O Dodge Viper ACR, a versão dedicada às pistas, está registrado como o carro de rua detentor do maior número de recordes de pistas de corrida de todos os tempos.
São treze os autódromos em que esse impressionante carro, que será descontinuado em 2017, foi o mais rápido em tomadas de tempo com esse objetivo específico.
Algumas são a manhosa Laguna Seca, Road Atlanta e a Virginia International Raceway. Os tempos estão certificados pelo SCCA — Sports Car Club of America.
Um dos tempos mais interessantes é o de Laguna Seca, onde o piloto Randy Pobst no Viper ACR com o pacote aerodinâmico Extreme Aero, marcou 1 minuto 28 segundos e 65 centésimos, 1 segundo e 243 milésimos mais rápido que o potente Porsche 918. Essa diferença se traduz visualmente no comprimento de onze carros.
Apesar do Viper ter menos potência que o Challenger e o Charger Hellcat, a origem e os anos de desenvolvimento do Viper em corridas ao redor do globo o faz chegar a ter um chassis muito melhor resolvido para andar rápido em pistas fechadas, e os tempos provam isto. A versão American Club Racer foi assim batizada de acordo com o uso dedicado do carro para as pistas, podendo ser comprado por qualquer pessoa interessada em participar de corridas.
O Viper nunca deu lucro ao fabricante, mas fez a marca ter uma valorização de imagem e lucros indiretos decorrentes disso. É um case de marketing e negócios, além de ser um dos carros mais entusiasmantes de todos os tempos.
São 645 hp (654 cv) sem nenhum tipo de superalimentação, mas com freios cerâmicos da Brembo, pneus Kumho específicos para o carro e um pacote aerodinâmico para grande eficiência, com 771 kgf de força vertical descendente (downforce) na velocidade máxima de 284 km/h. Como a aerodinâmica é regulável, velocidades maiores podem ser atingidas com menos downforce. Tão interessante ainda é saber que o carro é homologado para uso em ruas pela EPA (Agência de Proteção Ambiental), atendendo a todas as normas de segurança e emissões de poluentes como qualquer outro carro de rua.
As pistas são as seguintes: Laguna Seca, Califórnia; Road Atlanta, Geórgia; Wartford Hills, Michigan; Nelson Ledges, Ohio; Motown Mile, Detroit; GingerMan, Michigan; Pittsburgh, Pensilvânia; Grattan, Michigan; Virginia International, Virgínia; Willow Springs, Califórnia; MotorSport Ranch, Texas; Buttonwillow, Califórnia; Inde Ranch, Arizona.
Dos treze, onze recordes foram batidos pelo engenheiro de desenvolvimento de dinâmica veicular Chris Winkler, um profissional que trabalha há cerca de vinte anos com o Viper.
JJ