A prefeitura de Paris, junto com as autoridades de trânsito da cidade, anunciou que a partir de 1° de julho próximo os carros registrados antes de 1997 e as motos antes de 1999, não mais poderão circular pelo centro da cidade nos dias de semana.
Os carros serão divididos em seis categorias baseados na idade e nível de emissões de poluentes, e receberão um selo no para-brisa de acordo, para fácil identificação pelos fiscais. Os infratores receberão multas de 35 euros (equivalente a R$ 140), que serão ampliadas no próximo ano.
As novas regras, que afetarão segundo o jornal Le Monde 10% da frota circulante da cidade, foram oficialmente anunciadas para reduzir a poluição. Antes disso, já existia um rodízio conforme a placa e outras informações, similar ao que funciona em São Paulo, com os caminhões tendo sido banidos do centro já em 2015.
Todo esse pacote de leis se baseia em estudos da Organização Mundial de Saúde, que diz que 42.000 mortes por ano ocorrem na França decorrentes de doenças causadas pela poluição, com um custo para o país de 112 bilhões de euros.
Os grupos que se opõem à ideia argumentam que afetará principalmente as pessoas com menos recursos financeiros, sendo uma lei discriminatória, e que não há exceções nem mesmo para carros históricos, de coleção, ou que fazem parte da história da França, citando o Citroën 2CV como maior exemplo.
Curiosamente, esses grupos argumentam que o conjunto de normas não visa reduzir a poluição, pois não há uma boa explicação técnica para cada categoria, mas sim diminuir os congestionamentos, que são alvo de críticas constantes da população.
Lembramos que de Paris vieram algumas ideias ruins que foram implementadas na cidade de São Paulo, e que o que é ruim para a população é bom para os cofres públicos.
Fiquemos atentos.
JJ