• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

MINHA ÚLTIMA PROVA AUTOMOBILÍSTICA

identicon por Ronaldo Berg
19/02/2017
em Destaques, Do fundo do baú, RB






Já falei muito de competições, inauguração de autódromos, rali de regularidade e de velocidade, e hoje vou contar como foi a minha última participação numa prova automobilística. Foi em fevereiro de 1995, e a prova chamava-se “Rali Grand Prix do Guarujá”, promovido e patrocinado pela Marlboro e Antarctica.

Nessa época eu trabalhava na Volkswagen mas estava “emprestado”, por contrato, à Audi, em Ingolstadt, como representante de Pós-Venda para a América do Sul, região que ia do Uruguai à Venezuela. Claro, Brasil também, no tempo em que marca era representada no país pela empresa de Ayrton Senna, a Senna Import. Foi um período de incontáveis viagens transoceânicas e pelos países citados. Fiquei nessa função de 1992 a 1997, quando resolvi deixar esse trabalho. Eu já tinha 50 anos. Não suportava mais viajar tanto, minha família estava se ressentindo da minha pouca permanência em casa, e eu também me sentia desconfortável tanto tempo longe.

Na ocasião do rali no Guarujá, ainda na Audi, consegui um Gol GTI emprestado da Volkswagen (foto de abertura) com a promessa de não danificá-lo. A diretoria ficou mais tranquila quando eu disse que o rali seria de regularidade e o percurso todo em vias asfaltadas. Ao todo, a VW cedeu para a prova um Passat Pointer e três Gol GTI, o meu incluído

O tempo não ajudou muito, choveu praticamente a prova toda, mas não a ponto de desanimar os mais de 120 pilotos e navegadores inscritos, entre os quais Wilson Fittipaldi Jr., Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello e Raul Boesel, todos integrantes da equipe Marlboro Brazilian Team.

Eram duas categorias, Turismo e Off-Road. Mais de 15 marcas estavam representadas nesta prova, como Alfa Romeo, BMW, Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Toyota, Volkswagen, Volvo, e outras. Foi um rali bastante concorrido.

A extensão da prova foi de mais de 350 quilômetros, grande parte em estradas sinuosas, saindo do Guarujá e passando pelas cidades de Bertioga, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Caraguatatuba e São Sebastião, com chegada no Guarujá.

Esse era um rali tradicional, disputado duas vezes por ano, um no verão, como esse, outro no inverno, já tendo sido anunciado que o daquele ano teria como base a cidade serrana paulista de Campos do Jordão.

A prova foi tranquila para todos, sem incidentes ou acidentes, apesar do tempo impiedoso. A classificação final foi a seguinte:

Categoria Off-Road:
Toyota Hilux SW4 tripulado por Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti

Categoria Turismo:
Volkswagen Passat Pointer tripulado por Édio Fuchter e João Gomes

Classificação geral:
1º) Toyota Hilux SW4 tripulado por Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti
2º) VW Passat Pointer tripulado por Édio Fuchter e João Gomes
3º) VW Gol GTI tripulado por Suzane Carvalho e Cássia Santana
4º) VW Gol GTI tripulado por Ronaldo Berg e Douglas Heckmann.

A Volkswagen ficou com o primeiro lugar entre as marcas, já que teve a maior quantidade de veículos classificados.

E com este quarto lugar fiquei feliz e comemorei muito minha última participação em uma competição automobilística. A sensação era de primeiro lugar!

Epílogo

Na minha última coluna, em duas partes, “Início de uma parceria sem final”, você deve se lembrar da segunda quando eu disse que a parceria não terminava nas duas provas em que eu e o Bob participamos. Pois bem, eu havia deixado a Audi (e a VW), procurava recolocação no mercado de trabalho, quando poucos dias depois me telefona a assistente do vice-presidente da GM, André Beer, dizendo para eu ir até à fábrica para um almoço, que ele queria conversar comigo. Isso porque o Bob Sharp, então um dos dois gerentes de imprensa da GM do Brasil, havia me indicado a ele para um cargo vago, o de gerente de Engenharia de Serviço/Produto. Em poucos dias eu estava trabalhando em São Caetano do Sul. Parceria… Haveria outra, fora o convite para vir para o AE. Essa fica para outro dia.

RB

A coluna “Do fundo do baú” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

O FATOR MECATRÔNICO - 2ª PARTE

Próximo

O MUSEU DA PORSCHE

identicon

Ronaldo Berg

Ronaldo Berg, com toda sua vida ligada intimamente ao automóvel, aos 16 começou como aprendiz de mecânico numa concessionária Volkswagen em 1964. De lá para cá trabalhou na VW (26 anos), Audi (4), GM do Brasil (8), Kia (2), Peugeot Sport (4) e Harley-Davidson (2 anos). Sempre em nível gerencial e ligado a assistência técnica, foi também o gerente responsável pelas competições na VW e na Peugeot Sport, gerenciando a atividade dos ralis. No começo da década de 1970 chegou a correr de automóvel, mas com sua crescente atividade na VW do Brasil não pôde continuar.

Próximo
Em branco, o 911 GT1 de rua

O MUSEU DA PORSCHE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In