguida à ficha técnica). O Captur 2022 já está nas 280 concessionárias Renault por todo o país.
BS
Fotos no elevador
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FICHA TÉCNCA RENAULT CAPTUR 2022 | |
MOTOR | |
Tipo | 4 cil., dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas, injeção direta, turbocarregador com interresfriador à pressão relativa de 1.4 bar, pressão de injeção 250 bar, arrefecido a líquido, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro x curso (mm) | 72,2 x 81,3 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 162/170/5.500 a 6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 27,5/1.600 a 3.750 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Automático CVT XTRONIC de 8 marchas, conversor de torque, trocas de marchas manuais pela alavanca, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | |
Modo automático | 2,631 a 0,378 |
Modo manual (:1) | 1ª 2,609; 2ª 1,751; 3ª 1,255; 4ª 0,964; 5ª 0,756; 6ª 0,602; 7ª 0,491; 8ª 0,411; ré n.d. |
Relação de diferencial (:1) | 5,728 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
Voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm( | Tambor/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo circuito hidráulico em diagonal, servo-assistido a vácuo |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 17 |
Pneus | 215/60R17H Michelin Primacy 4 |
Estepe | Temporário estreito, Continental |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco, aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.366 |
Peso rebocável (kg) | n.d. |
Carga útil (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 437 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.379 / 1.813 (carroceria) / 1.619 |
Distância entre eixos (mm) | 2.673 |
Distância mínima do solo (mm) | 212 |
Ângulos: entrada, saída, transposição (º) | 19 / 30 / 25 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/j (G/A) | 9,5 / 9,2 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 190 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,1 / 7,5 |
Estrada (km/l. G/A) | 12 / 8,3 |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO RENAULT CAPTUR 2022 | |||
Zen | Intense | Iconic | |
Ajuste do volante em altura e distância | • | • | • |
Ar-condicionado | • | – | – |
Ar-condicionado automático | – | • | • |
Assistente da partida em aclives | • | • | • |
Bolsas infláveis frontais e laterais | • | • | • |
Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro | • | • | • |
Chave-cartão | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade | • | • | • |
Desliga/liga motor nas paradas | • | • | • |
Faróis de LED | – | – | • |
Faróis de neblina de LED com função auxiliar em curva | – | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o carro pelo faróis | – | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED | • | • | • |
Monitor de ponto cego | – | – | • |
Multimídia EasyLink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay | • | • | • |
Saídas USB para o banco traseiro (duas) | – | • | • |
Sensor de pressão dos pneus | • | • | • |
Sensores de chuva e crepuscular | – | • | • |
Sistema de áudio premium Bose com 6 alto-falantes subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo | – | – | • |
Sistema de câmeras multivisão com 4 câmeras | – | – | • |
Sistema de partida remota do motor | – | – | • |
Volante com comados integrados | • | • | • |