Chassi Dallara é o primeiro a adotar o Halo. Entregas começam em janeiro de 2018. Motor V-6 3,4 turbo e DRS
Já mostrado por Motores Clássicos, o novo carro de F-2 para as temporadas de 2018 a 2020 foi apresentado oficialmente ontem, em Monza. Além de dimensões ligeiramente maiores que o modelo atual e um novo motor V-6, o chassi Dallara é o primeiro monoposto homologado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) que traz de fábrica o Halo, arco de segurança instalado em torno do habitáculo. A entidade admitiu que esse Item foi adicionado ao projeto na fase final de congelamento das novas especificações. Além dele, os novos monopostos saem de fábrica com o VSC (Virtual Safety Car), sistema que alerta os pilotos da condição de “Carro de Segurança Virtual” acionado em casos de acidentes ou situações de emergência ao longo do circuito.
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Formatado em conformidade com os padrões de segurança exigidos para os carros de F-1, o novo carro está equipado com o motor Mecachrome de 3,4 litros, turboalimentado e capaz de produzir potência de 620 cv a 8.750 rpm. O carro usa o mesmo sistema DRS, a chamada asa móvel, instalado nos carros de F-1. A eletrônica de bordo ganhou uma versão de ECU projetada para permitir atualizações futuras e, consequentemente, baixar custos operacionais. Segundo a FIA, o investimento para utilização do novo monoposto deve se manter similar ao praticado atualmente.
O primeiro teste do carro ocorreu em julho no circuito de Magny-Cours, sede do GP da França entre 1991 e 2008, e novas sessões de desenvolvimento estão previstas até o final do ano. Duas sessões com foco exclusivo em desempenho estão programadas para dezembro, sendo que o primeiro carro de cada equipe deverá ser entregue em meados de janeiro e o segundo um mês após. Nesse período haverá a rodagem de pista (“shake down”) com as equipes, antes da primeira sessão de treinos oficiais na pré-temporada 2018.
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A F-2 continua sendo administrada tecnicamente pela FIA, sob o comando do francês Bruno Michel; o aspecto promocional ficará a cargo da FOM (Formula One Management). Segundo Michel, o novo F-2 segue a filosofia da categoria e oferece “um carro potente e seguro, de baixo custo e que, graças à sua nova aerodinâmica, vai proporcionar corridas mais disputadas e um espetáculo mais atraente para o público. Charlie Whiting, diretor da FIA para carros do tipo fórmula, “o modelo para 2018-2020 completa a nossa pirâmide para monopostos, que vai do kart até a F-1.”
Ficha técnica
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Dimensões
Comprimento: 5.224 mm (modelo atual: 5.065 mm)
Largura: 1.900 mm (não mudou)
Altura: 1.097 mm incluindo suporte para câmera FOM (Modelo atual: 1.072 mm)
Entre-eixos: 3.135 mm (modelo atual: 3.120mm)
Peso total, incluindo piloto: 720 kg
Motor
Mecachrome V6 3,4 litros, turbocomprimido
Potência máxima: 620 cv a 8.750 rpm
Torque máxima: 61,2 m·kgf a 6.000 rpm
Sistema de acelerador “fly by wire”
Revisões programadas a cada 8.000 km
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,9 s.
Aceleração de 0 – 200 km/h: 6,6 s
Velocidade máxima: 335 km/h (referência Monza, DRS acionado).
Desaceleração máxima em freadas: – 3,5 G.
Aceleração lateral máxima: aproximadamente 3,9 G.
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Equipamentos de segurança
Segue o protocolo FIA 2017
Arco de proteção Halo, especificação F-1
Chassi e carroceria
Célula de sobrevivência: estrutura em colmeia (honeycomb) formada por alumínio e compósito de fibra de carbono, fabricação Dallara
Asas dianteira e traseira: estruturas em compósito de fibra de carbono, fabricação Dallara
Carroceria: estruturas em colmeia formada de compósito de fibra de carbono e Kevlar, fabricação Dallara
DRS
Sistema idêntico ao usado pelos carros de F-1
Ativação hidráulica
Caixa de câmbio
Longitudinal, acionamento sequencial, seis velocidades, fabricação Hewland
Comando por borboletas instaladas junto ao volante e acionamento eletro-hidráulico
Embreagem de carbono, fabricação ZF Sachs
Sem acionamento de partida a bordo e sistema “anti-stall” (impede que o motor morra)
Diferencial sem variação de carga
Célula de combustível
Padrão FIA.
Capacidade para 125 litros, especificação Premier FT5
Sistemas eletrônicos
Controle Magneti Marelli SRG 480 ECU/GCU, com aquisição de dados
Fonte de energia Magneti Marelli PDU 12-42
Sistema de pré-aquisição de dados CAN
Antena receptora
Suspensão
Triângulos de aço duplos nas quatro rodas
Amortecedores dianteiros acionados por sistema “pushrod” e ligados à barra de torção; amortecedores e molas traseiras
Altura de rodagem, câmber e convergência reguláveis.
Amortecedores dianteiros “Two way”na dianteira e “Four way” na traseira, fabricação Koni
Barras estabilizadoras reguláveis na dianteira e na traseira
Freios
Pinças monobloco de 6 pistões, fabricação Brembo
Discos e pastilhas de freio em carbono, fabricação TBC
Rodas e pneus
Magnésio, fabricação OZ Racing, padrão F-1 2016
Rodas dianteiras: 12 x 13
Rodas traseiras: 13,7 x 13
Pneus slick e de chuva, especificação FIA F2, fabricação Pirelli
Sistema de direção
Pinhão e cremalheira, sem assistência.
Volante com painel digital, sinalização de carro de segurança (Visual Safety Car), borboletas de acionamento de troca de marcha e embreagem, fabricação XAP
Câmera de bordo
Instaladas junto ao “santantônio”, bico da carroceria e no monobloco, voltada para o piloto.
WG