Mais um capítulo da notícia divulgada aqui no AE no dia 3 de junho , sobre a proibição de circulação de veículos pré-1997 em Paris.
Numa ação da Federação Francesa de Veículos de Época (FFVE), braço francês da FIVA – Federação Internacional de Veículos Antigos, a prefeitura de Paris concordou em permitir que veículos históricos transitem na região central da cidade, mesmo nos horários de proibição, das 8 da manhã às 8 da noite de segunda a sexta-feira.
Para isso será necessário utilizar colado ao carro a Carte Grise de Collection, o registro oficial e visível do carro de coleção, como nossa placa preta aqui no Brasil. Os carros que não obtiverem esse registro não poderão circular nos dias e horários informados.
O que se prevê agora é que esse modelo de exclusão de alguns veículos seja adotado também em outras cidades e países que tiverem a péssima ideia de copiar Paris. E sabemos que há várias mentes maldosas que adoram esse tipo de “solução” para a poluição.
A FIVA trabalhou para que essa autorização fosse adotada também em ação com a Unesco, a Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas, com a correta alegação de que veículos antigos significam também o reconhecimento e preservação da história, tecnologia e cultura dos povos, trabalho que é a base das atividades da Unesco.
Se ao menos uma parcela dos antigos está salva de ser proibida de rodar, uma outra grande quantidade de pessoas que utilizam por necessidade ou apenas por gosto pessoal carros mais antigos não foi ajudada com a medida, e o AUTOentusiastas, na habitual linha editorial, enfatiza que esse tipo de resolução é uma restrição à liberdade individual.
Nossos votos para que nada parecido chegue por aqui.
JJ