• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

O MELHOR CARRO

identicon por Carlos Meccia
16/08/2017
em Análises, CM, História






O lema do engenheiro é fazer mais com menos, o que faz parte de seu compromisso de formatura. Gastar com inteligência e parcimônia obtendo os melhores resultados nos atributos funcionais do veículo é o caminho do sucesso. Além do mais, beleza é fundamental e cabe ao time de artistas do departamento de estilo do produto idealizar a forma externa e também do interior do veículo, obtendo sua funcionalidade com harmonia e conforto.

Creio que o trabalho do estilo seja um dos mais complicados, pois deverá estabelecer as linhas do veículo que agrade à maioria das pessoas sem esquecer também a aerodinâmica, a visibilidade e as proporções básicas que influenciarão no desempenho, por exemplo, diâmetro das rodas, distância entre eixos, largura, altura, balanço dianteiro/traseiro, vão livre e distribuição de carga.

Porsche 911, exemplo de linhas atemporais e proporções corretas incluindo as belas rodas Fuchs

E o leitor ou leitora pode me perguntar, quais os fatores principais que influenciam a compra de um carro? O impacto visual é fator decisório. Carro bonito é carro cobiçado, valorizando a marca. Sem dúvida, vale a pena gastar mais e fazer o projeto em um estúdio de estilo de primeira linha em vez de manter um estúdio na fábrica sem criatividade, fazendo a mesmice ano após ano.

Karmann Ghia, exemplo de linhas coerentes e que se eternizou para a posteridade

Este raciocínio vale também para o interior do veículo, painel, desenho dos instrumentos, bancos, controles, visibilidade e conforto de maneira geral, incluindo todo o sistema gerador de informações.

Focus MK1, painel muito bem idealizado, sem cantos vivos e com ótima integração de funções

O sentimento de solidez da carroceria, poucos ruídos espúrios e eficiente absorção de impactos pelas suspensões e sistema de direção passam confiança ao consumidor, traduzindo a imagem de veículo bem-feito e durável. Os custos e a facilidade de manutenção também são pontos fundamentais.

VW Golf, exemplo de solidez de carroceria, seu DNA ao longo dos anos

O motor e o câmbio, o coração do veículo, influenciam a sensação de desempenho e o prazer ao dirigir. O câmbio bem escalonado casado com um motor elástico com potência já em baixas rotações e crescente e progressiva em rotações elevadas, faz toda a diferença, mantendo a facilidade de condução e a previsibilidade das reações em ultrapassagens e também em desacelerações, com o uso do freio-motor.

A primeira marcha deve facilitar a partida em aclives e a última marcha garantir a velocidade de cruzeiro nas estradas com economia de combustível. A potência palpável em baixas rotações facilita a modulação da embreagem na partida do veículo, diminuindo o tempo de acoplamento e de deslizamento, resultando em maior durabilidade do disco e platô.

A potência em rotações mais baixas facilita a rodagem em tráfego urbano e também nas rodovias, permitindo rodar em marchas mais longas com economia de combustível. A diferença entre as rotações de torque máximo e de potência máxima estabelece a característica importante de elasticidade do motor que na realidade traduz a sensação de desempenho notada pelo motorista. Os motores modernos com comando de válvulas variável no tempo e no levantamento facilitam este aspecto, garantindo potência em baixas e em altas rotações. Lembro-me do motor VW AP (Alta Performance)  que equipava a linha VW, incluindo o icônico Gol GTS, que marcou época, por seu desempenho e robustez.

VW Gol GTS da Pastore Car Collection, valoroso motor AP ou EA827

Outro ponto é a estabilidade direcional, mantendo a segurança nas diversas situações de rodagem e neste aspecto as suspensões e  o sistema de direção com esforços progressivos e crescentes em curvas ajudam o motorista a sentir o quão próximo do limite de escorregamento está o veículo, facilitando as manobras criticas de desvios de obstáculos, por exemplo.

Em termos de estabilidade e controle, o veículo deve ser amigável e com reações previsíveis, ajudando o motorista a ter segurança nas mais diversas situações de rodagem.  É a conexão do veículo com o solo, mantendo estabilidade em linha reta, em curvas, em desvios de obstáculos e em mudança de faixa de rolamento.

O veículo deve manter-se em linha reta sem que o motorista tenha sempre que intervir no volante de direção, incluindo a sensibilidade a ventos laterais. Em curvas, o comportamento do veículo deve ser neutro, mantendo a trajetória sem reações abruptas de sair de frente ou sair de traseira e de preferência com pouca inclinação da carroceria.

Ford Focus, dinâmica impecável, prazer e segurança ao dirigir

Os freios são fundamentais para a segurança e devem transmitir  confiança ao motorista. Neste aspecto são vários os pontos considerados como, por exemplo, a modulação e o esforço do pedal do freio, as frenagens progressivas e de emergência sem desvios laterais, a frenagens em curvas, a possível perda de eficiência (fading), os ruídos e vibrações espúrios, entre outros, e assim por diante.

Ford Escort, freios impecáveis em termos de balanceamento e eficiência

Pode acontecer que um atributo seja tão bom que passa a ser o diferenciador da marca, se destacando independentemente do conjunto. No passado, o Fusca mantinha a imagem de veículo inquebrável, o que liderava o fator decisório na hora da compra, levando em conta também a facilidade de revenda por esse motivo.

Fusca “Moeda Forte”, significativa propaganda na época

O progresso tecnológico tem sido fator importante para a modernização do automóvel, deixando-o mais seguro e confiável. Profissionais de desenvolvimento trabalham para tornar os veículos melhores, mais bonitos e mais competitivos em preço ao consumidor. Reduzir custos de manutenção, diminuir o consumo de combustível e de emissões de poluentes, aumentar o nível de segurança ativa e passiva, fazer melhor uso dos materiais existentes, diminuir peso e aumentar o espaço interno são premissas de projeto para beneficiar o consumidor. Fatores econômicos, tecnológicos, ecológicos e de estilo são considerados simultaneamente pelo fabricante, valorizando os métodos e processos de fabricação.

Creio que a maior dificuldade enfrentada pelo engenheiro é estabelecer um projeto robusto que satisfaça as exigências de funcionalidade e custos, de uma maneira balanceada técnica-comercial. Na realidade o tripé beleza, funcionalidade e economia é o caminho a ser explorado. Por exemplo, investir mais onde a probabilidade de descontentamento do consumidor for maior e vice-versa. A maioria dos engenheiros, me incluindo, gostaria de projetar sem a preocupação com os custos envolvidos, adotando materiais nobres, manufatura de precisão e de qualidade absoluta.

Falando de veículos, o projetista pode gastar mais em um Ferrari do que em um Ka, observando as exigências de mercado de carros de luxo e básicos de entrada, porém a relação de custo-benefício estará sempre presente, independentemente dos valores envolvidos. O importante em qualquer projeto é identificar claramente o ponto de equilíbrio, gastando o suficiente para a funcionalidade desejada e satisfação do consumidor.

Em modo crescente, novas tecnologias estão invadindo as fábricas automobilísticas no mundo, em parte para cumprir as cada vez mais rigorosas exigências governamentais que regem o comportamento dos veículos e, por outro lado, chegando como modernidade aos sistemas de informação e entretenimento. E vêm na mesma esteira os sistemas autônomos que alertam e ajudam corrigir potenciais riscos de acidentes.

Na verdade, tecnologia custa dinheiro. Por exemplo, motores com usinagens mais precisas, folgas menores para o uso de óleos lubrificantes menos viscosos e com redução de atrito requerem forte investimento em máquinas, equipamentos e controles.  Posso citar também os turbocompressores, menores e mais eficientes, com geometria e vazão de ar variável que aumenta e muito o controle do ar comprimido no motor. Utilizando materiais mais nobres e mais leves, incluindo ligas de titânio, as modernas turbinas nada têm a ver com as antigas, maiores, mais pesadas e menos duráveis, para não dizer bem mais problemáticas.

Ford EcoBoost , motor moderno e eficiente em termos volumétricos, térmicos e baixo atrito; pena é ser muito caro para veículos de entrada

Atualmente, cada vez mais valorizado pelo consumidor é o sistema de conectividade integrando todas as funções de informação e entretenimento disponíveis, tornando o veiculo um verdadeiro navegador da internet, na acepção da palavra. E quem paga o custo da modernidade é invariavelmente o consumidor e não adiante reclamar. O segredo é garantir uma produção que consiga diluir os altos custos das tecnologias embarcadas. Sem produção não existe lucro e sem lucro as empresas entram em colapso. É ai que entra a globalização, aproveitando um desenvolvimento veicular único para aplicação mundial, em vários países.

Painel do EcoSport 2018 mostrando a tela de oito polegadas do sistema de conectividade

Intuitivamente o consumidor avalia o veículo em termos totalmente subjetivos, gostando ou não gostando de um determinado atributo, às vezes sem saber por quê. Como referência, seguem abaixo os atributos funcionais:

• Conforto de rodagem
• Direção
• Estabilidade
• Ruído do motor e transmissão
• Ruído de rolagem e de vento
• Ruído interno
• Freios
• Sensação de desempenho
• Dirigibilidade
• Consumo de combustível
• Câmbio
• Controle climático
• Bancos e cinto de segurança
• Visibilidade e espaço interno
• Controles funcionais
• Sistema de conectividade e entretenimento
• Iluminação
• Manutenção

Eu sempre brinco que veículo bem equilibrado em atributos me dá vontade de morar dentro dele e não sair mais. É a valorização da beleza, do funcional e do prazer de dirigir.

Dentro deste escopo, integrando os atributos funcionais, beleza, preço e custos de manutenção, convoco o leitor e a leitora a indicar quais os melhores carros brasileiros, em qualquer época, destacando os mais relevantes relevantes. Faça a sua escolha.

Hoje a homenagem vai para a Porsche que conseguiu manter o mesmo DNA dos 911, ao longo dos anos e praticamente imbatível neste aspecto

Sem palavras…

CM

Créditos da fotos: acervo do autor





Tags: CMFocusFordFuscaGolfVW
Anterior

“LIGHT IS RIGHT”

Próximo

DIA DO PAPAI

identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

Próximo

DIA DO PAPAI

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

LAND ROVER CLASSIC OFERECE DEFENDER V-8 EM SÉRIE LIMITADA

19/08/2022
Fotos: divulgação

PORSCHE 911 GT3 RS 4-LITROS DE 525 cv CHEGA POR R$ 1,77 MILHÃO

19/08/2022
Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

LAND ROVER CLASSIC OFERECE DEFENDER V-8 EM SÉRIE LIMITADA

19/08/2022
Fotos: divulgação

PORSCHE 911 GT3 RS 4-LITROS DE 525 cv CHEGA POR R$ 1,77 MILHÃO

19/08/2022
Fotos: divulgação

CHEVROLET BOLT EV 2023 TRAZ NOVO VISUAL E MAIS RECURSOS

18/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE HORNET: SUVE HÍBRIDO COM BASE NO ALFA ROMEO TONALE

18/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In