O Honda HR-V, como se sabe, passa a ter dois modelos diferentes em estilo e tamanho pelo mundo: o europeu, já conhecido e que será lançado em agosto no Brasil, e o americano, que a empresa acaba de apresentar com mais detalhes. Esse segundo HR-V também estará entre nós no próximo ano, talvez com a mesma designação ZR-V com a qual estreou na China, para competir com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
O HR-V para Estados Unidos e Canada é diferente já na plataforma, a mesma do Civic, em vez de usar a do Fit e do City como no europeu. Com isso, deixa de lado a colocação do tanque de combustível sob os bancos dianteiros, solução que traz maior versatilidade ao interior. Em contrapartida, ganha suspensão traseira independente multibraço — no HR-V anterior era usado eixo de torção.
Comparado ao antigo HR-V de lá e daqui, o novo americano está importantes 240 mm mais longo e tem 43 mm a mais de distância entre eixos. Embora o aumento o tenha aproximado do CR-V, este será reformulado em 2023 e também ficará maior, restaurando a diferença de porte. O interior mostra claras diferenças para o antigo modelo, como a tela da central de áudio mais alta e comandos de girar para ajustar o ar-condicionado, em vez de painel tátil.
O novo HR-V adota do Civic o motor 2-litros aspirado de 160 cv e 19 m·kgf, mantendo a tração dianteira ou integral e o câmbio CVT. São 17 cv e 1,6 m·kgf a mais que no anterior de 1,8 litro para os mesmos mercados. Contudo, o suve não oferecerá por lá o 1,5-litro turbo de 183 cv que equipava o modelo antigo em vários países, Brasil inclusive. Versão híbrida também não está disponível, ao menos no início.
Os preços do novo HR-V partem de US$ 23.650 para o LX com tração dianteira e chegam a US$ 28.950 para o EX-L com tração integral. A versão intermediária Sport começa em US$ 25.650. A tração suplementar está disponível em todos os acabamentos.
FS