• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

CUSTO-BENEFÍCIO

identicon por Carlos Meccia
26/08/2015
em Análises

CUSTO BENEFÍCIO

A relação entre o investimento, valor gasto e o que se recebe como lucro é o custo-benefício. Em outras palavras, é a relação entre o que se gasta e aquilo que se recebe em troca. É também a relação de valor que se estabelece para definir uma escolha.

Um exemplo clássico de relação de valor é a invasão mundial de produtos chineses de baixa qualidade porém muito baratos. O consumidor aceita o produto, reclama um pouco e quando quebra, compra outro novo igual.

A abordagem de compra de um automóvel, por exemplo,  é normalmente difícil, pois a relação entre o custo e o benefício traz embutida métricas objetivas e valores subjetivos de ponderação e escolha.

Métricas objetivas, mensuráveis:

– Custo do veículo, equipamentos de série e opcionais oferecidos (R$)
– Custos de manutenção, seguro, IPVA etc. (R$)
– Consumo de combustível (km/l)
– Aceleração de 0 a 100 km/h (s)
– Velocidade máxima (km/h)
– Consumo de óleo (litros/mil quilômetros)
– Disponibilidade de peças de reposição e tempo de entrega (horas, dias…)
– Capacidade do porta-malas (litros)
– E vários outros

Valores subjetivos:

– Beleza das formas externas
– Receptividade das revendas e de suas oficinas
– Conforto interno, bancos etc.
– Facilidade de arrancar em rampas
– Qualidade percebida dos materiais empregados no interior do veículo
– Visibilidade, sensação de espaço
– Modulação do pedal do freio , da embreagem e do acelerador
– Dirigibilidade na estrada e na cidade
– Iluminação interna, instrumentos e eficiência dos faróis
– Ventilação interna/ar-condicionado
– Escalonamento das marchas
– Sensação de desempenho
– E vários outros

Os valores subjetivos em princípio não são mensuráveis, por exemplo, o conforto dos bancos, que é sentido e não medido diretamente. Porém, trabalhos de engenharia estão sendo cada vez mais freqüentes para correlacionar o subjetivo com o objetivo. No caso dos bancos, atribuindo-se  notas de 0 a 10 para o seu conforto e comparando-as com métricas objetivas (carga, deflexão do assento e encosto,distribuição de carga por área etc.), se estabelece um padrão do que o consumidor sente e do  que as medições indicam, facilitando as decisões para os novos projetos.

Em termos subjetivos, o “boca-a-boca” é uma ferramenta importante que pode influir muito na decisão da compra, “Escutei falar que…”

O “boca-a-boca” pode alavancar ou arruinar a reputação de um veículo. Por exemplo, o Toyota Corolla é tido como inquebrável na voz do consumidor, alavancando a marca positivamente. No passado, década de 1960, o Renault Dauphine era tão fraquinho que teve o apelido de “Leite Glória” — nova marca de leite em pó de alta solubilidade cujo slogan era “Dissolve sem bater”, que arruinou a imagem do produto.

 

corolla
Toyota Corolla, todo pomposo, referência de durabilidade entre os consumidores. (foto divulgação  2009)
Dauphine
Renault Dauphine, charmoso mas fraquinho, com seu apelido de “Leite Glória”, o que dissolve sem bater…

A compra por impulso do tipo “maria-vai-com-as-outras” é também muito freqüente: “Se todo mundo gosta eu também gosto, mesmo não gostando muito…”

Realmente, não é fácil a tarefa de projetar veículos que agradem em cheio o consumidor pelo seu custo-benefício e que sejam sucesso ano após ano no mercado.

O “pulo do gato” para as fábricas é manter um veículo o maior tempo possível em produção sem alterar as suas características básicas. Hoje em dia o tempo médio considerado para a amortização do dinheiro investido é de três anos e meio, quando a partir daí o lucro esperado começa realmente a existir.

Um veículo que fica basicamente inalterado durante dez anos ou mais e continua fazendo sucesso é o “santo graal” das fábricas.  O Fiat Uno, projeto da Italdesign de Giorgetto Giugiaro, é um exemplo recente. Ficou de 1984 a 2010 praticamente sem alterações significativas em sua carroceria e mecânica e continuou com sucesso. Veículo espaçoso, econômico, bom desempenho, leve, robusto, desenho agradável e barato, com seu custo-benefício totalmente favorável. Nota dez! Não fosse a exigência de airbag e freios ABS a partir de janeiro de 2014, teria continuado em produção e a vender muito.

 

uno jpeg
Foto maravilhosa do Fiat Uno na cidade de Ouro Preto, MG, no seu lançamento, em 1984

Outro exemplo de bom custo-benefício é o EcoSport, que nadou de braçada, sozinho durante nove anos, dando um lucro enorme para a Ford em sua configuração de “jipinho” — na verdade um utilitário esporte — e que durou mais de dez anos no mercado sem modificações relevantes.  Veículo espaçoso, com elevada e ótima posição de dirigir, durável e de fácil manutenção, linhas agradáveis, cara de forte e relativamente barato comparado com os SUVs do mercado na época. Depois veio o novo EcoSport, sem nada mais  a ver com o projeto original.

 

ecosport-4
EcoSport simples em sua primeira geração, realmente um belo “jipinho”

Ninguém usa mais um carro que taxista. Bom preço, pouca manutenção, bom espaço interno e baixo consumo estão entre as exigências mais comuns, sendo a aparência considerada item secundário. 

Na hora de comprar um carro, conhecer as escolhas dos motoristas de táxi pode ser um bom caminho na decisão de compra.  Como referência, em 2014 o Volkswagen Voyage foi o queridinho deles, com destaque para o tamanho do porta-malas, a excelente transmissão e sua estabilidade direcional. Em contrapartida, os carros utilizados  para o serviço de táxi são freqüentemente rejeitados pelo consumidor que dá (muito) valor a status.

 

voyage taxi
Volkswagen Voyage, um dos mais vendidos em 2014, para uso com táxi

Outro bom exemplo de custo-benefício de sucesso é o Ford Fusion.  Linhas modernas sem ser modernoso, barato em relação à concorrência e com quase todos itens de série e opcionais desejáveis pelo mercado de veículos de luxo. É outro que nada de braçada sem ser incomodado.

 

vendas fusion
Vendas de sedã grandes em 2014, com destaque para o Ford Fusion, líder disparado no segmento (carrosnaweb.com.br).

Veja o leitor que o carro mais próximo do Fusion é o Hyundai Azera que tem a maioria das qualidades do veículo da Ford, porém, além de bem mais caro,  o seu design exterior não é tão marcante.

O Azera com motor V-6 de 3 litros (250 cv), completo, custa R$ 150.000, enquanto o Fusion começa em R$ 106.000 com seu modêlo 2,5 flex e vai até R$ 135.000 com seu modelo Titanium AWD (tração integral) com motor EcoBoost 2-litros.  Não há nada que resista a este custo-benefício. Só preferência irrestrita pela marca pode influenciar na decisão de compra diante desses números.

 

novo fusion
Ford Fusion muito bem resolvido em preço e atributos
azera
Hyundai Azera, com seu estilo oriental “robótico”

Um bom exercício para o leitor é tentar estabelecer a relação custo-benefício dos veículos brasileiros de sua preferência, com prós e contras e as razões fundamentais para a escolha.

Termino esta matéria com uma homenagem a um dos mais bem-sucedidos veículos em termos de custo-benefício, quem sabe o melhor de todos os tempos: o Volkswagen Fusca.

 

eu e o fusca
Eu e o Fusca conversível 1952 do meu amigo Luiz Petrachini

CM

Créditos: Arquivo pessoal do autor – fotos divulgação – www.carrosnaweb.com.br





Tags: DauphineEcoSportFuscaFusion
Anterior

Sabe a Lapônia?

Próximo

Cuidar do carro é fácil, difícil é fazer meu tiramisù

identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

Próximo

Cuidar do carro é fácil, difícil é fazer meu tiramisù

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In