O convite trazia novidades e despertava curiosidade. De um lado, um novo slogan era apresentado: “Você dirige a nossa história”. E de outro uma informação aguçava a curiosidade dos convidados: “…e um anúncio histórico… (será feito)”, que depois, a meu ver, acabou sendo dois anúncios históricos, como veremos adiante.
Num dia lindo, como o da foto de abertura, os convidados foram recebidos e conduzidos até a Ala 17, prédio da Engenharia, que fica no extremo oposto ao da entrada da fábrica, como se pode ver no mapa abaixo:
Foi servido um café da manhã de boas-vindas, uma excelente oportunidade de socialização entre os convidados.
O evento em si transcorreu no palco do auditório montado num dos salões da Engenharia especialmente para a ocasião. Eu e o editor-chefe do AUTOentusiastas, Bob Sharp, acabamos nos sentando em uma das mesas da primeira fileira em frente ao palco:
A celebração foi aberta e conduzida por Silene Chiconini, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen:
De início, Silene apresentou um vídeo (01:58) resumo da trajetória dos 70 anos da Volkswagen do Brasil:
Seguiu-se a apresentação de Ciro Possobom — então executivo-chefe de Operações (COO) da Volkswagen do Brasil, que discorreu sobre a evolução da Volkswagen brasileira em cada uma das sete décadas de sua existência. Veja neste vídeo (05:09):
Chegou então o momento da primeira surpresa do dia, a apresentação do suve VW ID.4, primeiro carro elétrico da marca a ser comercializado no Brasil. A ocasião está registrada neste vídeo (05:45)l:
A segunda surpresa do dia emocionou a todos: foi o anúncio “ao vivo” da promoção de Ciro Possobom de COO para presidente executivo (CEO) da Volkswagen do Brasil, o primeiro brasileiro a ocupar o cargo máximo da fabricante. A comunicação foi feita por Alexander Seitz — presidente executivo da Volkswagen América do Sul, conforme registrado no vídeo (04:25) abaixo:
A convite da Volkswagen do Brasil, o decano jornalista Heródoto Barbeiro, da Nova Brasil e Record News, e Phelipe Siani da CNN Brasil, complementaram o evento contando alguns de seus causos com veículos da marca. Esta foi uma parte alegre do evento, como mostra o vídeo (15:56):
Em sequência falaram duas autoridades presentes. Primeiro o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando:
Depois foi a vez do representante do Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Ambos, ele e o prefeito, aproveitaram a oportunidade também para contar suas vivências com veículos Volkswagen.
Terminados ambos os discursos, a parte formal do evento foi encerrada e aos convidados foi oferecido um almoço.
Mas qual é o tamanho atual da septuagenária Volkswagen do Brasil?
A história começou há 70 anos num acanhado barracão situado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga em São Paulo, próximo ao Museu do Ipiranga.
De lá para cá a coisa mudou muito e agora a Volkswagen do Brasil se orgulha das seguintes plantas:
A Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 18 de novembro de 1959, porém em operação parcial já em 1957. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação:
Em seguida vieram as seguintes fábricas e um centro de peças e acessórios:
Septuagenária sim, mas longe de antiga ou até velha, a Volkswagen do Brasil se moderniza constantemente e suas fábricas e centro de distribuição de peças e acessórios são exemplo de modernidade.
Para mim foi muito importante ter testemunhado mais este evento histórico da Volkswagen e depois reportá-lo aqui, pelo que agradeço o amável convite da empresa.
Reitero os meus votos de muitas felicidades para a Volkswagen do Brasil nos muitos anos que hão de vir. Já na véspera do dia 23 eu já havia publicado a minha mensagem de aniversário para a Volkswagen do Brasil:
AG
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