• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Tecnologia

CHIIIIIIII… VAI QUEBRAR!!!!!!

identicon por Josias Silveira
05/11/2015
em Tecnologia

Boiliing c

Carros conversam, apesar de escutarem mal. Já vi gente com o possante parado no acostamento suplicando “não faz isso comigo” e nada de resposta. Ou do carro andar.

Com doutorado em caco velho, posso afirmar que carros (quase) sempre avisam quando vão quebrar. E os avisos são na maioria das vezes sonoros, uma “conversa” que nem sempre seus donos sabem escutar ou interpretar.

O “quase” em relação aos avisos sonoros fica por conta da eletrônica embarcada, que às vezes quer desembarcar e te deixar na mão. “Paus eletrônicos”, “chips entupidos”, a ação da umidade e do Osmar Contato e outros quetais se expressam de maneira mais complicada. Merecem outro post.

Mas, para ilustrar a conversa de carro prestes a pifar, conto dois casos.

 

3430212194_bb0a824ed3
Subarinho Vivio como este quase fica na estrada: dono “surdo” e bomba pifada

Subarinho Vivio, com seus valentes 660 cm³ e 42 cavalinhos bem dispostos começou a perder rendimento, que depois voltava ao normal. No começo, durava alguns segundos e depois passou a um ou dois minutos. Ele já tinha me avisado, através do winnnnnnnn da bomba de combustível no tanque. O ruído da bomba, normalmente só percebido quando se liga a chave, tinha ficado mais alto, sinal de desgaste interno. Outro aviso mais claro: quando o motor perdia “força”, o ruído da bomba ficava diferente, praticamente avisando que seu rotor girava mais lentamente.

Claro, além de surdo, fui teimoso e sem tempo para consertar o japinha, meti o Kei-Jidosha (apelido japonês para veículo light ou carrinho urbano) na estrada. A bomba pifou em plena rodovia Castello Branco. Mas o carrinho foi legal: chegou na oficina se arrastando por uns 100 km, só funcionando em baixa rotação e com grave perda de potência. A pressão de combustível na linha era de 0,6/08 bar, enquanto o normal seria 2,3~2,5 bar. Ou seja, não parou por pura pena do dono. Trocada a bomba (igual ao do Gol e de centenas de outros modelos) tudo voltou ao normal.

 

bomba-eletrica-de-combustivel-fiat-palio-weekend-siena-strada-ford-escort-sw-vw-royale-ford-verona-versailles-renault-r19-vw-gol-kombi-logus-parati-pointer-santana-saveiro-kit-refil-marca-del
Bomba elétrica de combustível perdeu pressão depois de 20 anos

No outro extremo da minha cadeia pessoal automobilística, o Mercedes 300D (que alguns já conhecem a história pelo Ae) começou com um barulho ritmado de vazamento de ar no motor, parecia uma bomba de pneu de bicicleta: xiii, xiii, xiii, xiii.

Ao mesmo tempo, o freio começou a perder eficiência. A primeira freada era razoável, mas na segunda o pedal ficava bem mais duro, exigindo muito mais força para diminuir velocidade.

Como seu motor é Diesel, não existe “vácuo” (pressão negativa) no coletor de admissão. Assim, existe uma “bomba de vácuo” para alimentar o servofreio (ou “hidrovácuo”), o que diminui muito o esforço para frear.

 

chevyvolvoetc 010
Mercedes Diesel começou a chiar. Diagnóstico: bomba de vácuo com vazamento

Pois é, a bomba de vácuo tinha problemas de vedação, vazando pressão (negativa e positiva) para tudo quanto é lado. Fizemos um quebra-galho (trocando juntas de vedação e improvisando uma nova tampa) e a bomba e os freios voltaram ao normal. Encomendei uma bomba nova via ebay, que chegou um mês depois. Isso aconteceu anos atrás. Nem sei onde guardei a bomba nova. O “quebra-galho” foi tão bom que dura até hoje.

Mas, isto é outra “teoria da conspiração” da minha mente fantasiosa: quando você tem a peça nova, o componente velho fica envergonhado e teimosamente se recusa a quebra. Só para te encher o saco.

Loucuras áparte, a maioria das quebras mecânica antes avisa através de um ruído estranho. Ou mesmo por uma mudança de barulho, de tom, ou de volume.

Mecânicos experientes costumam dizer que um motor está “rosnando”, ou “bielando”, e que assim não vai longe. Dê uma duas ou três aceleradas rápidas em um motor bem cansado, com o carro parado. Se escuta claramente o rrrrrrrrrrrr vindo das folgas de bronzinas de biela.

Conheça bem os ruídos normais de seu carro. Mesmo que você seja um apreciador de som automobilístico (másica clássica, rock, forró, pancadão, sertanojo… qualquer coisa), quando pegar uma boa estrada, desligue o som por alguns minutos, feche os vidros, desligando também o condicionador de ar e ventilador interno. Dedique alguns minutos a escutar seu carro e criar um padrão de ruídos normais. Sempre que algum ruído se alterar, geralmente ficando mais elevado, tem algo errado. O carro está falando que “vai dar fezes”. A menos que você tome providências, de preferência com rapidez.

Um assobio no câmbio, quando leve, pode te lembrar que o lubrificante nunca foi trocado. Troque. Se o ruído continuar, provavelmente algum rolamento pretende ir para o ferro-velho.

Mesmo o barulho do motor quando se está em velocidade quase constante, pode ser revelador. Se for aumentando levemente, o motor pode estar superaquecendo.

Para os mais sensíveis: quando se usa só álcool, o motor tende a ser um pouco mais ruidoso, áspero, já que o gerenciamento eletrônico vai “soltar ponto” (adiantar a ignição). Quando se usa gasolina (ou alcoolina, pois a gasosa Lava Jato tem 27% ou mais de cana) o motor trabalha mais quieto.

 

images (1)
Alternador e agregados também avisam defeitos fazendo ruídos diferentes

Assobios vindos da área externa do motor indicam agregados querendo atenção: correias com falta de tensão, rolamentos de alternador desgastados, bomba da direção hidráulica danificada, bomba d’água travando ou, mais trágico, tensor da correia dentada do comando querendo te abandonar. E um tensor quebrado arrebenta a correia, que pára o comando… válvulas são atropeladas pelos pistões e sua conta bancária também vai ser danificada.

 

images
Esticador da correria dentada: peça barata pode causar grande prejuízo

Clock-clock vindo das rodas da frente (em carros com tração dianteira) geralmente indica desgaste nas juntas homocinéticas. Aliás, clock-clock nas rodas também pode dizer que tem rolamento “subindo no telhado”. E um rolamento de roda quebrado pode te levar a subir em um barranco.

 

bloco-quebrado-e1432607206139
Terror dos motoristas: motor estourado. Calma, quase sempre ele avisa antes

A lenda urbana de que o motor “explodiu do nada” quase sempre não é verdadeira. O motor mudou o barulho, a temperatura subiu e… o motorista fez tudo errado. Explico: quando um motor tem algum aumento interno de atrito ou temperatura, ele perde rendimento. O que o motorista faz: pisa mais no acelerador para tentar compensar a “lerdeza”. Serviço completo: algo está funcionando mal e o “pé no fundo” só piora a situação, aumentando o esforço de um motor que está complicado. Aí ele estoura.

Claro, um erro de engate de marchas (colocar uma terceira em lugar da quinta), “tirar o motor de giro” (nos carburados) e outras bobagens do mesmo estilo também ajudam o motor a “explodir”.

Outros avisos sonoros que nunca devem ser desprezados vem da suspensão. Passando em buracos, existe um ruído normal da suspensão trabalhando. Mas, qualquer barulho seco, batida, batucada… indica desgaste de buchas, bandejas, mancais de borracha, amortecedores… até mesmo coxim de motor quebrado.

Até o chiado do limpador pede palhetas novas, sob pena de riscar o pára-brisa. Aliás, chiado nos freios exige pastilhas ou lonas novas. Nhein-nhein-nhein quando se faz manobras pede completar o fluido hidráulico na direção, que pode ter vazamentos.

Enfim, acostume com seu carro e seus ruídos. Assim fica bem mais fácil sentir alguma mudança e diagnosticar problemas antes que eles aconteçam.

Claro que outros sentidos também ajudam e muito. Cheiros (de fumaça ou combustível) merecem investigação imediata, por exemplo. Vibrações diferentes, sentida pelo tato (ao volante ou pelo bundômetro) também merece atenção especial.

E, treinando muito, se chega a um nível quase de feiticeiro ou mágico de Las Vegas.

Explico com um casinho final.

Saio com o José Carlos Finardi, de São Bernardo do Campo (SP), como passageiro em meu carro.

O Zé começa a esticar a perna e passear o pé pela parede de fogo do carro.

“O que acontece, Zé, tá passando mal?”
“Não, tem uma bucha de bandeja de suspensão folgada”.
“Qual das buchas da bandeja: dianteira ou traseira, Zé?”, provoco.

Ele fecha os olhos, apóia o pé e dispara: “Acho que é a traseira, mais perto de mim”.

Claro, voltando para oficina dele, levantamos o carro.

 

bandeja-da-suspenso-passat-79gol-ar-gol-bola-remanufatura-13812-MLB3710232019_012013-F
Pós-graduação em diagnóstico: descobrir qual bucha de bandeja tem folga “no pé”

Desgraçado! Tinha razão! Era exatamente a bucha traseira que estava gasta, me mostrou um Zé sorridente, forçando a bandeja com uma alavanca.

Tipo “Elementar, meu caro Watson”, para alguém como o Zé Carlos, com décadas de experiência e pelo menos 20 anos na oficina de desenvolvimento da engenharia da Volkswagen. Um dia a gente chega lá, basta praticar.

JS

Tags: antes do carro quebrarbarulho no motorcarro quebradodiagnóstico de defeitosJosias Silveiranão fique na estradaruídos estranhos no carro
Anterior

Carro de mulher? Carro de alguma mulher...

Próximo

FORD MOSTRA VÍDEO DO CARRO PARA LE MANS DE 2016

identicon

Josias Silveira

Um dos mais respeitados jornalistas automobilísticos brasileiros, Engenheiro mecânico e jornalista, foi editor da revista Duas Rodas e publisher da revista Oficina Mecânica. Atualmente é um dos editores da revista TOP Carros além de colaborador da Folha de S. Paulo e de diversos outros meios. Também é autor do livro "Sorvete da Graxa".

Próximo

FORD MOSTRA VÍDEO DO CARRO PARA LE MANS DE 2016

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In