Há um ano a GM apresentou o Bolt EUV, o suve compacto derivado do hatch que testamos por completo em julho de 2020, e que recebeu retoques estéticos apresentados em setembro de 2022. Em todas as avaliações o destaque sempre foi a característica fun to drive que o veículo incorpora, e as inovações tecnológicas que ele traz. Como sempre digo, os carros elétricos estão nos apresentado recursos diferentes de uma marca para outra, e alguns conceitos devem prevalecer para todos, e outros devem desaparecer.
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A linha Bolt da Chevrolet traz uma borboleta de uma asa só, na esquerda, que poderíamos chamar de terceira alavanca na coluna de direção junto com as de seta e limpador de para-brisa. Ao ser acionada e permanecer pressionada eleva a intensidade de regeneração e esta age como o freio-motor de um motor a gasolina de 4 tempos, provocando maior desaceleração no veículo e, claro, com maior regeneração de energia. Ao liberá-la o veículo volta a desacelerar com níveis similares aos um carro de câmbio automático em Drive.
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O mesmo conceito é visto no Renault Megane E-Tech e no luxuoso Audi e-tron, com a diferença que nesses veículos são duas borboletas, uma de cada lado, e são utilizadas para graduar a intensidade da regeneração de energia.
No uso geral do dia a dia o recurso da borboleta, que está sempre à mão do motorista, facilita a operação. Outros veículos utilizam a posição B (Brake – freio) no seletor de câmbio para aumentar o nível de desaceleração por regeneração de energia, obrigando o motorista a tirar a mão direita do volante para selecionar. Acredito na convergência para um sistema similar entre todos as marcas à medida que os fabricantes identifiquem qual o conceito é mais bem assimilado pelos usuários.
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Arquitetura elétrica
O conjunto elétrico do Bolt EUV é composto pelo motor elétrico trifásico de 203 cv de potência máxima e 36,7 m·kgf de torque máximo com tração dianteira através de redutor de velocidade por um par engrenagens e diferencial. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 150 km/h.
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A bateria de íons de lítio tem 66 kW·h de capacidade de armazenamento permitindo alcance de até 377 km pelo ciclo do Inmetro. É um número que se mostrou real para uso em rodovias a 100~120 km/h. No uso urbano o alcance deve ultrapassar os 400 quilômetros.
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Em maio do ano passado a Chevrolet obteve o alcance recorde de 901,8 km com uma carga de bateria num Bolt EUV rodando 28 horas e 27 minutos em uma pista plana a 40 km/h no seu campo de provas em Indaiatuba, SP. Alguns jornalistas foram convidados para acompanhar o feito e eu tive a oportunidade de dirigir o veículo por cerca de 5 km nas condições determinadas pelo fabricante, o que me conferiu o certificado abaixo.
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A General Motors está prestes a apresentar novos modelos elétricos no Brasil, sendo que o Blazer EV e o Equinox EV já são vistos circulando pelas rodovias e ruas brasileiras. Esses novos veículos devem trazer nova tecnologia modular de bateria permitindo cargas mais rápidas do que é possível fazer com o Bolt EUV atualmente.
O sistema atual tem limitação de 50 kW de potência máxima para cargas em corrente contínua, o que representa uma hora para ir de 10 a 80%. Em cargas sob corrente alternada (AC) os carregadores domiciliares mais comuns têm potência de 7 kW, estando compatível com a limitação de 7,4 kW do sistema do Bolt EUV, permitindo a carga total (100%) em cerca de 9 horas.
A bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer, e funciona sob arrefecimento líquido, evitando superaquecimentos ou diferenças de temperatura muito grandes entre os módulos, que poderia levar ao envelhecimento precoce.
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Dinâmica agradável
O Bolt EUV tem dinâmica estável e a característica fun to drive não é tão acentuada como na versão hatchback, mas ainda assim deve agradar o público da marca. A suspensão dianteira McPherson mostra um bom controle da movimentação e apenas na traseira, que utiliza eixo de torção, nota-se que a carga de amortecimento poderia ser um pouco mais alta, evitando movimentações indesejáveis em ondulações de baixa amplitude.
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Ruídos de queda de roda ou outros de trabalho da suspensão não são notados em todas as situações que o carro foi utilizado, e mesmo em trechos de terra/pedra o ruído de rodagem dentro da cabine é bem amortecido.
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O sistema de direção com assistência elétrica tem baixo esforço para manobras e o seu incremento com a velocidade traz precisão e boa sensação de centragem do volante. A empunhadura do volante segue o padrão Chevrolet com diâmetro de 370 mm e encaixe perfeito para as mãos logo acima dos raios centrais.
O freio a disco nas quatro rodas com ventilados na dianteira utiliza bomba de vácuo elétrica para propiciar servoassistência e entrega boa resposta e progressão de esforço do pedal. A integração do freio de serviço hidráulico de duplo circuito em diagonal com o freio regenerativo elétrico é uma das melhores do mercado. Somente avaliadores ou consumidores mais atentos irão identificar qual sistema está atuando em cada situação, dada a perfeita calibração de transição que está presente no veículo.
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Conforto e comodidade
O visual externo atraente do veículo com iluminação totalmente em LED na dianteira e traseira, com linhas harmoniosas e bem equilibradas na sua proporcionalidade, exigem que o interior tenha um desenho do mesmo nível. E é isso que vemos ao abrir as portas. Não há luxo exagerado, como também não é espartano a ponto de causar decepção.
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O espaço para cinco ocupantes foi bem equacionado pelo posicionamento dos eixos nos extremos da carroceria, liberando o interior para acomodar com conforto e espaço para os três passageiros do banco traseiro. Até mesmo o desenho do porta-copos traseiro é bem-feito para evitar protuberância exagerada no encosto do passageiro central.
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Os bancos dianteiros são bem confortáveis oferecendo ótima posição de dirigir que fica facilitada pelos ajustes elétricos do banco do motorista. O passageiro dianteiro precisa utilizar as alavancas mecânicas para fazer os ajustes. A visibilidade do quadro de instrumentos é facilitada pelo tamanho do volante e o ajuste de altura e distância permite encontrar a melhor posição de dirigir.
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A central multimídia de 10,2” utiliza pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de contar com navegador e GPS residente e carregador de bateria de telefone celular por indução. Os sistemas de conectividade estão interligados com Wi-Fi nativo 4G, Alexa e Spotify, além da tecnologia OnStar para suporte através da central de serviços ou pelo app myChevrolet.
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Conclusão
O veículo avaliado nesta semana faz parte do lote de 200 unidades importados em 2023 e vendidos por R$ 279.900, e ainda há veículos disponíveis para venda nas concessionárias. Esta campanha serviu como marco de entrada definitiva da GM brasileira na eletrificação, oferecendo condições especiais de financiamento para fidelizar seus clientes. O programa “Chevrolet elétrico para sempre” visa atrair os consumidores para os futuros elétricos da marca.
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Nos Estados Unidos, a executiva-chefe da General Motors, Mary Barra, confirmou no final do ano passado que o Bolt EV não está morto e que uma segunda geração deve ser apresentada em 2025 utilizando a nova tecnologia Ultium de baterias. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA DO CHEVROLET BOLT EUV 2023 | |
Descrição | Elétrico assíncrono trifásico transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 203 / 8.810 |
Torque máximo (m·kgf) | 36,7 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único, relação 7,05:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,8 |
FREIOS | |
De serviço | Elétrico regenerativo complementado por hidráulico com disco nas quatro rodas, duplo-circuito em diagonal, eletricamente servoassistido |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco /264 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento elétrico integrado à pinça de freio traseira |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J17 |
Pneus | 215/50R17 |
Estepe | kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.711 |
Carga máxima | 396 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatch, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (m²) | 2,43 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,802 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.306 |
Largura sem/com espelhos | 1.770/n.d. |
Altura | 1.616 |
Distância entre eixos | 2.675 |
Bitola dianteira/traseira | 1.499/1.501 |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 462 |
Bateria kW·h | 66 – ions de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 7,4 (AC) / 50 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 145 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kW·h) | 5,56 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Três anos sem limite de km Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DO CHEVROLET BOLT EUV 2023 |
CARACTERÍSTICAS EXTERIORES |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Faróis de LED |
Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas) |
Luz traseira de neblina |
Lanternas traseiras de LED |
Para-brisa com faixa degradê |
EQUIPAMENTO INTERIOR |
Banco traseiro com encosto dividido 60:40 |
Descansa-braço dianteiro fixo com porta-objetos |
Descansa-braço traseiro |
Iluminação ambiente interna |
Interruptor geral por botão |
Para-sóis com espelho de cortesia e iluminação |
Porta-copos dianteiros e traseiros |
Retrovisor interno com imagem da câmera de ré |
Volante com revestimento em couro |
DINÂMICA e ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA |
Assistente de partida em aclive |
Assistente de permanência em faixa |
Câmera de ré |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Regeneração de energia através dos freios e da desaceleração gradual |
COMODIDADE e INFOTENIMENTO |
Abertura da portas e alarme por aproximação da chave |
Amarrações para bagagem no porta-malas |
Aquecimento dos bancos |
Câmera HD 360 |
Carregador de bateria de bordo |
Carregador de celular por indução, sem fio |
Central multimídia |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 10,2 pol., integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, Entrada USB, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Conectividade Bluetooth, Internet 4G, WiFi, e Alexa |
Comando de voz |
Pré-condicionamento elétrico da cabine programável |
Sistema de áudio Bose Premium com 7 alto-falantes e subwoofer |
Tomadas de energia: 1 de 12 V, 4 USB |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência |
Alerta de pressão de pneus |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Farol alto adaptativo |
Oito bolsas de ar infláveis (duas frontais, duas laterais, duas de cortina e duas de joelhos) |
Travas de segurança para crianças nas portas traseiras |