Veículos com a opção da variante elétrica dotado de extensor de alcance (EREV, Extended-Range Electric Vehicle) tem se tornado a tônica da engenharia automobilística nos últimos tempos.
Com extensores de alcance, um motor a combustão é acoplado ao sistema elétrico que gera energia para a bateria do veículo sempre que seu estado de carga atinge um valor abaixo de um determinado limite. Como o próprio nome indica, isso aumenta a distância que pode ser percorrida de forma elétrica e amenizam a chamada “ansiedade de alcance” que acompanha proprietários de veículos elétricos a bateria (BEV).

A tecnologia começou a ser aplicada no início da década de 2010, no Chevrolet Volt e BMW i3. Inclusive, o BMW i3 foi vendido no aqui Brasil na versão REX (range extender, extensor de autonomia) que adicionava um pequeno motor a combustão de dois cilindros, de 650 cm³ de 34 cv e 5,6 m·kgf, acoplado ao motor elétrico de 170 cv e 25,5 m·kgf. A versão de alcance estendido permaneceu em linha até 2021, agora batizada de REX Full, neste período já contava com uma bateria maior, de 42,2 kWh, que garantia um alcance combinado de 440 km. Aqui no Brasil, a versão REX Full, era vendido por R$ 257 mil, em 2020.
Tecnologia volta ao Brasil
A Stellantis, confirmou em 16/7, que irá o oferecer o Leapmotor C10 na versão elétrica de alcance estendido no Brasil. Batizado de C10 REEV é o primeiro carro dentro de um grande segmento que adota essa tecnologia no país. O modelo chegará ao mercado brasileiro e chileno junto de sua versão elétrica a bateria (BEV) e do recém-lançado suve elétrico B10, que teve sua vinda confirmado para a América do Sul, durante o salão de Xangai, que ocorreu em abril de 2025.

Na China, a versão dotada de extensor de alcance (EREV, Extended Range Electric Vehicle) oferece um motor de 4-cilindros de 1,5 litro (H15R) que produz 94 cv.
Com o REEV, o cliente tem a o conforto da condução elétrica com a liberdade de poder recarregar ou abastecer, optando pelo que é mais conveniente para ele, sem sofrer com a preocupação de autonomia.

O C10 REEV é equipado com um único motor elétrico síncrono de ímã permanente posicionado no eixo traseiro que produz 228 cv e torque de 32,6 m·kgf. Ele é alimentado pela bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 28,4 kWh, que pode operar em modo elétrico e oferecer um alcance de 140 km. A capacidade do tanque de combustível é de 50 litros. O alcance misto é de 1.020 km, no padrão CLTC.
A Stellantis não forneceu mais detalhes sobre o modelo. Outras informações serão divulgados em seu lançamento oficial.
AN





