Há um ano a GM apresentou o Bolt EUV, o suve compacto derivado do hatch que testamos por completo em julho de 2020, e que recebeu retoques estéticos apresentados em setembro de 2022. Em todas as avaliações o destaque sempre foi a característica fun to drive que o veículo incorpora, e as inovações tecnológicas que ele traz. Como sempre digo, os carros elétricos estão nos apresentado recursos diferentes de uma marca para outra, e alguns conceitos devem prevalecer para todos, e outros devem desaparecer.
A linha Bolt da Chevrolet traz uma borboleta de uma asa só, na esquerda, que poderíamos chamar de terceira alavanca na coluna de direção junto com as de seta e limpador de para-brisa. Ao ser acionada e permanecer pressionada eleva a intensidade de regeneração e esta age como o freio-motor de um motor a gasolina de 4 tempos, provocando maior desaceleração no veículo e, claro, com maior regeneração de energia. Ao liberá-la o veículo volta a desacelerar com níveis similares aos um carro de câmbio automático em Drive.
O mesmo conceito é visto no Renault Megane E-Tech e no luxuoso Audi e-tron, com a diferença que nesses veículos são duas borboletas, uma de cada lado, e são utilizadas para graduar a intensidade da regeneração de energia.
No uso geral do dia a dia o recurso da borboleta, que está sempre à mão do motorista, facilita a operação. Outros veículos utilizam a posição B (Brake – freio) no seletor de câmbio para aumentar o nível de desaceleração por regeneração de energia, obrigando o motorista a tirar a mão direita do volante para selecionar. Acredito na convergência para um sistema similar entre todos as marcas à medida que os fabricantes identifiquem qual o conceito é mais bem assimilado pelos usuários.
Arquitetura elétrica
O conjunto elétrico do Bolt EUV é composto pelo motor elétrico trifásico de 203 cv de potência máxima e 36,7 m·kgf de torque máximo com tração dianteira através de redutor de velocidade por um par engrenagens e diferencial. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 150 km/h.
A bateria de íons de lítio tem 66 kW·h de capacidade de armazenamento permitindo alcance de até 377 km pelo ciclo do Inmetro. É um número que se mostrou real para uso em rodovias a 100~120 km/h. No uso urbano o alcance deve ultrapassar os 400 quilômetros.
Em maio do ano passado a Chevrolet obteve o alcance recorde de 901,8 km com uma carga de bateria num Bolt EUV rodando 28 horas e 27 minutos em uma pista plana a 40 km/h no seu campo de provas em Indaiatuba, SP. Alguns jornalistas foram convidados para acompanhar o feito e eu tive a oportunidade de dirigir o veículo por cerca de 5 km nas condições determinadas pelo fabricante, o que me conferiu o certificado abaixo.
A General Motors está prestes a apresentar novos modelos elétricos no Brasil, sendo que o Blazer EV e o Equinox EV já são vistos circulando pelas rodovias e ruas brasileiras. Esses novos veículos devem trazer nova tecnologia modular de bateria permitindo cargas mais rápidas do que é possível fazer com o Bolt EUV atualmente.
O sistema atual tem limitação de 50 kW de potência máxima para cargas em corrente contínua, o que representa uma hora para ir de 10 a 80%. Em cargas sob corrente alternada (AC) os carregadores domiciliares mais comuns têm potência de 7 kW, estando compatível com a limitação de 7,4 kW do sistema do Bolt EUV, permitindo a carga total (100%) em cerca de 9 horas.
A bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer, e funciona sob arrefecimento líquido, evitando superaquecimentos ou diferenças de temperatura muito grandes entre os módulos, que poderia levar ao envelhecimento precoce.
Dinâmica agradável
O Bolt EUV tem dinâmica estável e a característica fun to drive não é tão acentuada como na versão hatchback, mas ainda assim deve agradar o público da marca. A suspensão dianteira McPherson mostra um bom controle da movimentação e apenas na traseira, que utiliza eixo de torção, nota-se que a carga de amortecimento poderia ser um pouco mais alta, evitando movimentações indesejáveis em ondulações de baixa amplitude.
Ruídos de queda de roda ou outros de trabalho da suspensão não são notados em todas as situações que o carro foi utilizado, e mesmo em trechos de terra/pedra o ruído de rodagem dentro da cabine é bem amortecido.
O sistema de direção com assistência elétrica tem baixo esforço para manobras e o seu incremento com a velocidade traz precisão e boa sensação de centragem do volante. A empunhadura do volante segue o padrão Chevrolet com diâmetro de 370 mm e encaixe perfeito para as mãos logo acima dos raios centrais.
O freio a disco nas quatro rodas com ventilados na dianteira utiliza bomba de vácuo elétrica para propiciar servoassistência e entrega boa resposta e progressão de esforço do pedal. A integração do freio de serviço hidráulico de duplo circuito em diagonal com o freio regenerativo elétrico é uma das melhores do mercado. Somente avaliadores ou consumidores mais atentos irão identificar qual sistema está atuando em cada situação, dada a perfeita calibração de transição que está presente no veículo.
Conforto e comodidade
O visual externo atraente do veículo com iluminação totalmente em LED na dianteira e traseira, com linhas harmoniosas e bem equilibradas na sua proporcionalidade, exigem que o interior tenha um desenho do mesmo nível. E é isso que vemos ao abrir as portas. Não há luxo exagerado, como também não é espartano a ponto de causar decepção.
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O espaço para cinco ocupantes foi bem equacionado pelo posicionamento dos eixos nos extremos da carroceria, liberando o interior para acomodar com conforto e espaço para os três passageiros do banco traseiro. Até mesmo o desenho do porta-copos traseiro é bem-feito para evitar protuberância exagerada no encosto do passageiro central.
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Os bancos dianteiros são bem confortáveis oferecendo ótima posição de dirigir que fica facilitada pelos ajustes elétricos do banco do motorista. O passageiro dianteiro precisa utilizar as alavancas mecânicas para fazer os ajustes. A visibilidade do quadro de instrumentos é facilitada pelo tamanho do volante e o ajuste de altura e distância permite encontrar a melhor posição de dirigir.
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A central multimídia de 10,2” utiliza pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de contar com navegador e GPS residente e carregador de bateria de telefone celular por indução. Os sistemas de conectividade estão interligados com Wi-Fi nativo 4G, Alexa e Spotify, além da tecnologia OnStar para suporte através da central de serviços ou pelo app myChevrolet.
Conclusão
O veículo avaliado nesta semana faz parte do lote de 200 unidades importados em 2023 e vendidos por R$ 279.900, e ainda há veículos disponíveis para venda nas concessionárias. Esta campanha serviu como marco de entrada definitiva da GM brasileira na eletrificação, oferecendo condições especiais de financiamento para fidelizar seus clientes. O programa “Chevrolet elétrico para sempre” visa atrair os consumidores para os futuros elétricos da marca.
Nos Estados Unidos, a executiva-chefe da General Motors, Mary Barra, confirmou no final do ano passado que o Bolt EV não está morto e que uma segunda geração deve ser apresentada em 2025 utilizando a nova tecnologia Ultium de baterias. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA DO CHEVROLET BOLT EUV 2023 | |
Descrição | Elétrico assíncrono trifásico transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 203 / 8.810 |
Torque máximo (m·kgf) | 36,7 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único, relação 7,05:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,8 |
FREIOS | |
De serviço | Elétrico regenerativo complementado por hidráulico com disco nas quatro rodas, duplo-circuito em diagonal, eletricamente servoassistido |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco /264 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento elétrico integrado à pinça de freio traseira |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J17 |
Pneus | 215/50R17 |
Estepe | kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.711 |
Carga máxima | 396 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatch, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (m²) | 2,43 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,802 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.306 |
Largura sem/com espelhos | 1.770/n.d. |
Altura | 1.616 |
Distância entre eixos | 2.675 |
Bitola dianteira/traseira | 1.499/1.501 |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 462 |
Bateria kW·h | 66 – ions de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 7,4 (AC) / 50 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 145 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kW·h) | 5,56 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Três anos sem limite de km Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DO CHEVROLET BOLT EUV 2023 |
CARACTERÍSTICAS EXTERIORES |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Faróis de LED |
Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas) |
Luz traseira de neblina |
Lanternas traseiras de LED |
Para-brisa com faixa degradê |
EQUIPAMENTO INTERIOR |
Banco traseiro com encosto dividido 60:40 |
Descansa-braço dianteiro fixo com porta-objetos |
Descansa-braço traseiro |
Iluminação ambiente interna |
Interruptor geral por botão |
Para-sóis com espelho de cortesia e iluminação |
Porta-copos dianteiros e traseiros |
Retrovisor interno com imagem da câmera de ré |
Volante com revestimento em couro |
DINÂMICA e ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA |
Assistente de partida em aclive |
Assistente de permanência em faixa |
Câmera de ré |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Regeneração de energia através dos freios e da desaceleração gradual |
COMODIDADE e INFOTENIMENTO |
Abertura da portas e alarme por aproximação da chave |
Amarrações para bagagem no porta-malas |
Aquecimento dos bancos |
Câmera HD 360 |
Carregador de bateria de bordo |
Carregador de celular por indução, sem fio |
Central multimídia |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 10,2 pol., integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, Entrada USB, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Conectividade Bluetooth, Internet 4G, WiFi, e Alexa |
Comando de voz |
Pré-condicionamento elétrico da cabine programável |
Sistema de áudio Bose Premium com 7 alto-falantes e subwoofer |
Tomadas de energia: 1 de 12 V, 4 USB |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência |
Alerta de pressão de pneus |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Farol alto adaptativo |
Oito bolsas de ar infláveis (duas frontais, duas laterais, duas de cortina e duas de joelhos) |
Travas de segurança para crianças nas portas traseiras |