Suzuki antecipa imagens da nova geração do Swift
A Suzuki divulgou as imagens do Swift Concept (foto de abertura e mais duas), que vai apresentar oficialmente no Japan Mobility Show 2023, no fim deste mês, mas que antecipa como deverá ser a Geração 7 de seu popular modelo, mas que só será ser comercializado a partir do próximo ano. Com detalhes de evolução no estilo da atual geração e nova a tecnologia, que a marca não divulgou em detalhes, o modelo está praticamente pronto para produção em série. A versão atual do Suzuki Swift, lançada em 2017, teve atualização em 2020.
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Custamizadora Carlsson vai encerrar atividades
A Carlsson Autotechnik, tradicional especialista alemã em preparação e refinamento de modelos Mercedes-Benz, vai encerrar suas atividades conforme informou o site da revista alemã Auto Motor und Sport. A empresa fundada em 1989 pelos irmãos Rolf e Andreas Hartge, deve o nome de sua razão social em homenagem ao piloto sueco Ingvar Carlsson, que correu pelo Mercedes Rally Team na década de 1980 e também foi parceiro de desenvolvimento na empresa de customização.
A Carlsson que iniciou suas atividades focada na preparação de modelos, não apenas Mercedes, mas também Citroën, Saab, Toyota, Lexus, Hyundai, com o tempo se dedicou a projetos especiais como o Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 by Carlsson, além de projetos como os modelos Carlsson Aigner CK65 RS “Eau Rouge” e “Blanchimont”, desenvolvidos em parceria com a grife de moda Etienne Aigner, que elaborou o requintado interior utilizando couro nobre e cores exclusivas, como vinho, em acabamento feito à mão.
Com pintura da carroceria em dois tons, as famosas curvas do autódromo belga de Spa-Francorchamps foram inspiração para a denominação destas duas versões baseadas no Mercedes-AMG CL65, mas com a potência do motor V-12 de 6 litros aumentada para 710 cv e torque de 112 m·kgf. Com isso, os modelos Carlsson Aigner CK65 RS aceleram de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e têm velocidade limitada em 320 km/h. A empresa é também muito popular por sua linha de rodas de liga de alumínio. Em 2012, o fundo de investimento chinês Zhongsheng Group Holdings Limited adquiriu 70% da participação na Carlsson. Mas em 2015, com a empresa em situação já insolvente, repassou o controle da Carlsson para o grupo coreano Sambo Motors, fabricante e fornecedor global de componentes para motores de automóveis e sistemas de combustível. Ao que parece, o atual proprietário não está mais interessado no negócio de refinamento de veículos e vai ficar apenas com a linha de rodas.
Corvette de nova geração tem opção de sistema de escapamento
Se o ronco do novo Corvette já agradava, ele pode ficar ainda melhor com o sistema desenvolvido pela empresa americana Lingenfelter Performance Engineering. O Chevrolet Corvette C8 Z06 lançado este ano com a pretensão de ser um rival legítimo aos superesportivos europeus, bem mais caros, decepcionou alguns autoentusiastas americanos, que acharam o ronco de seu motor “civilizado” demais.
Os especialistas da Lingenfelter procuraram então tornar o ronco do Chevy esportivo mais “agradável”, com o desenvolvimento de dois novos sistemas de escapamento denominados: “Corsa Performance Exhaust”. Um foi projetado para poder andar legalmente nas ruas e estradas, enquanto a outra versão é para uso em circuitos fechados. A única diferença dos dois escapamentos é a instalação de silenciadores para andar no trânsito, que o de pista não tem.
A Lingenfelter afirma que os novos escapamentos adicionam 12 cv e 1,7 m·kgf ao motor. Embora esses aumentos possam ser considerados pequenos, o fabricante afirma que ajudam a ampliar o som de escape. O motor Chevrolet V-8 de aspiração atmosférica de 5,5 litros do novo Corvette Z06 entrega originalmente 679 cv e 63,7 m·kgf. Ambos os kits de escapamento têm válvulas ativas que podem abafar o som.
Os sistemas são feitos de aço inoxidável 304 e também foram projetados para funcionar juntamente com as válvulas de escapamento originais. Assim, o ronco pode variar dependendo do modo de condução selecionado. O sistema de escapamento com os abafadores custa US$ 3.499, enquanto a versão dedicada à pista custa US$ 2.499. O preço é alto, mas deve agradar aos que desejam que seu carro ronque mais forte que o do vizinho.
RM